Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem

Bibliographic Details
Main Author: Nunes, Sandra Lúcia Dias
Publication Date: 2019
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRN
Download full: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27307
Summary: A preceptoria é uma nova modalidade de ensino no cenário de formação em saúde, na qual o profissional do serviço de assistência assume a função de acolher, orientar e mostrar ao aluno a inserção no mundo real do trabalho. Com vistas a compreender e refletir sobre esse assunto, realizou-se o presente estudo com o objetivo de identificar as potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em enfermagem. O estudo foi do tipo descritivo e abordagem quali-quantitativa, realizado nos meses de maio e junho de 2018 em um Hospital Universitário de Referência no Nordeste. A amostra foi composta por 21 enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a pesquisa empírica, foi utilizado um roteiro semiestruturado composto por 13 perguntas abertas, dividido em duas partes: caracterização do profissional e dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros no exercício da preceptoria e as suas potencialidades. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL. A análise do conteúdo com referencial teórico de Bardin possibilitou o agrupamento de resultados emquatro categorias temáticas, a posteriori: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências, a partir das quais, pode-se inferir que a concepção de formar o aluno para o mercado de trabalho é desafiadora, contudo, vem se consolidando e se revelando uma perspectiva de mudança no modelo de ensino e formação de profissionais de saúde.Também foi utilizado o software Alceste 4.9 que após uma análise léxica do conteúdo delimitou quatro classes,sendo três agrupadas no eixo dois e uma classe no eixo um. Como produto desse estudo, foi proposto um procedimento operacional padrão de acompanhamento de Estágio Curricular supervisionado para alunos de graduação em Enfermagem.
id UFRN_fb86e4e719986ed5b535c2f78a619f0d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27307
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nunes, Sandra Lúcia DiasMendonça, Ana Elza Oliveira deNelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa RossoAraújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de2019-07-12T19:41:02Z2019-07-12T19:41:02Z2019-05-03NUNES, Sandra Lúcia Dias. Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem. 2019. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27307A preceptoria é uma nova modalidade de ensino no cenário de formação em saúde, na qual o profissional do serviço de assistência assume a função de acolher, orientar e mostrar ao aluno a inserção no mundo real do trabalho. Com vistas a compreender e refletir sobre esse assunto, realizou-se o presente estudo com o objetivo de identificar as potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em enfermagem. O estudo foi do tipo descritivo e abordagem quali-quantitativa, realizado nos meses de maio e junho de 2018 em um Hospital Universitário de Referência no Nordeste. A amostra foi composta por 21 enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a pesquisa empírica, foi utilizado um roteiro semiestruturado composto por 13 perguntas abertas, dividido em duas partes: caracterização do profissional e dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros no exercício da preceptoria e as suas potencialidades. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL. A análise do conteúdo com referencial teórico de Bardin possibilitou o agrupamento de resultados emquatro categorias temáticas, a posteriori: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências, a partir das quais, pode-se inferir que a concepção de formar o aluno para o mercado de trabalho é desafiadora, contudo, vem se consolidando e se revelando uma perspectiva de mudança no modelo de ensino e formação de profissionais de saúde.Também foi utilizado o software Alceste 4.9 que após uma análise léxica do conteúdo delimitou quatro classes,sendo três agrupadas no eixo dois e uma classe no eixo um. Como produto desse estudo, foi proposto um procedimento operacional padrão de acompanhamento de Estágio Curricular supervisionado para alunos de graduação em Enfermagem.Precepting is a new teaching modality in the clinical practice education where the health professional takes on the responsibility of welcoming, guiding, showing and inducting the student into the real-world work environment. Therefore, the present study aimed to identify the potentialities and challenges in the exercise of preceptory in the nurse internship program of nursing graduation. The descriptive study was carried out with a qualitative and quantitative approach in May and June of 2018 in a University Hospital of Reference in the Northeast of Brazil. The sample consisted of 21 nurses who were precepting nursing students of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). For the empirical research, a semi-structured script was used, consisting of 13 questions, divided in two parts: the professional 's characterization and difficulties experienced by the nurses in the exercise of the preceptory and their potentialities. The study was approved by the institution where the study was developed and by the research ethics committee of the HUOL. The data were analyzed using the proposed analysis of content (theoretical reference) of Bardin which allowed the results to be grouped intofourcategories: potentialities, difficulties, suggestions and experiences. From our results, it can be concluded that the preparation of the student for the workplace is challenging. However, this work is being consolidated and shows a perspective change in the teaching and training model of health professionals.Alceste 4.9 software was also used and the lexical analysis of the content delimited four categories, three of them grouped in axis two and one in axis one. As a result of this study, a standard operating procedure was proposed for the internship program of nursing students in their mandatory supervised stage.