Propaganda abusiva e o consumidor infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Melina Perazzo Menezes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35452
Resumo: Com o mercado cada vez mais competitivo e a concorrência ainda mais acirrada, as empresas buscam meios de atrair consumidores para a compra de seus produtos. Observam-se assim, no público infantil, um alvo fácil de ser seduzido, desenvolvendo técnicas para convence-los da necessidade de se adquirir determinados itens. Percebendo que as crianças ainda não possuem discernimento para entender o que estar por trás de cada propaganda veiculada, órgãos como o CONAR, são responsáveis pela fiscalização das propagandas infantis ou que impactem de forma negativa os pequeninos. O presente trabalho analisa as propagandas televisivas voltadas para as crianças, que sofreram as punições de sustação ou alteração pelo órgão em questão. Desse modo, realizou-se uma análise semiótica baseado no modelo de Santaella. Foi verificado as técnicas de persuasão utilizadas pelos anunciantes, os motivos para receberem tal veredito e os artigos infringidos no Código de auto-regulamentação do CONAR.
id UFRN_fee6dd587d23bfeb5d9e9433990a45ac
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35452
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Melina Perazzo Menezes deCunha, Abdon Silva RibeiroOliveira, Elane dePignataro, Thelma2017-03-17T18:49:58Z2021-09-20T15:15:03Z2017-03-17T18:49:58Z2021-09-20T15:15:03Z2015-06-182011033738OLIVEIRA, Melina Perazzo Menezes de. Propaganda abusiva e o consumidor infantil. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35452Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoPublicidade infantilRegulamentaçãoCriançaCONARConsumo infantilPublicidade abusivaPropaganda abusiva e o consumidor infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCom o mercado cada vez mais competitivo e a concorrência ainda mais acirrada, as empresas buscam meios de atrair consumidores para a compra de seus produtos. Observam-se assim, no público infantil, um alvo fácil de ser seduzido, desenvolvendo técnicas para convence-los da necessidade de se adquirir determinados itens. Percebendo que as crianças ainda não possuem discernimento para entender o que estar por trás de cada propaganda veiculada, órgãos como o CONAR, são responsáveis pela fiscalização das propagandas infantis ou que impactem de forma negativa os pequeninos. O presente trabalho analisa as propagandas televisivas voltadas para as crianças, que sofreram as punições de sustação ou alteração pelo órgão em questão. Desse modo, realizou-se uma análise semiótica baseado no modelo de Santaella. Foi verificado as técnicas de persuasão utilizadas pelos anunciantes, os motivos para receberem tal veredito e os artigos infringidos no Código de auto-regulamentação do CONAR.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMelinaPMO_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain151144https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/1/MelinaPMO_Monografia.pdf.txt6d27017684c0e0d0574b4bdcf56e99eaMD51PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain151144https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/2/PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf.txt6d27017684c0e0d0574b4bdcf56e99eaMD52ORIGINALPropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdfTexto completoapplication/pdf1195851https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/3/PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf094aa69f36f70b654bfe6ed9e2253012MD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/354522021-09-20 12:15:04.266oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:15:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Propaganda abusiva e o consumidor infantil
title Propaganda abusiva e o consumidor infantil
spellingShingle Propaganda abusiva e o consumidor infantil
Oliveira, Melina Perazzo Menezes de
Publicidade infantil
Regulamentação
Criança
CONAR
Consumo infantil
Publicidade abusiva
title_short Propaganda abusiva e o consumidor infantil
title_full Propaganda abusiva e o consumidor infantil
title_fullStr Propaganda abusiva e o consumidor infantil
title_full_unstemmed Propaganda abusiva e o consumidor infantil
title_sort Propaganda abusiva e o consumidor infantil
author Oliveira, Melina Perazzo Menezes de
author_facet Oliveira, Melina Perazzo Menezes de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cunha, Abdon Silva Ribeiro
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Elane de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Melina Perazzo Menezes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Publicidade infantil
Regulamentação
Criança
CONAR
Consumo infantil
Publicidade abusiva
topic Publicidade infantil
Regulamentação
Criança
CONAR
Consumo infantil
Publicidade abusiva
description Com o mercado cada vez mais competitivo e a concorrência ainda mais acirrada, as empresas buscam meios de atrair consumidores para a compra de seus produtos. Observam-se assim, no público infantil, um alvo fácil de ser seduzido, desenvolvendo técnicas para convence-los da necessidade de se adquirir determinados itens. Percebendo que as crianças ainda não possuem discernimento para entender o que estar por trás de cada propaganda veiculada, órgãos como o CONAR, são responsáveis pela fiscalização das propagandas infantis ou que impactem de forma negativa os pequeninos. O presente trabalho analisa as propagandas televisivas voltadas para as crianças, que sofreram as punições de sustação ou alteração pelo órgão em questão. Desse modo, realizou-se uma análise semiótica baseado no modelo de Santaella. Foi verificado as técnicas de persuasão utilizadas pelos anunciantes, os motivos para receberem tal veredito e os artigos infringidos no Código de auto-regulamentação do CONAR.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-17T18:49:58Z
2021-09-20T15:15:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-17T18:49:58Z
2021-09-20T15:15:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2011033738
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Melina Perazzo Menezes de. Propaganda abusiva e o consumidor infantil. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35452
identifier_str_mv 2011033738
OLIVEIRA, Melina Perazzo Menezes de. Propaganda abusiva e o consumidor infantil. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/1/MelinaPMO_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/2/PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/3/PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d27017684c0e0d0574b4bdcf56e99ea
6d27017684c0e0d0574b4bdcf56e99ea
094aa69f36f70b654bfe6ed9e2253012
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832793361842176