A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio. |
id |
UFRN_ff38406a2c556d332e135acac349ba24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26347 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Fábio Tavares daCorso, AlinePfutzenreuter, Edson do PradoAndruchak, Marcos AlbertoTavares, Rogerio Júnior Correia2018-12-12T23:56:48Z2018-12-12T23:56:48Z2018-08-31SILVA, Fábio Tavares da. A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.This dissertation presents a study about comics and their possibilities arts teachin in high school. To achieve this, a survey and bibliographical analysis was carried out on the planning and execution of two actions with the teaching and learning of Comics in the Adauto Bezerra - Barbalha / Ceará High School. A workshop entitled "Reading and Production of Comic History at School" was held, as well as a set of classes during a two-month course in a first-year high school class. For the theoretical foundation and planning of the experiments we take as reference the studies of Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) and João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) among other authors dedicated to teaching arts, comics in education and comics in art education respectively. In the experiments, we first sought to bring the participants closer to the comics, stimulating them to develop their ability to read images by identifying and understanding the main elements that make up the visual language and the language of the comics in particular. The comics historywas contextualized and different modes of comic production were discussed and experimented, culminating in the production of visual narratives by the participants. The art classes in a regular class had the comics as content and object of teaching and learning seeking a practice that surpassed the use of comics only as a didactic tool. It concludes with this study, that it is still necessary to consolidate the understanding of comics as Art and its legitimate place as one of the contents of the teaching of Art. This work contributes to the constitution and consolidation of a way of seeing the HQ beyond mere entertainment, but also as an instrument of teaching and learning of Art, as well as a legitimate content to be learned in the classes of High school arts.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES - PROFARTESEnsino de ArtesEscolaHistória em quadrinhosOficinaProduçãoA leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Cearáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES - PROFARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain221443https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/2/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtbe429b1d6ab0d4c7cc45fb3f05663b85MD52THUMBNAILFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3143https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/3/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg7948e4334837347685f96c7e18a4e67bMD53TEXTFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain221443https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/2/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtbe429b1d6ab0d4c7cc45fb3f05663b85MD52THUMBNAILFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3143https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/3/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg7948e4334837347685f96c7e18a4e67bMD53ORIGINALFabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf12744120https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/1/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf527669aef91c9da29d18dab74ec9267dMD51123456789/263472019-01-30 12:58:50.919oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26347Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T15:58:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará |
title |
A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará |
spellingShingle |
A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará Silva, Fábio Tavares da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES - PROFARTES Ensino de Artes Escola História em quadrinhos Oficina Produção |
title_short |
A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará |
title_full |
A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará |
title_fullStr |
A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará |
title_full_unstemmed |
A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará |
title_sort |
A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará |
author |
Silva, Fábio Tavares da |
author_facet |
Silva, Fábio Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Corso, Aline |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pfutzenreuter, Edson do Prado |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Andruchak, Marcos Alberto |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fábio Tavares da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tavares, Rogerio Júnior Correia |
contributor_str_mv |
Tavares, Rogerio Júnior Correia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES - PROFARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES - PROFARTES Ensino de Artes Escola História em quadrinhos Oficina Produção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Artes Escola História em quadrinhos Oficina Produção |
description |
Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-12T23:56:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-12T23:56:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Fábio Tavares da. A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fábio Tavares da. A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES - PROFARTES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/2/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/3/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/2/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/3/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26347/1/FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be429b1d6ab0d4c7cc45fb3f05663b85 7948e4334837347685f96c7e18a4e67b be429b1d6ab0d4c7cc45fb3f05663b85 7948e4334837347685f96c7e18a4e67b 527669aef91c9da29d18dab74ec9267d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833030651445248 |