Geometria e números construtíveis: história e prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26334 |
Resumo: | Este trabalho tem como maior objetivo a busca pela valorização de práticas básicas e fundamentais como o uso de régua e compasso em sala de aula. Algo tão negligenciado em várias de nossas escolas quase sendo abolido de vários currículos escolares. O uso da régua e compasso em sala de aula nada mais é que a forma mais concreta e visual do aluno ver como pode-se construir formas complexas geométricas e construir segmentos de retas com devidas medidas a partir de um segmento pré-fixado anteriormente como unidade. As demonstrações das construções também é de extrema relevância para o aprofundamento do conteúdo. Então é bem-vindo que o aluno saiba alguma fundamentação da geometria plana como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, potência de ponto, teorema de Tales, etc. O trabalho em si também não exclui o uso do programa poderosíssimo do GeoGebra. Na verdade, a junção da régua e compasso com o GeoGebra seria o ideal em sala de aula. O trabalho é dividido em três partes: A primeira parte são construções básicas como realizar transferência de ângulos, soma a subtração de ângulos, traçar a bissetriz de um ângulo dado e construir a mediatriz de um segmento dado entre outras. A segunda parte é a inscrição de polígonos regulares dado uma circunferência dada com as devidas justificativas. A terceira parte é a construção dos números racionais. |
id |
UFRN_fceb5b35c36a8abdb9d17b32bb759558 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26334 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Gibran Medeiros deMedeiros, Francisco Batista deLopes, Gabriela Lucheze de OliveiraPereira, Marcelo GomesLopes, Jaques Silveira2018-12-12T21:19:50Z2018-12-12T21:19:50Z2018-10-23SOUZA, Gibran Medeiros de. Geometria e números construtíveis: história e prática. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26334Este trabalho tem como maior objetivo a busca pela valorização de práticas básicas e fundamentais como o uso de régua e compasso em sala de aula. Algo tão negligenciado em várias de nossas escolas quase sendo abolido de vários currículos escolares. O uso da régua e compasso em sala de aula nada mais é que a forma mais concreta e visual do aluno ver como pode-se construir formas complexas geométricas e construir segmentos de retas com devidas medidas a partir de um segmento pré-fixado anteriormente como unidade. As demonstrações das construções também é de extrema relevância para o aprofundamento do conteúdo. Então é bem-vindo que o aluno saiba alguma fundamentação da geometria plana como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, potência de ponto, teorema de Tales, etc. O trabalho em si também não exclui o uso do programa poderosíssimo do GeoGebra. Na verdade, a junção da régua e compasso com o GeoGebra seria o ideal em sala de aula. O trabalho é dividido em três partes: A primeira parte são construções básicas como realizar transferência de ângulos, soma a subtração de ângulos, traçar a bissetriz de um ângulo dado e construir a mediatriz de um segmento dado entre outras. A segunda parte é a inscrição de polígonos regulares dado uma circunferência dada com as devidas justificativas. A terceira parte é a construção dos números racionais.This work has as main objective the search for the valuation of basic and fundamental practices such as the use of ruler and compass in the classroom. Something so neglected in several of our schools almost being abolished from various school curricula. The use of the ruler and compass in the classroom is nothing more than the most concrete and visual form of the student to see how one can construct complex geometric shapes and construct segments of lines with due measures from a previously fixed segment as unit . The demonstrations of the constructions is also of extreme relevance for the deepening of the content. Then it is welcome that the student knows some ground plane geometry as similarity of triangles, Pythagorean theorem, point power, Tales theorem, etc. The work itself does not exclude the use of GeoGebra's powerful software. In fact, the joining of the ruler and compass with GeoGebra would be ideal in the classroom. The work is divided into three parts: The first part are basic constructions such as performing angular transfer, summing the subtraction of angles, tracing the bisector of a given angle and constructing the perpendicular bisector of a given segment among others. The second part is the inscription of regular polygons given a circumference given with due justifications. The third part is the construction of rational numbers.porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAGeometria construtivaNúmeros construtíveisRégua e compassoGeometria e números construtíveis: história e práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.txtGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain122397https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/2/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.txtd9cfdc74ca79af5c4ca4fa8c16327ce6MD52THUMBNAILGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.jpgGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/3/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.jpgebd5152bdfe74595414cf7c9ad6907abMD53ORIGINALGeometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdfapplication/pdf2601674https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/1/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf985f85a7bda082883b3735ef7e5e72bfMD51123456789/263342019-01-30 10:28:41.958oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26334Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T13:28:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometria e números construtíveis: história e prática |
title |
Geometria e números construtíveis: história e prática |
spellingShingle |
Geometria e números construtíveis: história e prática Souza, Gibran Medeiros de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Geometria construtiva Números construtíveis Régua e compasso |
title_short |
Geometria e números construtíveis: história e prática |
title_full |
Geometria e números construtíveis: história e prática |
title_fullStr |
Geometria e números construtíveis: história e prática |
title_full_unstemmed |
Geometria e números construtíveis: história e prática |
title_sort |
Geometria e números construtíveis: história e prática |
author |
Souza, Gibran Medeiros de |
author_facet |
Souza, Gibran Medeiros de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Medeiros, Francisco Batista de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo Gomes |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gibran Medeiros de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Jaques Silveira |
contributor_str_mv |
Lopes, Jaques Silveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Geometria construtiva Números construtíveis Régua e compasso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria construtiva Números construtíveis Régua e compasso |
description |
Este trabalho tem como maior objetivo a busca pela valorização de práticas básicas e fundamentais como o uso de régua e compasso em sala de aula. Algo tão negligenciado em várias de nossas escolas quase sendo abolido de vários currículos escolares. O uso da régua e compasso em sala de aula nada mais é que a forma mais concreta e visual do aluno ver como pode-se construir formas complexas geométricas e construir segmentos de retas com devidas medidas a partir de um segmento pré-fixado anteriormente como unidade. As demonstrações das construções também é de extrema relevância para o aprofundamento do conteúdo. Então é bem-vindo que o aluno saiba alguma fundamentação da geometria plana como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, potência de ponto, teorema de Tales, etc. O trabalho em si também não exclui o uso do programa poderosíssimo do GeoGebra. Na verdade, a junção da régua e compasso com o GeoGebra seria o ideal em sala de aula. O trabalho é dividido em três partes: A primeira parte são construções básicas como realizar transferência de ângulos, soma a subtração de ângulos, traçar a bissetriz de um ângulo dado e construir a mediatriz de um segmento dado entre outras. A segunda parte é a inscrição de polígonos regulares dado uma circunferência dada com as devidas justificativas. A terceira parte é a construção dos números racionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-12T21:19:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-12T21:19:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Gibran Medeiros de. Geometria e números construtíveis: história e prática. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26334 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Gibran Medeiros de. Geometria e números construtíveis: história e prática. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/2/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/3/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26334/1/Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9cfdc74ca79af5c4ca4fa8c16327ce6 ebd5152bdfe74595414cf7c9ad6907ab 985f85a7bda082883b3735ef7e5e72bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117694625939456 |