Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Natália Galvão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35313
Resumo: O alto crescimento da Internet iniciou um processo de aumento exponencial do comércio eletrônico, popularizando o termo E-commerce. É perceptível a mudança na facilidade ao acesso à internet a partir do início do século XXI. No ponto de vista da gestão de um E-commerce, Motta e Costa (2017) acreditam que administração tem como objetivo gerir de forma adequada as operações comerciais digitais ou canais de venda online de produtos e serviços. Então, com o intuito de impulsionar os resultados de uma loja online de joias em prata, criada em agosto de 2020, durante a pandemia da COVID-19 em Natal, Rio Grande do Norte, o presente documento abordará a construção de um Planejamento Estratégico para a empresa, a fim de impactar a gestão mais eficiente do negócio. Para tanto, utilizou-se as metodologias Pesquisa-Ação e o estudo de campo. Seguindo essa linha, também foi realizado o estudo de caso para denominar a análise de um cenário particular. Após a realização desses estudos e análises, foi construído por meio da metodologia do Balanced Scorecard (KAPLAN; NORTON, 1997), o planejamento estratégico para a loja de joias em prata no período de 2021 a 2023. O Planejamento Estratégico é considerado pela gestão da organização uma importante ferramenta para o aprimoramento do gerenciamento da loja online. O projeto proposto encontra-se em conformidade com a literatura específica da área, alinhado com a gestora para real implementação do plano, a partir de 2021.
id UFRN_fdbda0f498f5afd869f995d24edc3125
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35313
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Moreira, Natália GalvãoFernandes, Leandro TrigueiroFerreira, Antônio CarlosMedeiros, Carlos Alberto FreireFernandes, Leandro Trigueiro2021-08-25T18:33:59Z2021-09-20T15:06:07Z2021-08-25T18:33:59Z2021-09-20T15:06:07Z2021-04-232016045400MOREIRA, Natália. Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35313O alto crescimento da Internet iniciou um processo de aumento exponencial do comércio eletrônico, popularizando o termo E-commerce. É perceptível a mudança na facilidade ao acesso à internet a partir do início do século XXI. No ponto de vista da gestão de um E-commerce, Motta e Costa (2017) acreditam que administração tem como objetivo gerir de forma adequada as operações comerciais digitais ou canais de venda online de produtos e serviços. Então, com o intuito de impulsionar os resultados de uma loja online de joias em prata, criada em agosto de 2020, durante a pandemia da COVID-19 em Natal, Rio Grande do Norte, o presente documento abordará a construção de um Planejamento Estratégico para a empresa, a fim de impactar a gestão mais eficiente do negócio. Para tanto, utilizou-se as metodologias Pesquisa-Ação e o estudo de campo. Seguindo essa linha, também foi realizado o estudo de caso para denominar a análise de um cenário particular. Após a realização desses estudos e análises, foi construído por meio da metodologia do Balanced Scorecard (KAPLAN; NORTON, 1997), o planejamento estratégico para a loja de joias em prata no período de 2021 a 2023. O Planejamento Estratégico é considerado pela gestão da organização uma importante ferramenta para o aprimoramento do gerenciamento da loja online. O projeto proposto encontra-se em conformidade com a literatura específica da área, alinhado com a gestora para real implementação do plano, a partir de 2021.The broadening of internet usage has started a process of exponential growth of electronic commerce, which popularized the term E-commerce. It is possible to see a change in the way internet access has become easier since the beginning of the 21st century. From the point of view of an E-commerce, Motta and Costa (2017) believe that business management aims to properly oversee all digital commercial operations or online sales channels for products and services. Therefore, in order to boost the results of an online silver jewelry store, created in August 2020, during the COVID-19 pandemic in Natal, Rio Grande do Norte, this document addresses the making of a Strategic Planning for the company, hoping to generate a positive impact on the handling of the business. To this end, the author has used the Research-Action methodology and as well as a field study. In addition, a case study was carried out in order to analyze a particular case. After carrying out these studies and analyzes, a strategic planning for the silver jewelry store from 2021 to 2023 was conducted by using the Balanced Scorecard methodology (KAPLAN; NORTON, 1997). Strategic planning is considered by managers to be an important tool to improve the management of the online store. The project proposed here is in accordance with the specific literature of the field, as well as with the managers for the implementation of this planning in their store starting from 2021.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoPlanejamento estratégicoE-CommerceBalanced scorecardEmpreendedorismoPlanejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Pratainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPlanejamentoEstrategicoDeLojaOnline_Moreira_2021.pdfapplication/pdf1147293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/1/PlanejamentoEstrategicoDeLojaOnline_Moreira_2021.pdfa6faf33cfb69f75ae0d3b57ed99934eaMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/353132023-03-05 10:09:16.35oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-05T13:09:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata
title Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata
spellingShingle Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata
Moreira, Natália Galvão
Planejamento estratégico
E-Commerce
Balanced scorecard
Empreendedorismo
title_short Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata
title_full Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata
title_fullStr Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata
title_full_unstemmed Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata
title_sort Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata
author Moreira, Natália Galvão
author_facet Moreira, Natália Galvão
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fernandes, Leandro Trigueiro
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ferreira, Antônio Carlos
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Natália Galvão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Leandro Trigueiro
contributor_str_mv Fernandes, Leandro Trigueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
E-Commerce
Balanced scorecard
Empreendedorismo
topic Planejamento estratégico
E-Commerce
Balanced scorecard
Empreendedorismo
description O alto crescimento da Internet iniciou um processo de aumento exponencial do comércio eletrônico, popularizando o termo E-commerce. É perceptível a mudança na facilidade ao acesso à internet a partir do início do século XXI. No ponto de vista da gestão de um E-commerce, Motta e Costa (2017) acreditam que administração tem como objetivo gerir de forma adequada as operações comerciais digitais ou canais de venda online de produtos e serviços. Então, com o intuito de impulsionar os resultados de uma loja online de joias em prata, criada em agosto de 2020, durante a pandemia da COVID-19 em Natal, Rio Grande do Norte, o presente documento abordará a construção de um Planejamento Estratégico para a empresa, a fim de impactar a gestão mais eficiente do negócio. Para tanto, utilizou-se as metodologias Pesquisa-Ação e o estudo de campo. Seguindo essa linha, também foi realizado o estudo de caso para denominar a análise de um cenário particular. Após a realização desses estudos e análises, foi construído por meio da metodologia do Balanced Scorecard (KAPLAN; NORTON, 1997), o planejamento estratégico para a loja de joias em prata no período de 2021 a 2023. O Planejamento Estratégico é considerado pela gestão da organização uma importante ferramenta para o aprimoramento do gerenciamento da loja online. O projeto proposto encontra-se em conformidade com a literatura específica da área, alinhado com a gestora para real implementação do plano, a partir de 2021.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-25T18:33:59Z
2021-09-20T15:06:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-25T18:33:59Z
2021-09-20T15:06:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2016045400
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Natália. Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35313
identifier_str_mv 2016045400
MOREIRA, Natália. Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento: análise para implementação em uma loja online de Prata. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/1/PlanejamentoEstrategicoDeLojaOnline_Moreira_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35313/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a6faf33cfb69f75ae0d3b57ed99934ea
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117791803768832