A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Tavares da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.
id UFRN_ff38406a2c556d332e135acac349ba24
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26347
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Fábio Tavares daCorso, AlinePfutzenreuter, Edson do PradoAndruchak, Marcos AlbertoTavares, Rogerio Júnior Correia2018-12-12T23:56:48Z2018-12-12T23:56:48Z2018-08-31SILVA, Fábio Tavares da. A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.This dissertation presents a study about comics and their possibilities arts teachin in high school. To achieve this, a survey and bibliographical analysis was carried out on the planning and execution of two actions with the teaching and learning of Comics in the Adauto Bezerra - Barbalha / Ceará High School. A workshop entitled "Reading and Production of Comic History at School" was held, as well as a set of classes during a two-month course in a first-year high school class. For the theoretical foundation and planning of the experiments we take as reference the studies of Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) and João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) among other authors dedicated to teaching arts, comics in education and comics in art education respectively. In the experiments, we first sought to bring the participants closer to the comics, stimulating them to develop their ability to read images by identifying and understanding the main elements that make up the visual language and the language of the comics in particular. The comics historywas contextualized and different modes of comic production were discussed and experimented, culminating in the production of visual narratives by the participants. The art classes in a regular class had the comics as content and object of teaching and learning seeking a practice that surpassed the use of comics only as a didactic tool. It concludes with this study, that it is still necessary to consolidate the understanding of comics as Art and its legitimate place as one of the contents of the teaching of Art. This work contributes to the constitution and consolidation of a way of seeing the HQ beyond mere entertainment, but also as an instrument of teaching and learning of Art, as well as a legitimate content to be learned in the classes of High school arts.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES - PROFARTESEnsino de ArtesEscolaHistória em quadrinhosOficinaProduçãoA leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Cearáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES - PROFARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain221443https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/2/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtbe429b1d6ab0d4c7cc45fb3f05663b85MD52THUMBNAILFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3143https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/3/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg7948e4334837347685f96c7e18a4e67bMD53TEXTFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain221443https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/2/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtbe429b1d6ab0d4c7cc45fb3f05663b85MD52THUMBNAILFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3143https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/3/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg7948e4334837347685f96c7e18a4e67bMD53ORIGINALFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf12744120https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/1/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf527669aef91c9da29d18dab74ec9267dMD51123456789/263472019-01-30 12:58:50.919oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26347Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T15:58:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
title A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
spellingShingle A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
Silva, Fábio Tavares da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES - PROFARTES
Ensino de Artes
Escola
História em quadrinhos
Oficina
Produção
title_short A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
title_full A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
title_fullStr A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
title_full_unstemmed A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
title_sort A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
author Silva, Fábio Tavares da
author_facet Silva, Fábio Tavares da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Corso, Aline
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pfutzenreuter, Edson do Prado
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Andruchak, Marcos Alberto
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio Tavares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Rogerio Júnior Correia
contributor_str_mv Tavares, Rogerio Júnior Correia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES - PROFARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES - PROFARTES
Ensino de Artes
Escola
História em quadrinhos
Oficina
Produção
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Artes
Escola
História em quadrinhos
Oficina
Produção
description Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-12T23:56:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-12T23:56:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Fábio Tavares da. A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347
identifier_str_mv SILVA, Fábio Tavares da. A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES - PROFARTES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/2/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/3/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/2/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/3/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/1/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be429b1d6ab0d4c7cc45fb3f05663b85
7948e4334837347685f96c7e18a4e67b
be429b1d6ab0d4c7cc45fb3f05663b85
7948e4334837347685f96c7e18a4e67b
527669aef91c9da29d18dab74ec9267d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833030651445248