A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Flávia Maiara Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20976
Resumo: Este estudo teve por objetivo geral investigar os processos motivacionais dos participantes de um grupo de Teatro Musical sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação - TAD (RYAN; DECI, 2004; REEVE, 2006). Os pesquisadores Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b) afirmam que todos os indivíduos possuem uma propensão inclinada à autorregulação. Por esse motivo, a TAD analisa as razões pelas quais os indivíduos podem se envolver ou evitar participar de determinadas atividades, e adota um conceito de internalização que é representada por um continuum de autodeterminação, evidenciando os diferentes tipos de motivação previstos na miniteoria da integração organísmica. Os tipos de motivação podem ser identificados de acordo com o nível de autodeterminação dos indivíduos, através da satisfação de três necessidades psicológicas básicas: a necessidade de autonomia, a necessidade de competência e a necessidade de pertencimento. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e escolheu-se o estudo de entrevistas como estratégia de investigação, utilizando a entrevista semiestruturada como principal técnica de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com 12 participantes de um grupo de Teatro Musical de uma universidade do Estado Rio Grande do Norte, referida na pesquisa com o pseudônimo de Companhia Musicale. Os resultados apontam que a principal motivação dos alunos não era a intrínseca. Portanto, a motivação foi considerada complexa e multifacetada, pois os participantes passaram por internalização do comportamento dependendo das condições situacionais. As complexidades nas interações puderam promover a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos integrantes que apresentaram maior internalização dos comportamentos autodeterminados. Assim, os integrantes com maior desempenho nas tarefas foram os que internalizaram a importância e o valor das atividades. O estudo busca contribuir para futuras pesquisas e colaborar no sentido de perceber a importância de investigar e promover a motivação de alunos, professores, diretores, regentes, coordenadores e participantes de grupos artísticos em geral, trazendo esclarecimentos que ressaltam as contribuições e a importância que a motivação tem sobre o ensino, a aprendizagem musical e o envolvimento de participantes de grupos artísticos em diferentes atividades.
id UFRN_ff8cdd89da997d5bdad6f90999d41f16
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20976
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fagundes, Flávia Maiara Limahttp://lattes.cnpq.br/1119829401146865http://lattes.cnpq.br/4109841302196613Ribeiro, Giann Mendeshttp://lattes.cnpq.br/6979964853461193Grings , Ana Francisca Schneiderhttp://lattes.cnpq.br/0973081414147236Carvalho, Valéria Lázaro dehttp://lattes.cnpq.br/3105836389884284Santa Rosa, Amélia Martins Dias2016-07-19T17:30:28Z2016-07-19T17:30:28Z2015-12-08FAGUNDES, Flávia Maiara Lima. A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. 2015. 125f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20976porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMotivaçãoTeoria da AutodeterminaçãoTeatro musicalA motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEste estudo teve por objetivo geral investigar os processos motivacionais dos participantes de um grupo de Teatro Musical sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação - TAD (RYAN; DECI, 2004; REEVE, 2006). Os pesquisadores Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b) afirmam que todos os indivíduos possuem uma propensão inclinada à autorregulação. Por esse motivo, a TAD analisa as razões pelas quais os indivíduos podem se envolver ou evitar participar de determinadas atividades, e adota um conceito de internalização que é representada por um continuum de autodeterminação, evidenciando os diferentes tipos de motivação previstos na miniteoria da integração organísmica. Os tipos de motivação podem ser identificados de acordo com o nível de autodeterminação dos indivíduos, através da satisfação de três necessidades psicológicas básicas: a necessidade de autonomia, a necessidade de competência e a necessidade de pertencimento. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e escolheu-se o estudo de entrevistas como estratégia de investigação, utilizando a entrevista semiestruturada como principal técnica de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com 12 participantes de um grupo de Teatro Musical de uma universidade do Estado Rio Grande do Norte, referida na pesquisa com o pseudônimo de Companhia Musicale. Os resultados apontam que a principal motivação dos alunos não era a intrínseca. Portanto, a motivação foi considerada complexa e multifacetada, pois os participantes passaram por internalização do comportamento dependendo das condições situacionais. As complexidades nas interações puderam promover a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos integrantes que apresentaram maior internalização dos comportamentos autodeterminados. Assim, os integrantes com maior desempenho nas tarefas foram os que internalizaram a importância e o valor das atividades. O estudo busca contribuir para futuras pesquisas e colaborar no sentido de perceber a importância de investigar e promover a motivação de alunos, professores, diretores, regentes, coordenadores e participantes de grupos artísticos em geral, trazendo esclarecimentos que ressaltam as contribuições e a importância que a motivação tem sobre o ensino, a aprendizagem musical e o envolvimento de participantes de grupos artísticos em diferentes atividades.