Narrativas do sol: (re)construção identitária do sertão em enunciados de mestres da cultura popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hugo Pedro Silva dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53002
Resumo: O sertão/Nordeste foi inventado mediante a consolidação de uma matriz discursiva hegemônica que implica ao território uma série de imagens e arquivos de memória social que remetem à seca, pobreza extrema, inclemência do espaço e como que, pelo que seria uma consequência essencial, à retirada e ao êxodo. Grande parte de tais aspectos socioterritoriais, culturais e históricos foram estabelecidos mediante uma matriz discursiva hegemônica que aglutinou processos discursivos em diferentes esferas da atividade humana, de acordo com a historiografia de Albuquerque Jr. (2011; 2013). Dentre as esferas que contribuíram de forma determinante para a invenção do Nordeste/sertão podemos destacar a artistico-cultural, sobretudo no que tange ao que foi denominado de regionalismo nordestino, conceito que alcunha a cultura do território como tradicional, arcaica e mítica, corroborando para a consolidação de uma suposta identidade essencial para o espaço e seu povo. Desta feita, objetivo neste trabalho compreender como a identidade do sertão é discursivamente (re)construída em enunciados de mestre(a)s da cultura popular/regionalista da cidade de Piranhas/AL, estado de Alagoas. Ou seja, tenho por intuito compreender que mundo de significações estão presentes em enunciados orais de mestres da cultura popular regionalista piranhense e quais as implicações semânticas e identitárias para o território. Para tal tomo como corpus/materialidade de estudos, enunciados de mestre(a)s da cultura popular regionalista de Piranhas/AL, gerados em “conversas controladas” realizadas com sujeitos reconhecidos regionalmente como mestre(a)s da cultura regional das manifestações culturais como o Samba de Tebei, Reisado, Grupo Armorial de Piranhas/AL e Xaxado da cidade situada no alto sertão de Alagoas. Filio-me epistemologicamente aos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada de base indisciplinar, área dos estudos linguístico-discursivos pautada na preocupação em elaborar inteligibilidades sobre a vida social contemporânea, a pesquisa também está ancorada no paradigma epistemológico interpretativista, aqui compreendido e modulado, à luz dos estudos bakhtinianos, como etnolinguística da fala viva, o que fornece aparato e subsídios teórico-metodológicos para uma leitura discursiva da materialidade supracitada. Compreendendo o corpus da pesquisa como complexo, no decorrer da investigação são mobilizados saberes de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo da História, Geografia, Linguística, Estudos culturais e identitários, referenciando-me na proposta historiográfica de Albuquerque Jr. (2011, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2020), assim como na concepção de linguagem bakhtiniana em Bakhtin (2011, 2015, 2018) e Volóchinov (2018, 2019) como também na proposta epistemológica de Moita Lopes (2006, 2009, 2020), Signorini (1998), Hall (2007; 2014), dentre outro(a)s. Os resultados reverberam a construção identitária do sertão mediante a imbricação de duas questões fundamentais, a cultura e a natureza. Os enunciados do(a)s mestre(a)s da cultura popular constroem a identidade sertão em diálogo com a matriz discursiva hegemônica e com a proposta político-literária regionalista do final do séc. XIX sobre o território, de modo que o sol, por exemplo, é escolhido narrativamente como um símbolo marcante para a construção de tal aspecto.
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Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53002O sertão/Nordeste foi inventado mediante a consolidação de uma matriz discursiva hegemônica que implica ao território uma série de imagens e arquivos de memória social que remetem à seca, pobreza extrema, inclemência do espaço e como que, pelo que seria uma consequência essencial, à retirada e ao êxodo. Grande parte de tais aspectos socioterritoriais, culturais e históricos foram estabelecidos mediante uma matriz discursiva hegemônica que aglutinou processos discursivos em diferentes esferas da atividade humana, de acordo com a historiografia de Albuquerque Jr. (2011; 2013). Dentre as esferas que contribuíram de forma determinante para a invenção do Nordeste/sertão podemos destacar a artistico-cultural, sobretudo no que tange ao que foi denominado de regionalismo nordestino, conceito que alcunha a cultura do território como tradicional, arcaica e mítica, corroborando para a consolidação de uma suposta identidade essencial para o espaço e seu povo. Desta feita, objetivo neste trabalho compreender como a identidade do sertão é discursivamente (re)construída em enunciados de mestre(a)s da cultura popular/regionalista da cidade de Piranhas/AL, estado de Alagoas. Ou seja, tenho por intuito compreender que mundo de significações estão presentes em enunciados orais de mestres da cultura popular regionalista piranhense e quais as implicações semânticas e identitárias para o território. Para tal tomo como corpus/materialidade de estudos, enunciados de mestre(a)s da cultura popular regionalista de Piranhas/AL, gerados em “conversas controladas” realizadas com sujeitos reconhecidos regionalmente como mestre(a)s da cultura regional das manifestações culturais como o Samba de Tebei, Reisado, Grupo Armorial de Piranhas/AL e Xaxado da cidade situada no alto sertão de Alagoas. Filio-me epistemologicamente aos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada de base indisciplinar, área