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDETutoriaPreceptoriaEducação em saúdeEstudantes de EnfermagemPotencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdf.txtPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain113577https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27307/2/Potencialidadesdesafiosexerc%c3%adcio_Nunes_2019.pdf.txt945a1b881749061eb3e9cafe4a16b1f5MD52THUMBNAILPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdf.jpgPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27307/3/Potencialidadesdesafiosexerc%c3%adcio_Nunes_2019.pdf.jpgd6f236b9833c8df055b88c7251811ce9MD53ORIGINALPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdfapplication/pdf1966499https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27307/1/Potencialidadesdesafiosexerc%c3%adcio_Nunes_2019.pdfee85133b22b8aefd68e8577dd7a94fc4MD51123456789/273072019-07-14 02:13:31.62oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27307Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-14T05:13:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem
title Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem
spellingShingle Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem
Nunes, Sandra Lúcia Dias
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Tutoria
Preceptoria
Educação em saúde
Estudantes de Enfermagem
title_short Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem
title_full Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem
title_fullStr Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem
title_sort Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem
author Nunes, Sandra Lúcia Dias
author_facet Nunes, Sandra Lúcia Dias
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mendonça, Ana Elza Oliveira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Sandra Lúcia Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de
contributor_str_mv Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Tutoria
Preceptoria
Educação em saúde
Estudantes de Enfermagem
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Preceptoria
Educação em saúde
Estudantes de Enfermagem
description A preceptoria é uma nova modalidade de ensino no cenário de formação em saúde, na qual o profissional do serviço de assistência assume a função de acolher, orientar e mostrar ao aluno a inserção no mundo real do trabalho. Com vistas a compreender e refletir sobre esse assunto, realizou-se o presente estudo com o objetivo de identificar as potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em enfermagem. O estudo foi do tipo descritivo e abordagem quali-quantitativa, realizado nos meses de maio e junho de 2018 em um Hospital Universitário de Referência no Nordeste. A amostra foi composta por 21 enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a pesquisa empírica, foi utilizado um roteiro semiestruturado composto por 13 perguntas abertas, dividido em duas partes: caracterização do profissional e dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros no exercício da preceptoria e as suas potencialidades. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL. A análise do conteúdo com referencial teórico de Bardin possibilitou o agrupamento de resultados emquatro categorias temáticas, a posteriori: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências, a partir das quais, pode-se inferir que a concepção de formar o aluno para o mercado de trabalho é desafiadora, contudo, vem se consolidando e se revelando uma perspectiva de mudança no modelo de ensino e formação de profissionais de saúde.Também foi utilizado o software Alceste 4.9 que após uma análise léxica do conteúdo delimitou quatro classes,sendo três agrupadas no eixo dois e uma classe no eixo um. Como produto desse estudo, foi proposto um procedimento operacional padrão de acompanhamento de Estágio Curricular supervisionado para alunos de graduação em Enfermagem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-12T19:41:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-12T19:41:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Sandra Lúcia Dias. Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem. 2019. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27307
identifier_str_mv NUNES, Sandra Lúcia Dias. Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem. 2019. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27307/2/Potencialidadesdesafiosexerc%c3%adcio_Nunes_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27307/3/Potencialidadesdesafiosexerc%c3%adcio_Nunes_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27307/1/Potencialidadesdesafiosexerc%c3%adcio_Nunes_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 945a1b881749061eb3e9cafe4a16b1f5
d6f236b9833c8df055b88c7251811ce9
ee85133b22b8aefd68e8577dd7a94fc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776961539407872