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdfapplication/pdf806358https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20976/1/FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdfebf30d0f5339c8c0af156ede81a0b1f8MD51TEXTFlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf.txtFlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain317046https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20976/6/FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf.txt668d9e55de9541940209a7c86b7f4dedMD56THUMBNAILFlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf.jpgFlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2361https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20976/7/FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf.jpgad082754b5ce13b2bb0dda25cbe55513MD57123456789/209762017-11-02 15:46:22.824oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20976Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T18:46:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
title A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
spellingShingle A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
Fagundes, Flávia Maiara Lima
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Motivação
Teoria da Autodeterminação
Teatro musical
title_short A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
title_full A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
title_fullStr A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
title_full_unstemmed A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
title_sort A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
author Fagundes, Flávia Maiara Lima
author_facet Fagundes, Flávia Maiara Lima
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1119829401146865
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4109841302196613
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Grings , Ana Francisca Schneider
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0973081414147236
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carvalho, Valéria Lázaro de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3105836389884284
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Flávia Maiara Lima
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ribeiro, Giann Mendes
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6979964853461193
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santa Rosa, Amélia Martins Dias
contributor_str_mv Ribeiro, Giann Mendes
Santa Rosa, Amélia Martins Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Motivação
Teoria da Autodeterminação
Teatro musical
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Teoria da Autodeterminação
Teatro musical
description Este estudo teve por objetivo geral investigar os processos motivacionais dos participantes de um grupo de Teatro Musical sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação - TAD (RYAN; DECI, 2004; REEVE, 2006). Os pesquisadores Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b) afirmam que todos os indivíduos possuem uma propensão inclinada à autorregulação. Por esse motivo, a TAD analisa as razões pelas quais os indivíduos podem se envolver ou evitar participar de determinadas atividades, e adota um conceito de internalização que é representada por um continuum de autodeterminação, evidenciando os diferentes tipos de motivação previstos na miniteoria da integração organísmica. Os tipos de motivação podem ser identificados de acordo com o nível de autodeterminação dos indivíduos, através da satisfação de três necessidades psicológicas básicas: a necessidade de autonomia, a necessidade de competência e a necessidade de pertencimento. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e escolheu-se o estudo de entrevistas como estratégia de investigação, utilizando a entrevista semiestruturada como principal técnica de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com 12 participantes de um grupo de Teatro Musical de uma universidade do Estado Rio Grande do Norte, referida na pesquisa com o pseudônimo de Companhia Musicale. Os resultados apontam que a principal motivação dos alunos não era a intrínseca. Portanto, a motivação foi considerada complexa e multifacetada, pois os participantes passaram por internalização do comportamento dependendo das condições situacionais. As complexidades nas interações puderam promover a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos integrantes que apresentaram maior internalização dos comportamentos autodeterminados. Assim, os integrantes com maior desempenho nas tarefas foram os que internalizaram a importância e o valor das atividades. O estudo busca contribuir para futuras pesquisas e colaborar no sentido de perceber a importância de investigar e promover a motivação de alunos, professores, diretores, regentes, coordenadores e participantes de grupos artísticos em geral, trazendo esclarecimentos que ressaltam as contribuições e a importância que a motivação tem sobre o ensino, a aprendizagem musical e o envolvimento de participantes de grupos artísticos em diferentes atividades.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-19T17:30:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-19T17:30:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FAGUNDES, Flávia Maiara Lima. A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. 2015. 125f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20976
identifier_str_mv FAGUNDES, Flávia Maiara Lima. A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. 2015. 125f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20976/1/FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20976/6/FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20976/7/FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebf30d0f5339c8c0af156ede81a0b1f8
668d9e55de9541940209a7c86b7f4ded
ad082754b5ce13b2bb0dda25cbe55513
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777330142183424