Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ruy Medeiros de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26037
Resumo: O Curso Presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: O Método Canguru, que norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, a partir de 2000, funciona na Maternidade Escola Januário Cicco desde 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio mãe/recém-nascidos de baixo peso, contribuindo para redução da morbimortalidade neonatal. A necessidade de formação de profissionais do SUS para utilização do referido método em todo o país gerou a demanda do uso da mediação tecnológica no processo formativo, a partir da disponibilização do curso na plataforma AVASUS. A adaptação e a criação de metodologia específica para esses fins foi o objeto central deste estudo. Para isso, este estudo tem por base uma pesquisa-ação a fim de detectar necessidades de formação e de mediações pedagógicas do público-alvo. A partir dessa fundamentação e do referencial teórico em educação, cria uma metodologia pedagógica inovadora na construção de cursos mediados por tecnologia para formação humana em saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de construção de cursos com mediação tecnológica desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnologia de Saúde/SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse processo de construção do curso, voltado para a Educação em saúde, faz uso de uma perspectiva multidimensional para avaliação da qualidade dos conteúdos educacionais, dando origem a um novo designer pedagógico para o conteúdo utilizado.
id UFRN_fcb13062c448bd02712167b3c84fa1b5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26037
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Ruy Medeiros deDias, Aline de PinhoOliveira, Eloiza da Silva GomesCoutinho, Karilany DantasCosta, Marcelo Viana daValentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros2018-10-11T20:38:13Z2018-10-11T20:38:13Z2018-06-06OLIVEIRA, Ruy Medeiros de. Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26037O Curso Presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: O Método Canguru, que norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, a partir de 2000, funciona na Maternidade Escola Januário Cicco desde 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio mãe/recém-nascidos de baixo peso, contribuindo para redução da morbimortalidade neonatal. A necessidade de formação de profissionais do SUS para utilização do referido método em todo o país gerou a demanda do uso da mediação tecnológica no processo formativo, a partir da disponibilização do curso na plataforma AVASUS. A adaptação e a criação de metodologia específica para esses fins foi o objeto central deste estudo. Para isso, este estudo tem por base uma pesquisa-ação a fim de detectar necessidades de formação e de mediações pedagógicas do público-alvo. A partir dessa fundamentação e do referencial teórico em educação, cria uma metodologia pedagógica inovadora na construção de cursos mediados por tecnologia para formação humana em saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de construção de cursos com mediação tecnológica desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnologia de Saúde/SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse processo de construção do curso, voltado para a Educação em saúde, faz uso de uma perspectiva multidimensional para avaliação da qualidade dos conteúdos educacionais, dando origem a um novo designer pedagógico para o conteúdo utilizado.The face-to-face Course in Humanized Care of the Low-Birth Newborn: Kangaroo Method, which has guided a Public Health policy used by Brazil Health Ministry, since 2000, has functioned at Januário Cicco School Maternity from 2002. It has served as a humanized care model to the mother / low birth weight binomial, contributing to the reduction of neonatal morbidity and mortality. The need to training professionals from SUS to use this method throughout the country generated the demand for the use of technological mediation in the training process, from the availability of the course on the AVASUS platform. Adaptation and creation of specific methodology for these purposes was the central object of this study. To this, this study is based on an action research in order to detect training needs and pedagogical mediations of the target audience. Based on this foundation and the theoretical reference in education, it has created an innovative pedagogical methodology in the construction of technology-mediated courses for human health training, contributing to the improvement in process of course construction with technological mediation developed by the Laboratory of Innovation in Health Technology/SEDIS from the Federal University of Rio Grande do Norte. In this process of course construction, focused on Health Education, has made use of a multidimensional perspective to evaluate the quality of educational contents, giving rise to a new pedagogical designer for the content used.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEMétodo CanguruEducação em saúdeAprendizagemMediação tecnológicaAVASUSDesenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguruinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.txtDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain117124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/2/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.txtf9fd2f558bc2b294c29bf6ed5a5c8ac9MD52THUMBNAILDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.jpgDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2422https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/3/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.jpga9c2c0caf1f72360c10811981063a492MD53TEXTDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.txtDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain117124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/2/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.txtf9fd2f558bc2b294c29bf6ed5a5c8ac9MD52THUMBNAILDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.jpgDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2422https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/3/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.jpga9c2c0caf1f72360c10811981063a492MD53ORIGINALDesenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdfapplication/pdf5404425https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/1/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdfa32f2a0cc03add6416c18a1b8db62aa8MD51123456789/260372019-01-30 08:29:57.262oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26037Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T11:29:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
title Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
spellingShingle Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
Oliveira, Ruy Medeiros de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Método Canguru
Educação em saúde
Aprendizagem
Mediação tecnológica
AVASUS
title_short Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
title_full Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
title_fullStr Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
title_sort Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
author Oliveira, Ruy Medeiros de
author_facet Oliveira, Ruy Medeiros de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dias, Aline de Pinho
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Eloiza da Silva Gomes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Coutinho, Karilany Dantas
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Costa, Marcelo Viana da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ruy Medeiros de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
contributor_str_mv Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Método Canguru
Educação em saúde
Aprendizagem
Mediação tecnológica
AVASUS
dc.subject.por.fl_str_mv Método Canguru
Educação em saúde
Aprendizagem
Mediação tecnológica
AVASUS
description O Curso Presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: O Método Canguru, que norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, a partir de 2000, funciona na Maternidade Escola Januário Cicco desde 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio mãe/recém-nascidos de baixo peso, contribuindo para redução da morbimortalidade neonatal. A necessidade de formação de profissionais do SUS para utilização do referido método em todo o país gerou a demanda do uso da mediação tecnológica no processo formativo, a partir da disponibilização do curso na plataforma AVASUS. A adaptação e a criação de metodologia específica para esses fins foi o objeto central deste estudo. Para isso, este estudo tem por base uma pesquisa-ação a fim de detectar necessidades de formação e de mediações pedagógicas do público-alvo. A partir dessa fundamentação e do referencial teórico em educação, cria uma metodologia pedagógica inovadora na construção de cursos mediados por tecnologia para formação humana em saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de construção de cursos com mediação tecnológica desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnologia de Saúde/SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse processo de construção do curso, voltado para a Educação em saúde, faz uso de uma perspectiva multidimensional para avaliação da qualidade dos conteúdos educacionais, dando origem a um novo designer pedagógico para o conteúdo utilizado.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-11T20:38:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-11T20:38:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Ruy Medeiros de. Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26037
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ruy Medeiros de. Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/2/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/3/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/2/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/3/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26037/1/Desenvolvimentometodologiapedag%c3%b3gica_Oliveira_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9fd2f558bc2b294c29bf6ed5a5c8ac9
a9c2c0caf1f72360c10811981063a492
f9fd2f558bc2b294c29bf6ed5a5c8ac9
a9c2c0caf1f72360c10811981063a492
a32f2a0cc03add6416c18a1b8db62aa8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117703734919168