dos estudos linguístico-discursivos pautada na preocupação em elaborar inteligibilidades sobre a vida social contemporânea, a pesquisa também está ancorada no paradigma epistemológico interpretativista, aqui compreendido e modulado, à luz dos estudos bakhtinianos, como etnolinguística da fala viva, o que fornece aparato e subsídios teórico-metodológicos para uma leitura discursiva da materialidade supracitada. Compreendendo o corpus da pesquisa como complexo, no decorrer da investigação são mobilizados saberes de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo da História, Geografia, Linguística, Estudos culturais e identitários, referenciando-me na proposta historiográfica de Albuquerque Jr. (2011, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2020), assim como na concepção de linguagem bakhtiniana em Bakhtin (2011, 2015, 2018) e Volóchinov (2018, 2019) como também na proposta epistemológica de Moita Lopes (2006, 2009, 2020), Signorini (1998), Hall (2007; 2014), dentre outro(a)s. Os resultados reverberam a construção identitária do sertão mediante a imbricação de duas questões fundamentais, a cultura e a natureza. Os enunciados do(a)s mestre(a)s da cultura popular constroem a identidade sertão em diálogo com a matriz discursiva hegemônica e com a proposta político-literária regionalista do final do séc. XIX sobre o território, de modo que o sol, por exemplo, é escolhido narrativamente como um símbolo marcante para a construção de tal aspecto.The sertão/Northeast was invented through the consolidation of a hegemonic discursive matrix that implies to the territory a series of images and archives of social memory that refer to drought, extreme poverty, inclemency of space and, as an essential consequence, to the withdrawal and exodus. A large part of such socio-territorial, cultural and historical aspects were established through a hegemonic discursive matrix that brought together discursive processes in different spheres of human activity, according to the historiography of Albuquerque Jr. (2011; 2013). Among the spheres that contributed decisively to the invention of the Northeast/sertão, we can highlight the artistic-cultural sphere, especially with regard to what was called northeastern regionalism, a concept that defines the culture of the territory as traditional, archaic and mythical, corroborating for the consolidation of a supposedly essential identity for the space and its people. This time, the objective of this work is to understand how the identity of the sertão is discursively (re)constructed in statements by masters of popular/regionalist culture from the city of Piranhas/AL, state of Alagoas. That is, I intend to understand what world of meanings are present in oral statements by masters of regionalist popular culture from Piranha and what are the semantic and identity implications for the territory. For this purpose, I take as a corpus/materiality of studies, utterances by masters of regionalist popular culture from Piranhas/AL, generated in “controlled conversations” carried out with subjects recognized regionally as masters of regional culture of cultural manifestations such as the Samba from Tebei, Reisado, Grupo Armorial from Piranhas/AL and Xaxado from the city located in the high backlands of Alagoas. I am epistemologically affiliated with the theoretical-methodological assumptions of Applied Linguistics with an indisciplinary basis, an area of linguistic-discursive studies based on the concern to elaborate intelligibility about contemporary social life, the research is also anchored in the interpretivist epistemological paradigm, understood and modulated here, to the in the light of Bakhtinian studies, such as ethnolinguistics of living speech, which provides apparatus and theoretical-methodological subsidies for a discursive reading of the aforementioned materiality. Understanding the corpus of the research as complex, during the course of the investigation, knowledge from different areas of knowledge is mobilized, such as History, Geography, Linguistics, Cultural and Identity Studies, referring to the historiographical proposal of Albuquerque Jr. (2011, 2014, 2016, 2017, 2018 and 2020), as well as in the conception of Bakhtinian language in Bakhtin (2011, 2015, 2018) and Volóchinov (2018, 2019) as well as in the epistemological proposal of Moita Lopes (2006, 2009, 2020), Signorini (1998), Hall (2007; 2014), among others. The results reverberate the identity construction of the hinterland through the imbrication of two fundamental questions, culture and nature. The statements of the masters of popular culture build the sertão identity in dialogue with the hegemonic discursive matrix and with the regionalist political-literary proposal of the end of the century. XIX over the territory, so that the sun, for example, is chosen narratively as a striking symbol for the construction of such an aspect.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEnunciadoIdentidadeSertãoCultura popularNarrativas do sol: (re)construção identitária do sertão em enunciados de mestres da cultura popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNarrativassolreconstrucao_Santos_2023.pdfapplication/pdf5120069https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53002/1/Narrativassolreconstrucao_Santos_2023.pdf3b0b4f8f682430a325c26a4d59e61b3dMD51123456789/530022023-07-03 21:31:28.428oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53002Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-04T00:31:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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