Propaganda abusiva e o consumidor infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35452 |
Resumo: | Com o mercado cada vez mais competitivo e a concorrência ainda mais acirrada, as empresas buscam meios de atrair consumidores para a compra de seus produtos. Observam-se assim, no público infantil, um alvo fácil de ser seduzido, desenvolvendo técnicas para convence-los da necessidade de se adquirir determinados itens. Percebendo que as crianças ainda não possuem discernimento para entender o que estar por trás de cada propaganda veiculada, órgãos como o CONAR, são responsáveis pela fiscalização das propagandas infantis ou que impactem de forma negativa os pequeninos. O presente trabalho analisa as propagandas televisivas voltadas para as crianças, que sofreram as punições de sustação ou alteração pelo órgão em questão. Desse modo, realizou-se uma análise semiótica baseado no modelo de Santaella. Foi verificado as técnicas de persuasão utilizadas pelos anunciantes, os motivos para receberem tal veredito e os artigos infringidos no Código de auto-regulamentação do CONAR. |
id |
UFRN_fee6dd587d23bfeb5d9e9433990a45ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35452 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Melina Perazzo Menezes deCunha, Abdon Silva RibeiroOliveira, Elane dePignataro, Thelma2017-03-17T18:49:58Z2021-09-20T15:15:03Z2017-03-17T18:49:58Z2021-09-20T15:15:03Z2015-06-182011033738OLIVEIRA, Melina Perazzo Menezes de. Propaganda abusiva e o consumidor infantil. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35452Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoPublicidade infantilRegulamentaçãoCriançaCONARConsumo infantilPublicidade abusivaPropaganda abusiva e o consumidor infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCom o mercado cada vez mais competitivo e a concorrência ainda mais acirrada, as empresas buscam meios de atrair consumidores para a compra de seus produtos. Observam-se assim, no público infantil, um alvo fácil de ser seduzido, desenvolvendo técnicas para convence-los da necessidade de se adquirir determinados itens. Percebendo que as crianças ainda não possuem discernimento para entender o que estar por trás de cada propaganda veiculada, órgãos como o CONAR, são responsáveis pela fiscalização das propagandas infantis ou que impactem de forma negativa os pequeninos. O presente trabalho analisa as propagandas televisivas voltadas para as crianças, que sofreram as punições de sustação ou alteração pelo órgão em questão. Desse modo, realizou-se uma análise semiótica baseado no modelo de Santaella. Foi verificado as técnicas de persuasão utilizadas pelos anunciantes, os motivos para receberem tal veredito e os artigos infringidos no Código de auto-regulamentação do CONAR.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMelinaPMO_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain151144https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/1/MelinaPMO_Monografia.pdf.txt6d27017684c0e0d0574b4bdcf56e99eaMD51PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain151144https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/2/PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf.txt6d27017684c0e0d0574b4bdcf56e99eaMD52ORIGINALPropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdfTexto completoapplication/pdf1195851https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/3/PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf094aa69f36f70b654bfe6ed9e2253012MD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/354522021-09-20 12:15:04.266oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:15:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Propaganda abusiva e o consumidor infantil |
title |
Propaganda abusiva e o consumidor infantil |
spellingShingle |
Propaganda abusiva e o consumidor infantil Oliveira, Melina Perazzo Menezes de Publicidade infantil Regulamentação Criança CONAR Consumo infantil Publicidade abusiva |
title_short |
Propaganda abusiva e o consumidor infantil |
title_full |
Propaganda abusiva e o consumidor infantil |
title_fullStr |
Propaganda abusiva e o consumidor infantil |
title_full_unstemmed |
Propaganda abusiva e o consumidor infantil |
title_sort |
Propaganda abusiva e o consumidor infantil |
author |
Oliveira, Melina Perazzo Menezes de |
author_facet |
Oliveira, Melina Perazzo Menezes de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cunha, Abdon Silva Ribeiro |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Elane de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Melina Perazzo Menezes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
contributor_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Publicidade infantil Regulamentação Criança CONAR Consumo infantil Publicidade abusiva |
topic |
Publicidade infantil Regulamentação Criança CONAR Consumo infantil Publicidade abusiva |
description |
Com o mercado cada vez mais competitivo e a concorrência ainda mais acirrada, as empresas buscam meios de atrair consumidores para a compra de seus produtos. Observam-se assim, no público infantil, um alvo fácil de ser seduzido, desenvolvendo técnicas para convence-los da necessidade de se adquirir determinados itens. Percebendo que as crianças ainda não possuem discernimento para entender o que estar por trás de cada propaganda veiculada, órgãos como o CONAR, são responsáveis pela fiscalização das propagandas infantis ou que impactem de forma negativa os pequeninos. O presente trabalho analisa as propagandas televisivas voltadas para as crianças, que sofreram as punições de sustação ou alteração pelo órgão em questão. Desse modo, realizou-se uma análise semiótica baseado no modelo de Santaella. Foi verificado as técnicas de persuasão utilizadas pelos anunciantes, os motivos para receberem tal veredito e os artigos infringidos no Código de auto-regulamentação do CONAR. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-17T18:49:58Z 2021-09-20T15:15:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-17T18:49:58Z 2021-09-20T15:15:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2011033738 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Melina Perazzo Menezes de. Propaganda abusiva e o consumidor infantil. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35452 |
identifier_str_mv |
2011033738 OLIVEIRA, Melina Perazzo Menezes de. Propaganda abusiva e o consumidor infantil. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/1/MelinaPMO_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/2/PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/3/PropagandaAbusiva_Oliveira_2015.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35452/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d27017684c0e0d0574b4bdcf56e99ea 6d27017684c0e0d0574b4bdcf56e99ea 094aa69f36f70b654bfe6ed9e2253012 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832793361842176 |