Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Júnior, José Wellington Borges
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26727
Resumo: O presente trabalho aborda o processo de aprendizagem da obra Sandy´s Portrait para violão solo do compositor Sergio Assad (1952-), partindo de uma pesquisa empírica com foco nas estratégias de estudo utilizadas para o auxílio de problemas técnico-interpretativos. Os principais autores que nortearam o referencial teórico deste trabalho foram Contreras (1998), Fernandez (2001), Johnston (2002), Williamon (2004), Barros (2008), Araújo (2010), Kaminsky (2012) e Meirinhos (2016). A preparação da performance foi fundamentada através da prática artística do pesquisador/intérprete cujo registro foi realizado em um diário de estudo, ferramenta principal de coleta de dados. A metodologia da pesquisa foi realizada em três momentos. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados à pesquisa empírica e à performance, bem como aos processos de aprendizagem de obras para o violão. Em um segundo momento, realizou-se uma compilação das estratégias utilizadas durante o processo de aprendizagem da peça e o desenvolvimento de um planejamento de estudo. O terceiro ponto diz respeito ao processo performático, apontando pontos importantes da análise técnicointerpretativa, além das aplicações das estratégias de estudo para o desenvolvimento da performance da obra Sandy´s Portrait. Foram elaborados exemplos musicais de trechos da partitura. Os resultados revelam que as estratégias aplicadas foram eficazes, tendo em vista que melhoraram significativamente a qualidade da prática de estudo, culminando em uma performance no recital de mestrado. As estratégias apresentadas neste trabalho colaboraram para um maior foco, motivação, organização e sistematização com relação ao estudo do instrumento.
id UFRN_fa01e91aa12bbb934c09d0de6cce38eb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26727
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo Júnior, José Wellington BorgesCampos, Cleber da SilveiraSouza, Eddy Lincolln Freitas deLira, Ezequias Oliveira2019-03-11T20:50:08Z2019-03-11T20:50:08Z2018-12-13ARAÚJO JÚNIOR, José Wellington Borges. Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26727O presente trabalho aborda o processo de aprendizagem da obra Sandy´s Portrait para violão solo do compositor Sergio Assad (1952-), partindo de uma pesquisa empírica com foco nas estratégias de estudo utilizadas para o auxílio de problemas técnico-interpretativos. Os principais autores que nortearam o referencial teórico deste trabalho foram Contreras (1998), Fernandez (2001), Johnston (2002), Williamon (2004), Barros (2008), Araújo (2010), Kaminsky (2012) e Meirinhos (2016). A preparação da performance foi fundamentada através da prática artística do pesquisador/intérprete cujo registro foi realizado em um diário de estudo, ferramenta principal de coleta de dados. A metodologia da pesquisa foi realizada em três momentos. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados à pesquisa empírica e à performance, bem como aos processos de aprendizagem de obras para o violão. Em um segundo momento, realizou-se uma compilação das estratégias utilizadas durante o processo de aprendizagem da peça e o desenvolvimento de um planejamento de estudo. O terceiro ponto diz respeito ao processo performático, apontando pontos importantes da análise técnicointerpretativa, além das aplicações das estratégias de estudo para o desenvolvimento da performance da obra Sandy´s Portrait. Foram elaborados exemplos musicais de trechos da partitura. Os resultados revelam que as estratégias aplicadas foram eficazes, tendo em vista que melhoraram significativamente a qualidade da prática de estudo, culminando em uma performance no recital de mestrado. As estratégias apresentadas neste trabalho colaboraram para um maior foco, motivação, organização e sistematização com relação ao estudo do instrumento.The present work deals with the learning process of the work Sandy’s Portrait for solo guitar by the composer Sergio Assad (1952-), starting from empirical research with focus on the study strategies used to help in dealing with technical-interpretative problems. The preparation of the performance was substantiated through the artistic practice of the researcher/interpreter whose registration was accomplished in a study diary, a primary tool for data collection. The main authors who guided the theoretical reference of this work were Contreras (1998), Fernandez (2001), Johnston (2002), , Willamon (2004), Barros (2008), Araújo (2010), Kaminsky (2012) and Meirinhos (2016). Musical examples from pieces of the score were elaborated. The methodology of the research was carried out in three moments. Initially, it was performed a bibliographical review of papers related to empirical research and the performance, as well as to the learning processes of works for the guitar. In the second moment, it was performed a compilation of strategies utilized during the learning process of the piece of work and development of a study plan. The third moment concerns the learning process in practice, pointing out important aspects of the technical-interpretative analysis, as well as the applications of study strategies for performance development of Sandy’s Portrait. The results show that the applied strategies were effective, given that they significantly improved the quality of study practice, culminating in a satisfactory performance during the master’s course recital. The strategies presented in this study contributed to a greater focus, motivation and organization in relation to the study of the instrument.