Universalização de Serviços para Promoção da Cidadania Nas Perspectivas do Livro Verde e do Livro Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Juciene Pereira de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39756
Resumo: Diante do novo cenário mundial, as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) imprimem novas relações entre a economia e a sociedade. Torna-se necessário reconhecer as oportunidades e riscos oriundos dos novos recursos tecnológicos, reconhecendo a importância estratégica da Sociedade da Informação e do Conhecimento para criar iniciativas de assegurar que a "Nova Era" venha em benefício de todos. Em sintonia ao modelo de novo modo de produção do conhecimento, pode-se citar uma das soluções que estão sendo implantadas no Brasil para inseri-lo neste contexto: o Programa Sociedade da Informação (Soclnfo). Para se atingirem os objetivos da Sociedade da Informação e do Conhecimento, será necessário investir na universalização de serviços para formação da cidadania, como condição sine qua non para introduzir a sociedade brasileira na Era do Conhecimento. Compartilhando a responsabilidade entre Governo, Iniciativa Privada e Sociedade Civil, o Programa elaborou propostas de ações práticas e entregou à sociedade sob forma do Livro Verde e do Livro Branco. Nas perspectivas destes Livros, buscou-se analisar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, algumas ações que vislumbram a universalização de serviços. Dentre elas, a diminuição dos custos de conexão, acessibilidade à rede telefônica, capacitação específica e criação de telecentros, cibercafés, quiosques, cabines públicas, etc, para viabilizarem gratuitamente o acesso às Redes, em especial à Internet, e demais Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Porém, caso a sociedade não resolva questões essencialmente políticas - que são todos os entraves sociais existentes (pobreza e analfabetismo, por exemplo) - pode ser reproduzida uma nova estrutura social cada vez mais excludente e desigual, distanciando-se do ideal de transformar o Brasil numa sólida Sociedade da Informação e do Conhecimento.
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Em sintonia ao modelo de novo modo de produção do conhecimento, pode-se citar uma das soluções que estão sendo implantadas no Brasil para inseri-lo neste contexto: o Programa Sociedade da Informação (Soclnfo). Para se atingirem os objetivos da Sociedade da Informação e do Conhecimento, será necessário investir na universalização de serviços para formação da cidadania, como condição sine qua non para introduzir a sociedade brasileira na Era do Conhecimento. Compartilhando a responsabilidade entre Governo, Iniciativa Privada e Sociedade Civil, o Programa elaborou propostas de ações práticas e entregou à sociedade sob forma do Livro Verde e do Livro Branco. Nas perspectivas destes Livros, buscou-se analisar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, algumas ações que vislumbram a universalização de serviços. Dentre elas, a diminuição dos custos de conexão, acessibilidade à rede telefônica, capacitação específica e criação de telecentros, cibercafés, quiosques, cabines públicas, etc, para viabilizarem gratuitamente o acesso às Redes, em especial à Internet, e demais Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). 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