Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26037 |
Resumo: | O Curso Presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: O Método Canguru, que norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, a partir de 2000, funciona na Maternidade Escola Januário Cicco desde 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio mãe/recém-nascidos de baixo peso, contribuindo para redução da morbimortalidade neonatal. A necessidade de formação de profissionais do SUS para utilização do referido método em todo o país gerou a demanda do uso da mediação tecnológica no processo formativo, a partir da disponibilização do curso na plataforma AVASUS. A adaptação e a criação de metodologia específica para esses fins foi o objeto central deste estudo. Para isso, este estudo tem por base uma pesquisa-ação a fim de detectar necessidades de formação e de mediações pedagógicas do público-alvo. A partir dessa fundamentação e do referencial teórico em educação, cria uma metodologia pedagógica inovadora na construção de cursos mediados por tecnologia para formação humana em saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de construção de cursos com mediação tecnológica desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnologia de Saúde/SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse processo de construção do curso, voltado para a Educação em saúde, faz uso de uma perspectiva multidimensional para avaliação da qualidade dos conteúdos educacionais, dando origem a um novo designer pedagógico para o conteúdo utilizado. |
id |
UFRN_fcb13062c448bd02712167b3c84fa1b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26037 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Ruy Medeiros deDias, Aline de PinhoOliveira, Eloiza da Silva GomesCoutinho, Karilany DantasCosta, Marcelo Viana daValentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros2018-10-11T20:38:13Z2018-10-11T20:38:13Z2018-06-06OLIVEIRA, Ruy Medeiros de. Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26037O Curso Presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: O Método Canguru, que norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, a partir de 2000, funciona na Maternidade Escola Januário Cicco desde 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio mãe/recém-nascidos de baixo peso, contribuindo para redução da morbimortalidade neonatal. A necessidade de formação de profissionais do SUS para utilização do referido método em todo o país gerou a demanda do uso da mediação tecnológica no processo formativo, a partir da disponibilização do curso na plataforma AVASUS. A adaptação e a criação de metodologia específica para esses fins foi o objeto central deste estudo. Para isso, este estudo tem por base uma pesquisa-ação a fim de detectar necessidades de formação e de mediações pedagógicas do público-alvo. A partir dessa fundamentação e do referencial teórico em educação, cria uma metodologia pedagógica inovadora na construção de cursos mediados por tecnologia para formação humana em saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de construção de cursos com mediação tecnológica desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnologia de Saúde/SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse processo de construção do curso, voltado para a Educação em saúde, faz uso de uma perspectiva multidimensional para avaliação da qualidade dos conteúdos educacionais, dando origem a um novo designer pedagógico para o conteúdo utilizado.The face-to-face Course in Humanized Care of the Low-Birth Newborn: Kangaroo Method, which has guided a Public Health policy used by Brazil Health Ministry, since 2000, has functioned at Januário Cicco School Maternity from 2002. It has served as a humanized care model to the mother / low birth weight binomial, contributing to the reduction of neonatal morbidity and mortality. The need to training professionals from SUS to use this method throughout the country generated the demand for the use of technological mediation in the training process, from the availability of the course on the AVASUS platform. Adaptation and creation of specific methodology for these purposes was the central object of this study. To this, this study is based on an action research in order to detect training needs and pedagogical mediations of the target audience. Based on this foundation and the theoretical reference in education, it has created an innovative pedagogical methodology in the construction of technology-mediated courses for human health training, contributing to the improvement in process of course construction with technological mediation developed by the Laboratory of Innovation in Health Technology/SEDIS from the Federal University of Rio Grande do Norte. In this process of course construction, focused on Health Education, has made use of a multidimensional perspective to evaluate the quality of educational contents, giving rise to a new pedagogical designer for the content used.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEMétodo CanguruEducação em saúdeAprendizagemMediação tecnológicaAVASUSDesenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguruinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.txtDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain117124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/2/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.txtf9fd2f558bc2b294c29bf6ed5a5c8ac9MD52THUMBNAILDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.jpgDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2422https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/3/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.jpga9c2c0caf1f72360c10811981063a492MD53TEXTDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.txtDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain117124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/2/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.txtf9fd2f558bc2b294c29bf6ed5a5c8ac9MD52THUMBNAILDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.jpgDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2422https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/3/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.jpga9c2c0caf1f72360c10811981063a492MD53ORIGINALDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdfapplication/pdf5404425https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/1/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdfa32f2a0cc03add6416c18a1b8db62aa8MD51123456789/260372019-01-30 08:29:57.262oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26037Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T11:29:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru |
title |
Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru Oliveira, Ruy Medeiros de CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Método Canguru Educação em saúde Aprendizagem Mediação tecnológica AVASUS |
title_short |
Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru |
title_full |
Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru |
title_sort |
Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru |
author |
Oliveira, Ruy Medeiros de |
author_facet |
Oliveira, Ruy Medeiros de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dias, Aline de Pinho |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Coutinho, Karilany Dantas |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Costa, Marcelo Viana da |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ruy Medeiros de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros |
contributor_str_mv |
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Método Canguru Educação em saúde Aprendizagem Mediação tecnológica AVASUS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Canguru Educação em saúde Aprendizagem Mediação tecnológica AVASUS |
description |
O Curso Presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: O Método Canguru, que norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, a partir de 2000, funciona na Maternidade Escola Januário Cicco desde 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio mãe/recém-nascidos de baixo peso, contribuindo para redução da morbimortalidade neonatal. A necessidade de formação de profissionais do SUS para utilização do referido método em todo o país gerou a demanda do uso da mediação tecnológica no processo formativo, a partir da disponibilização do curso na plataforma AVASUS. A adaptação e a criação de metodologia específica para esses fins foi o objeto central deste estudo. Para isso, este estudo tem por base uma pesquisa-ação a fim de detectar necessidades de formação e de mediações pedagógicas do público-alvo. A partir dessa fundamentação e do referencial teórico em educação, cria uma metodologia pedagógica inovadora na construção de cursos mediados por tecnologia para formação humana em saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de construção de cursos com mediação tecnológica desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnologia de Saúde/SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse processo de construção do curso, voltado para a Educação em saúde, faz uso de uma perspectiva multidimensional para avaliação da qualidade dos conteúdos educacionais, dando origem a um novo designer pedagógico para o conteúdo utilizado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-11T20:38:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-11T20:38:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ruy Medeiros de. Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26037 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ruy Medeiros de. Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO NA SAÚDE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/2/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/3/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/2/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/3/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/1/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9fd2f558bc2b294c29bf6ed5a5c8ac9 a9c2c0caf1f72360c10811981063a492 f9fd2f558bc2b294c29bf6ed5a5c8ac9 a9c2c0caf1f72360c10811981063a492 a32f2a0cc03add6416c18a1b8db62aa8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832847559589888 |