Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Kássia Fernanda Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo, Kleyton Domingos de, Almeida, Maria Raquel de, Tudury, Eduardo Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Medicina Veterinária (Recife. Online)
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3063
Resumo: A anestesia intra-articular na medicina veterinária é uma prática recente e usada para alívio da dor em cirurgias artroscópicas, entretanto uso para o diagnóstico de claudicação na clínica médica de cães é infrequente. A técnica pode ser realizada em qualquer articulação como forma de localizar a fonte da claudicação. Nesta pesquisa foram avaliados 20 animais, os quais foram identificados claudicando por dois avaliadores veterinários, visualmente e por meio de filmagem (normal e “slow motion”), antes e após a administração intra-articular de ropivacaína 0,5% na dose de 0,5mg/kg. Com 48 h, sete e 30 dias após a administração não foram verificados a ocorrência de agravamento da claudicação assim como efeitos sistêmicos indesejáveis. Os resultados permitem sugerir que a anestesia intra-articular oferece a possibilidade de determinar que o problema é situado numa única articulação, assim como além de haver uma articulação afetada outras articulações ou estruturas não passíveis de anestesia intra-articular podem estar afetadas. Em 10 animais (50%), o diagnóstico final correspondeu ao da pré-anestesia intra-articular, em cinco confirmou-se a suspeita inicial, mas foi identificada outra afecção concomitante e em três casos houve mudança de diagnóstico. Conclui-se que a ropivacaína quando administrada em cães pela via intra-articular nessa dosagem não tem efeitos deletérios e funciona como método de diagnóstico seguro e eficiente para localizar a fonte da claudicação nesses pacientes.
id UFRPE-2_ddda1db2504f2d99644823a434847d90
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/3063
network_acronym_str UFRPE-2
network_name_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cãesCaninosarticulaçãodorortopediaanestésico local.A anestesia intra-articular na medicina veterinária é uma prática recente e usada para alívio da dor em cirurgias artroscópicas, entretanto uso para o diagnóstico de claudicação na clínica médica de cães é infrequente. A técnica pode ser realizada em qualquer articulação como forma de localizar a fonte da claudicação. Nesta pesquisa foram avaliados 20 animais, os quais foram identificados claudicando por dois avaliadores veterinários, visualmente e por meio de filmagem (normal e “slow motion”), antes e após a administração intra-articular de ropivacaína 0,5% na dose de 0,5mg/kg. Com 48 h, sete e 30 dias após a administração não foram verificados a ocorrência de agravamento da claudicação assim como efeitos sistêmicos indesejáveis. Os resultados permitem sugerir que a anestesia intra-articular oferece a possibilidade de determinar que o problema é situado numa única articulação, assim como além de haver uma articulação afetada outras articulações ou estruturas não passíveis de anestesia intra-articular podem estar afetadas. Em 10 animais (50%), o diagnóstico final correspondeu ao da pré-anestesia intra-articular, em cinco confirmou-se a suspeita inicial, mas foi identificada outra afecção concomitante e em três casos houve mudança de diagnóstico. Conclui-se que a ropivacaína quando administrada em cães pela via intra-articular nessa dosagem não tem efeitos deletérios e funciona como método de diagnóstico seguro e eficiente para localizar a fonte da claudicação nesses pacientes.MEDICINA VETERINÁRIA2020-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/306310.26605/medvet-v13n2-3063Medicina Veterinária; v. 13 n. 2 (2019); 173-1792675-66171809-467810.26605/medvet-v13n2reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3063/482483344Copyright (c) 2020 Medicina Veterinária (UFRPE)info:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, Kássia Fernanda AraújoMelo, Kleyton Domingos deAlmeida, Maria Raquel deTudury, Eduardo Alberto2020-04-08T09:35:16Zoai:ojs.10.0.7.8:article/3063Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/PUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/oairevmedvet@ufrpe.br1809-46782675-6617opendoar:2020-04-08T09:35:16Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cães
title Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cães
spellingShingle Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cães
Damasceno, Kássia Fernanda Araújo
Caninos
articulação
dor
ortopedia
anestésico local.
title_short Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cães
title_full Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cães
title_fullStr Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cães
title_full_unstemmed Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cães
title_sort Anestesia intra-articular com ropivacaína para diagnóstico de claudicação em cães
author Damasceno, Kássia Fernanda Araújo
author_facet Damasceno, Kássia Fernanda Araújo
Melo, Kleyton Domingos de
Almeida, Maria Raquel de
Tudury, Eduardo Alberto
author_role author
author2 Melo, Kleyton Domingos de
Almeida, Maria Raquel de
Tudury, Eduardo Alberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Kássia Fernanda Araújo
Melo, Kleyton Domingos de
Almeida, Maria Raquel de
Tudury, Eduardo Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Caninos
articulação
dor
ortopedia
anestésico local.
topic Caninos
articulação
dor
ortopedia
anestésico local.
description A anestesia intra-articular na medicina veterinária é uma prática recente e usada para alívio da dor em cirurgias artroscópicas, entretanto uso para o diagnóstico de claudicação na clínica médica de cães é infrequente. A técnica pode ser realizada em qualquer articulação como forma de localizar a fonte da claudicação. Nesta pesquisa foram avaliados 20 animais, os quais foram identificados claudicando por dois avaliadores veterinários, visualmente e por meio de filmagem (normal e “slow motion”), antes e após a administração intra-articular de ropivacaína 0,5% na dose de 0,5mg/kg. Com 48 h, sete e 30 dias após a administração não foram verificados a ocorrência de agravamento da claudicação assim como efeitos sistêmicos indesejáveis. Os resultados permitem sugerir que a anestesia intra-articular oferece a possibilidade de determinar que o problema é situado numa única articulação, assim como além de haver uma articulação afetada outras articulações ou estruturas não passíveis de anestesia intra-articular podem estar afetadas. Em 10 animais (50%), o diagnóstico final correspondeu ao da pré-anestesia intra-articular, em cinco confirmou-se a suspeita inicial, mas foi identificada outra afecção concomitante e em três casos houve mudança de diagnóstico. Conclui-se que a ropivacaína quando administrada em cães pela via intra-articular nessa dosagem não tem efeitos deletérios e funciona como método de diagnóstico seguro e eficiente para localizar a fonte da claudicação nesses pacientes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3063
10.26605/medvet-v13n2-3063
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3063
identifier_str_mv 10.26605/medvet-v13n2-3063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3063/482483344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Medicina Veterinária (UFRPE)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Medicina Veterinária (UFRPE)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
dc.source.none.fl_str_mv Medicina Veterinária; v. 13 n. 2 (2019); 173-179
2675-6617
1809-4678
10.26605/medvet-v13n2
reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
collection Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv revmedvet@ufrpe.br
_version_ 1806552251442921472