Geometria e números construtíveis: história e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gibran Medeiros de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26334
Resumo: Este trabalho tem como maior objetivo a busca pela valorização de práticas básicas e fundamentais como o uso de régua e compasso em sala de aula. Algo tão negligenciado em várias de nossas escolas quase sendo abolido de vários currículos escolares. O uso da régua e compasso em sala de aula nada mais é que a forma mais concreta e visual do aluno ver como pode-se construir formas complexas geométricas e construir segmentos de retas com devidas medidas a partir de um segmento pré-fixado anteriormente como unidade. As demonstrações das construções também é de extrema relevância para o aprofundamento do conteúdo. Então é bem-vindo que o aluno saiba alguma fundamentação da geometria plana como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, potência de ponto, teorema de Tales, etc. O trabalho em si também não exclui o uso do programa poderosíssimo do GeoGebra. Na verdade, a junção da régua e compasso com o GeoGebra seria o ideal em sala de aula. O trabalho é dividido em três partes: A primeira parte são construções básicas como realizar transferência de ângulos, soma a subtração de ângulos, traçar a bissetriz de um ângulo dado e construir a mediatriz de um segmento dado entre outras. A segunda parte é a inscrição de polígonos regulares dado uma circunferência dada com as devidas justificativas. A terceira parte é a construção dos números racionais.
id UFRN_fceb5b35c36a8abdb9d17b32bb759558
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26334
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Gibran Medeiros deMedeiros, Francisco Batista deLopes, Gabriela Lucheze de OliveiraPereira, Marcelo GomesLopes, Jaques Silveira2018-12-12T21:19:50Z2018-12-12T21:19:50Z2018-10-23SOUZA, Gibran Medeiros de. Geometria e números construtíveis: história e prática. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26334Este trabalho tem como maior objetivo a busca pela valorização de práticas básicas e fundamentais como o uso de régua e compasso em sala de aula. Algo tão negligenciado em várias de nossas escolas quase sendo abolido de vários currículos escolares. O uso da régua e compasso em sala de aula nada mais é que a forma mais concreta e visual do aluno ver como pode-se construir formas complexas geométricas e construir segmentos de retas com devidas medidas a partir de um segmento pré-fixado anteriormente como unidade. As demonstrações das construções também é de extrema relevância para o aprofundamento do conteúdo. Então é bem-vindo que o aluno saiba alguma fundamentação da geometria plana como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, potência de ponto, teorema de Tales, etc. O trabalho em si também não exclui o uso do programa poderosíssimo do GeoGebra. Na verdade, a junção da régua e compasso com o GeoGebra seria o ideal em sala de aula. O trabalho é dividido em três partes: A primeira parte são construções básicas como realizar transferência de ângulos, soma a subtração de ângulos, traçar a bissetriz de um ângulo dado e construir a mediatriz de um segmento dado entre outras. A segunda parte é a inscrição de polígonos regulares dado uma circunferência dada com as devidas justificativas. A terceira parte é a construção dos números racionais.This work has as main objective the search for the valuation of basic and fundamental practices such as the use of ruler and compass in the classroom. Something so neglected in several of our schools almost being abolished from various school curricula. The use of the ruler and compass in the classroom is nothing more than the most concrete and visual form of the student to see how one can construct complex geometric shapes and construct segments of lines with due measures from a previously fixed segment as unit . The demonstrations of the constructions is also of extreme relevance for the deepening of the content. Then it is welcome that the student knows some ground plane geometry as similarity of triangles, Pythagorean theorem, point power, Tales theorem, etc. The work itself does not exclude the use of GeoGebra's powerful software. In fact, the joining of the ruler and compass with GeoGebra would be ideal in the classroom. The work is divided into three parts: The first part are basic constructions such as performing angular transfer, summing the subtraction of angles, tracing the bisector of a given angle and constructing the perpendicular bisector of a given segment among others. The second part is the inscription of regular polygons given a circumference given with due justifications. The third part is the construction of rational numbers.porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAGeometria construtivaNúmeros construtíveisRégua e compassoGeometria e números construtíveis: história e práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.txtGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain122397https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/2/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.txtd9cfdc74ca79af5c4ca4fa8c16327ce6MD52THUMBNAILGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.jpgGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/3/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.jpgebd5152bdfe74595414cf7c9ad6907abMD53ORIGINALGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdfapplication/pdf2601674https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/1/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf985f85a7bda082883b3735ef7e5e72bfMD51123456789/263342019-01-30 10:28:41.958oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26334Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T13:28:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria e números construtíveis: história e prática
title Geometria e números construtíveis: história e prática
spellingShingle Geometria e números construtíveis: história e prática
Souza, Gibran Medeiros de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Geometria construtiva
Números construtíveis
Régua e compasso
title_short Geometria e números construtíveis: história e prática
title_full Geometria e números construtíveis: história e prática
title_fullStr Geometria e números construtíveis: história e prática
title_full_unstemmed Geometria e números construtíveis: história e prática
title_sort Geometria e números construtíveis: história e prática
author Souza, Gibran Medeiros de
author_facet Souza, Gibran Medeiros de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Francisco Batista de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Pereira, Marcelo Gomes
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gibran Medeiros de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Jaques Silveira
contributor_str_mv Lopes, Jaques Silveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Geometria construtiva
Números construtíveis
Régua e compasso
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria construtiva
Números construtíveis
Régua e compasso
description Este trabalho tem como maior objetivo a busca pela valorização de práticas básicas e fundamentais como o uso de régua e compasso em sala de aula. Algo tão negligenciado em várias de nossas escolas quase sendo abolido de vários currículos escolares. O uso da régua e compasso em sala de aula nada mais é que a forma mais concreta e visual do aluno ver como pode-se construir formas complexas geométricas e construir segmentos de retas com devidas medidas a partir de um segmento pré-fixado anteriormente como unidade. As demonstrações das construções também é de extrema relevância para o aprofundamento do conteúdo. Então é bem-vindo que o aluno saiba alguma fundamentação da geometria plana como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, potência de ponto, teorema de Tales, etc. O trabalho em si também não exclui o uso do programa poderosíssimo do GeoGebra. Na verdade, a junção da régua e compasso com o GeoGebra seria o ideal em sala de aula. O trabalho é dividido em três partes: A primeira parte são construções básicas como realizar transferência de ângulos, soma a subtração de ângulos, traçar a bissetriz de um ângulo dado e construir a mediatriz de um segmento dado entre outras. A segunda parte é a inscrição de polígonos regulares dado uma circunferência dada com as devidas justificativas. A terceira parte é a construção dos números racionais.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-12T21:19:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-12T21:19:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Gibran Medeiros de. Geometria e números construtíveis: história e prática. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26334
identifier_str_mv SOUZA, Gibran Medeiros de. Geometria e números construtíveis: história e prática. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/2/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/3/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/1/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9cfdc74ca79af5c4ca4fa8c16327ce6
ebd5152bdfe74595414cf7c9ad6907ab
985f85a7bda082883b3735ef7e5e72bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117694625939456