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICASandy´s PortraitProcessos de aprendizagemEstratégias de estudoViolãoProcessos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTProcessosaprendizagemSandy's_AraújoJúnior_2018.pdf.txtProcessosaprendizagemSandy's_AraújoJúnior_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain183971https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26727/2/ProcessosaprendizagemSandy%27s_Ara%c3%bajoJ%c3%banior_2018.pdf.txt5af2ad9596536a129714ad0672cc086eMD52THUMBNAILProcessosaprendizagemSandy's_AraújoJúnior_2018.pdf.jpgProcessosaprendizagemSandy's_AraújoJúnior_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26727/3/ProcessosaprendizagemSandy%27s_Ara%c3%bajoJ%c3%banior_2018.pdf.jpg94eda7ff87efd4af6541c1a52d7e0245MD53ORIGINALProcessosaprendizagemSandy's_AraújoJúnior_2018.pdfapplication/pdf16424419https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26727/1/ProcessosaprendizagemSandy%27s_Ara%c3%bajoJ%c3%banior_2018.pdf01e3845c7fe212b5749bcb76e139344aMD51123456789/267272019-05-26 03:12:17.064oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26727Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:12:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
title Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
spellingShingle Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
Araújo Júnior, José Wellington Borges
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Sandy´s Portrait
Processos de aprendizagem
Estratégias de estudo
Violão
title_short Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
title_full Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
title_fullStr Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
title_full_unstemmed Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
title_sort Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
author Araújo Júnior, José Wellington Borges
author_facet Araújo Júnior, José Wellington Borges
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Campos, Cleber da Silveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Eddy Lincolln Freitas de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Júnior, José Wellington Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lira, Ezequias Oliveira
contributor_str_mv Lira, Ezequias Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Sandy´s Portrait
Processos de aprendizagem
Estratégias de estudo
Violão
dc.subject.por.fl_str_mv Sandy´s Portrait
Processos de aprendizagem
Estratégias de estudo
Violão
description O presente trabalho aborda o processo de aprendizagem da obra Sandy´s Portrait para violão solo do compositor Sergio Assad (1952-), partindo de uma pesquisa empírica com foco nas estratégias de estudo utilizadas para o auxílio de problemas técnico-interpretativos. Os principais autores que nortearam o referencial teórico deste trabalho foram Contreras (1998), Fernandez (2001), Johnston (2002), Williamon (2004), Barros (2008), Araújo (2010), Kaminsky (2012) e Meirinhos (2016). A preparação da performance foi fundamentada através da prática artística do pesquisador/intérprete cujo registro foi realizado em um diário de estudo, ferramenta principal de coleta de dados. A metodologia da pesquisa foi realizada em três momentos. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados à pesquisa empírica e à performance, bem como aos processos de aprendizagem de obras para o violão. Em um segundo momento, realizou-se uma compilação das estratégias utilizadas durante o processo de aprendizagem da peça e o desenvolvimento de um planejamento de estudo. O terceiro ponto diz respeito ao processo performático, apontando pontos importantes da análise técnicointerpretativa, além das aplicações das estratégias de estudo para o desenvolvimento da performance da obra Sandy´s Portrait. Foram elaborados exemplos musicais de trechos da partitura. Os resultados revelam que as estratégias aplicadas foram eficazes, tendo em vista que melhoraram significativamente a qualidade da prática de estudo, culminando em uma performance no recital de mestrado. As estratégias apresentadas neste trabalho colaboraram para um maior foco, motivação, organização e sistematização com relação ao estudo do instrumento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-11T20:50:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-11T20:50:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO JÚNIOR, José Wellington Borges. Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26727
identifier_str_mv ARAÚJO JÚNIOR, José Wellington Borges. Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26727/2/ProcessosaprendizagemSandy%27s_Ara%c3%bajoJ%c3%banior_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26727/3/ProcessosaprendizagemSandy%27s_Ara%c3%bajoJ%c3%banior_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26727/1/ProcessosaprendizagemSandy%27s_Ara%c3%bajoJ%c3%banior_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5af2ad9596536a129714ad0672cc086e
94eda7ff87efd4af6541c1a52d7e0245
01e3845c7fe212b5749bcb76e139344a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117683718651904