Desempenho das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues em fase de alfabetização
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32196 |
Resumo: | Introdução: A aquisição da língua acontece por meio da interação da criançacom seus familiares e a sociedade e o desenvolvimento neurobiológico. Este estudo, é composto por três artigos científicos: o primeiro uma revisão da literatura e os demais, estudos originais, por meio da avaliação das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues. Objetivo: verificar o desempenho no processamento fonológico, vocabulário, consciência sintática e leitura de crianças bilíngues em fase de alfabetização. Método: Para o estudo 1, foi utilizada revisão integrativa da literatura e, para os estudos 2 e 3 trata-se de estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado com estudantes do 1° ao 5° do ensino fundamental. Os participantes do estudo 2 foram 10 crianças para o grupo de bilíngues e 5 de crianças monolíngues do 1º ano do ensino fundamental. No estudo 3 participaram 32 crianças, divididos em: G1: cinco crianças do 1° ano; G2: cinco crianças do 2° ano; G3: oito crianças do 3° ano; G4: cinco crianças do 4° ano; G5: nove crianças do 5° ano. As crianças foram avaliadas na língua portuguesa nas habilidades de consciência fonológica, memória operacional fonológica, nomeação automática rápida, vocabulário, consciência sintática e leitura. Resultados: No estudo 2 foram encontradas diferenças significativas na consciência fonológica (fonêmica e total), nomeação automática rápida (objetos), e leitura de pseudopalavras entre o grupo monolíngue e bilíngue, com melhor desempenho para os bilíngues ingleses. No estudo 3, notou-se que as crianças de maiorescolaridade apresentaram melhor desempenho em todas as habilidades avaliadas.Conclusão: a exposição a uma segunda língua de forma sequencial torna as crianças mais suscetíveis aos sons da língua, apresentando benefícios no desenvolvimento de habilidades preditoras de leitura que repercutem positivamenteno na alfabetização. |
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Objetivo: verificar o desempenho no processamento fonológico, vocabulário, consciência sintática e leitura de crianças bilíngues em fase de alfabetização. Método: Para o estudo 1, foi utilizada revisão integrativa da literatura e, para os estudos 2 e 3 trata-se de estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado com estudantes do 1° ao 5° do ensino fundamental. Os participantes do estudo 2 foram 10 crianças para o grupo de bilíngues e 5 de crianças monolíngues do 1º ano do ensino fundamental. No estudo 3 participaram 32 crianças, divididos em: G1: cinco crianças do 1° ano; G2: cinco crianças do 2° ano; G3: oito crianças do 3° ano; G4: cinco crianças do 4° ano; G5: nove crianças do 5° ano. As crianças foram avaliadas na língua portuguesa nas habilidades de consciência fonológica, memória operacional fonológica, nomeação automática rápida, vocabulário, consciência sintática e leitura. Resultados: No estudo 2 foram encontradas diferenças significativas na consciência fonológica (fonêmica e total), nomeação automática rápida (objetos), e leitura de pseudopalavras entre o grupo monolíngue e bilíngue, com melhor desempenho para os bilíngues ingleses. No estudo 3, notou-se que as crianças de maiorescolaridade apresentaram melhor desempenho em todas as habilidades avaliadas.Conclusão: a exposição a uma segunda língua de forma sequencial torna as crianças mais suscetíveis aos sons da língua, apresentando benefícios no desenvolvimento de habilidades preditoras de leitura que repercutem positivamenteno na alfabetização.Introduction: The acquisition of the language happens through the interaction of the child with his/her family members and the society and the neurobiological development. This study is composed of three scientific articles: the first one a literature review and the others, original studies, through the evaluation of language and metalinguistic abilities in bilingual children. Objective: to verify the performance in phonological processing, vocabulary, syntactic awareness and reading of bilingual children in the literacy phase. Method: For study 1, an integrative literature review was used, and for studies 2 and 3 it was a transversal, descriptive and quantitative study, carried out withstudents from 1st to 5th grade. The participants of study 2 were 10 children forthe bilingual group and 5 for the monolingual children from the 1st year of elementary school. In study 3 32 children participated, divided into: G1: five 1st grade children; G2: five 2nd grade children; G3: eight 3rd grade children; G4: five 4th grade children; G5: nine 5th grade children. The children were evaluated in the Portuguese language in phonological awareness skills, phonological operating memory, fast automatic naming, vocabulary, syntacticawareness, and reading. Results: In study 2 significant differences were found in phonological awareness (phonemic and total), rapid automatic naming (objects), and pseudoword reading between the monolingual and bilingual group, with better performance for English bilinguals. In study 3, it was noted that children with higher schooling performed better in all skills assessed. Conclusion: the exposure to a second language in a sequential way makes the children more susceptible to the sounds of the language, presenting benefits in the development of predictor reading skills that have a positive impact on literacy.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq2022-03-20Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilAprendizagemBilinguismoLinguagem infantilLeituraFonoaudiologiaDesempenho das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues em fase de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDesempenhohabilidadeslinguisticas_Medeiros_2020.pdf.txtDesempenhohabilidadeslinguisticas_Medeiros_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain167509https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32196/2/Desempenhohabilidadeslinguisticas_Medeiros_2020.pdf.txt76af378728d2bf66bd265720eea34d3bMD52THUMBNAILDesempenhohabilidadeslinguisticas_Medeiros_2020.pdf.jpgDesempenhohabilidadeslinguisticas_Medeiros_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32196/3/Desempenhohabilidadeslinguisticas_Medeiros_2020.pdf.jpg892645b908d262dd6b8a87dc664d9fc5MD53ORIGINALDesempenhohabilidadeslinguisticas_Medeiros_2020.pdfapplication/pdf1535397https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32196/1/Desempenhohabilidadeslinguisticas_Medeiros_2020.pdf6db5933f8c88be6ce0f1c6def37d731bMD51123456789/321962024-03-19 01:05:24.86oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32196Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:05:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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