Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Sandra Lúcia Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27307
Resumo: A preceptoria é uma nova modalidade de ensino no cenário de formação em saúde, na qual o profissional do serviço de assistência assume a função de acolher, orientar e mostrar ao aluno a inserção no mundo real do trabalho. Com vistas a compreender e refletir sobre esse assunto, realizou-se o presente estudo com o objetivo de identificar as potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em enfermagem. O estudo foi do tipo descritivo e abordagem quali-quantitativa, realizado nos meses de maio e junho de 2018 em um Hospital Universitário de Referência no Nordeste. A amostra foi composta por 21 enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a pesquisa empírica, foi utilizado um roteiro semiestruturado composto por 13 perguntas abertas, dividido em duas partes: caracterização do profissional e dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros no exercício da preceptoria e as suas potencialidades. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL. A análise do conteúdo com referencial teórico de Bardin possibilitou o agrupamento de resultados emquatro categorias temáticas, a posteriori: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências, a partir das quais, pode-se inferir que a concepção de formar o aluno para o mercado de trabalho é desafiadora, contudo, vem se consolidando e se revelando uma perspectiva de mudança no modelo de ensino e formação de profissionais de saúde.Também foi utilizado o software Alceste 4.9 que após uma análise léxica do conteúdo delimitou quatro classes,sendo três agrupadas no eixo dois e uma classe no eixo um. Como produto desse estudo, foi proposto um procedimento operacional padrão de acompanhamento de Estágio Curricular supervisionado para alunos de graduação em Enfermagem.
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Com vistas a compreender e refletir sobre esse assunto, realizou-se o presente estudo com o objetivo de identificar as potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em enfermagem. O estudo foi do tipo descritivo e abordagem quali-quantitativa, realizado nos meses de maio e junho de 2018 em um Hospital Universitário de Referência no Nordeste. A amostra foi composta por 21 enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a pesquisa empírica, foi utilizado um roteiro semiestruturado composto por 13 perguntas abertas, dividido em duas partes: caracterização do profissional e dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros no exercício da preceptoria e as suas potencialidades. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL. A análise do conteúdo com referencial teórico de Bardin possibilitou o agrupamento de resultados emquatro categorias temáticas, a posteriori: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências, a partir das quais, pode-se inferir que a concepção de formar o aluno para o mercado de trabalho é desafiadora, contudo, vem se consolidando e se revelando uma perspectiva de mudança no modelo de ensino e formação de profissionais de saúde.Também foi utilizado o software Alceste 4.9 que após uma análise léxica do conteúdo delimitou quatro classes,sendo três agrupadas no eixo dois e uma classe no eixo um. Como produto desse estudo, foi proposto um procedimento operacional padrão de acompanhamento de Estágio Curricular supervisionado para alunos de graduação em Enfermagem.Precepting is a new teaching modality in the clinical practice education where the health professional takes on the responsibility of welcoming, guiding, showing and inducting the student into the real-world work environment. Therefore, the present study aimed to identify the potentialities and challenges in the exercise of preceptory in the nurse internship program of nursing graduation. The descriptive study was carried out with a qualitative and quantitative approach in May and June of 2018 in a University Hospital of Reference in the Northeast of Brazil. The sample consisted of 21 nurses who were precepting nursing students of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). For the empirical research, a semi-structured script was used, consisting of 13 questions, divided in two parts: the professional 's characterization and difficulties experienced by the nurses in the exercise of the preceptory and their potentialities. The study was approved by the institution where the study was developed and by the research ethics committee of the HUOL. The data were analyzed using the proposed analysis of content (theoretical reference) of Bardin which allowed the results to be grouped intofourcategories: potentialities, difficulties, suggestions and experiences. From our results, it can be concluded that the preparation of the student for the workplace is challenging. However, this work is being consolidated and shows a perspective change in the teaching and training model of health professionals.Alceste 4.9 software was also used and the lexical analysis of the content delimited four categories, three of them grouped in axis two and one in axis one. As a result of this study, a standard operating procedure was proposed for the internship program of nursing students in their mandatory supervised stage.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDETutoriaPreceptoriaEducação em saúdeEstudantes de EnfermagemPotencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdf.txtPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain113577https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27307/2/Potencialidadesdesafiosexerc%c3%adcio_Nunes_2019.pdf.txt945a1b881749061eb3e9cafe4a16b1f5MD52THUMBNAILPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdf.jpgPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27307/3/Potencialidadesdesafiosexerc%c3%adcio_Nunes_2019.pdf.jpgd6f236b9833c8df055b88c7251811ce9MD53ORIGINALPotencialidadesdesafiosexercício_Nunes_2019.pdfapplication/pdf1966499https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27307/1/Potencialidadesdesafiosexerc%c3%adcio_Nunes_2019.pdfee85133b22b8aefd68e8577dd7a94fc4MD51123456789/273072019-07-14 02:13:31.62oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27307Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-14T05:13:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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