Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35313 |
Resumo: | O alto crescimento da Internet iniciou um processo de aumento exponencial do comércio eletrônico, popularizando o termo E-commerce. É perceptível a mudança na facilidade ao acesso à internet a partir do início do século XXI. No ponto de vista da gestão de um E-commerce, Motta e Costa (2017) acreditam que administração tem como objetivo gerir de forma adequada as operações comerciais digitais ou canais de venda online de produtos e serviços. Então, com o intuito de impulsionar os resultados de uma loja online de joias em prata, criada em agosto de 2020, durante a pandemia da COVID-19 em Natal, Rio Grande do Norte, o presente documento abordará a construção de um Planejamento Estratégico para a empresa, a fim de impactar a gestão mais eficiente do negócio. Para tanto, utilizou-se as metodologias Pesquisa-Ação e o estudo de campo. Seguindo essa linha, também foi realizado o estudo de caso para denominar a análise de um cenário particular. Após a realização desses estudos e análises, foi construído por meio da metodologia do Balanced Scorecard (KAPLAN; NORTON, 1997), o planejamento estratégico para a loja de joias em prata no período de 2021 a 2023. O Planejamento Estratégico é considerado pela gestão da organização uma importante ferramenta para o aprimoramento do gerenciamento da loja online. O projeto proposto encontra-se em conformidade com a literatura específica da área, alinhado com a gestora para real implementação do plano, a partir de 2021. |
id |
UFRN_fdbda0f498f5afd869f995d24edc3125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35313 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Natália GalvãoFernandes, Leandro TrigueiroFerreira, Antônio CarlosMedeiros, Carlos Alberto FreireFernandes, Leandro Trigueiro2021-08-25T18:33:59Z2021-09-20T15:06:07Z2021-08-25T18:33:59Z2021-09-20T15:06:07Z2021-04-232016045400MOREIRA, Natália. Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35313O alto crescimento da Internet iniciou um processo de aumento exponencial do comércio eletrônico, popularizando o termo E-commerce. É perceptível a mudança na facilidade ao acesso à internet a partir do início do século XXI. No ponto de vista da gestão de um E-commerce, Motta e Costa (2017) acreditam que administração tem como objetivo gerir de forma adequada as operações comerciais digitais ou canais de venda online de produtos e serviços. Então, com o intuito de impulsionar os resultados de uma loja online de joias em prata, criada em agosto de 2020, durante a pandemia da COVID-19 em Natal, Rio Grande do Norte, o presente documento abordará a construção de um Planejamento Estratégico para a empresa, a fim de impactar a gestão mais eficiente do negócio. Para tanto, utilizou-se as metodologias Pesquisa-Ação e o estudo de campo. Seguindo essa linha, também foi realizado o estudo de caso para denominar a análise de um cenário particular. Após a realização desses estudos e análises, foi construído por meio da metodologia do Balanced Scorecard (KAPLAN; NORTON, 1997), o planejamento estratégico para a loja de joias em prata no período de 2021 a 2023. O Planejamento Estratégico é considerado pela gestão da organização uma importante ferramenta para o aprimoramento do gerenciamento da loja online. O projeto proposto encontra-se em conformidade com a literatura específica da área, alinhado com a gestora para real implementação do plano, a partir de 2021.The broadening of internet usage has started a process of exponential growth of electronic commerce, which popularized the term E-commerce. It is possible to see a change in the way internet access has become easier since the beginning of the 21st century. From the point of view of an E-commerce, Motta and Costa (2017) believe that business management aims to properly oversee all digital commercial operations or online sales channels for products and services. Therefore, in order to boost the results of an online silver jewelry store, created in August 2020, during the COVID-19 pandemic in Natal, Rio Grande do Norte, this document addresses the making of a Strategic Planning for the company, hoping to generate a positive impact on the handling of the business. To this end, the author has used the Research-Action methodology and as well as a field study. In addition, a case study was carried out in order to analyze a particular case. After carrying out these studies and analyzes, a strategic planning for the silver jewelry store from 2021 to 2023 was conducted by using the Balanced Scorecard methodology (KAPLAN; NORTON, 1997). Strategic planning is considered by managers to be an important tool to improve the management of the online store. The project proposed here is in accordance with the specific literature of the field, as well as with the managers for the implementation of this planning in their store starting from 2021.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoPlanejamento estratégicoE-CommerceBalanced scorecardEmpreendedorismoPlanejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Pratainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPlanejamentoEstrategicoDeLojaOnline_Moreira_2021.pdfapplication/pdf1147293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/1/PlanejamentoEstrategicoDeLojaOnline_Moreira_2021.pdfa6faf33cfb69f75ae0d3b57ed99934eaMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/353132023-03-05 10:09:16.35oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-05T13:09:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata |
title |
Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata |
spellingShingle |
Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata Moreira, Natália Galvão Planejamento estratégico E-Commerce Balanced scorecard Empreendedorismo |
title_short |
Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata |
title_full |
Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata |
title_fullStr |
Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata |
title_sort |
Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata |
author |
Moreira, Natália Galvão |
author_facet |
Moreira, Natália Galvão |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fernandes, Leandro Trigueiro |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Ferreira, Antônio Carlos |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Medeiros, Carlos Alberto Freire |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Natália Galvão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernandes, Leandro Trigueiro |
contributor_str_mv |
Fernandes, Leandro Trigueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico E-Commerce Balanced scorecard Empreendedorismo |
topic |
Planejamento estratégico E-Commerce Balanced scorecard Empreendedorismo |
description |
O alto crescimento da Internet iniciou um processo de aumento exponencial do comércio eletrônico, popularizando o termo E-commerce. É perceptível a mudança na facilidade ao acesso à internet a partir do início do século XXI. No ponto de vista da gestão de um E-commerce, Motta e Costa (2017) acreditam que administração tem como objetivo gerir de forma adequada as operações comerciais digitais ou canais de venda online de produtos e serviços. Então, com o intuito de impulsionar os resultados de uma loja online de joias em prata, criada em agosto de 2020, durante a pandemia da COVID-19 em Natal, Rio Grande do Norte, o presente documento abordará a construção de um Planejamento Estratégico para a empresa, a fim de impactar a gestão mais eficiente do negócio. Para tanto, utilizou-se as metodologias Pesquisa-Ação e o estudo de campo. Seguindo essa linha, também foi realizado o estudo de caso para denominar a análise de um cenário particular. Após a realização desses estudos e análises, foi construído por meio da metodologia do Balanced Scorecard (KAPLAN; NORTON, 1997), o planejamento estratégico para a loja de joias em prata no período de 2021 a 2023. O Planejamento Estratégico é considerado pela gestão da organização uma importante ferramenta para o aprimoramento do gerenciamento da loja online. O projeto proposto encontra-se em conformidade com a literatura específica da área, alinhado com a gestora para real implementação do plano, a partir de 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-25T18:33:59Z 2021-09-20T15:06:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-25T18:33:59Z 2021-09-20T15:06:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2016045400 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOREIRA, Natália. Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35313 |
identifier_str_mv |
2016045400 MOREIRA, Natália. Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/1/PlanejamentoEstrategicoDeLojaOnline_Moreira_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6faf33cfb69f75ae0d3b57ed99934ea 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117791803768832 |