A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Janine Ameku
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Imperador, Adriana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geama
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5065
Resumo: O desafio de alimentar a população crescente e ao mesmo tempo conservar os recursos naturais é uma problemática ambiental contemporânea, visto que a forma moderna hegemônica altamente industrializada tem causado prejuízos aos ecossistemas e à saúde humana. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo bibliográfico sobre os marcos legais da agricultura alternativa e analisar os obstáculos da transição agroecológica em alcançar o tripé do desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto. Embora exista diferentes visões e correntes filosóficas da agroecologia, a legislação brasileira a equipara com a agricultura orgânica e traz o entendimento da transição agroecológica como um processo gradual de mudança de práticas e de manejo de base ecológica. A agricultura quando praticada segundo os princípios da agroecologia tem o potencial de transformar as realidades rurais, aportar a segurança alimentar e nutricional, além de manter a fertilidade do solo. O desafio da agricultura sustentável é a superação dos custos iniciais da conversão dos agroecossistemas e o acesso sistemático à assistência técnica capacitada. Estas limitações podem ser enfrentadas com a articulação de redes de apoio entre produtores ecológicos e consumidores reflexivos que promove o espaço de diálogo de saberes e a politização do consumo alimentar. A utilização de ferramentas de avaliação do nível de transição agroecológica pode auxiliar no reconhecimento das oportunidades, nas adequações normativas e no desenvolvimento de tecnologias sociais que vão de encontro a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
id UFRPE-3_aa4fcc84bae651fc0d767b348dc0a942
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/5065
network_acronym_str UFRPE-3
network_name_str Revista Geama
repository_id_str
spelling A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentávelSistemas alimentaresAgricultura orgânicaAgroecologiaEstado da arteO desafio de alimentar a população crescente e ao mesmo tempo conservar os recursos naturais é uma problemática ambiental contemporânea, visto que a forma moderna hegemônica altamente industrializada tem causado prejuízos aos ecossistemas e à saúde humana. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo bibliográfico sobre os marcos legais da agricultura alternativa e analisar os obstáculos da transição agroecológica em alcançar o tripé do desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto. Embora exista diferentes visões e correntes filosóficas da agroecologia, a legislação brasileira a equipara com a agricultura orgânica e traz o entendimento da transição agroecológica como um processo gradual de mudança de práticas e de manejo de base ecológica. A agricultura quando praticada segundo os princípios da agroecologia tem o potencial de transformar as realidades rurais, aportar a segurança alimentar e nutricional, além de manter a fertilidade do solo. O desafio da agricultura sustentável é a superação dos custos iniciais da conversão dos agroecossistemas e o acesso sistemático à assistência técnica capacitada. Estas limitações podem ser enfrentadas com a articulação de redes de apoio entre produtores ecológicos e consumidores reflexivos que promove o espaço de diálogo de saberes e a politização do consumo alimentar. A utilização de ferramentas de avaliação do nível de transição agroecológica pode auxiliar no reconhecimento das oportunidades, nas adequações normativas e no desenvolvimento de tecnologias sociais que vão de encontro a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.Geama Journal - Environmental SciencesRevista Geama2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5065Geama Journal - Environmental Sciences; Vol. 8 No. 3 (2022): Revista GEAMA; 5-14Revista Geama; v. 8 n. 3 (2022): Revista GEAMA; 5-142447-0740reponame:Revista Geamainstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5065/482484784Copyright (c) 2022 Revista Geamahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Janine AmekuImperador, Adriana Maria2022-12-28T12:22:56Zoai:ojs.10.0.7.8:article/5065Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geamaPUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/oaijosemachado@ufrpe.br2447-07402447-0740opendoar:2022-12-28T12:22:56Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável
title A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável
spellingShingle A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável
Neves, Janine Ameku
Sistemas alimentares
Agricultura orgânica
Agroecologia
Estado da arte
title_short A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável
title_full A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável
title_fullStr A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável
title_full_unstemmed A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável
title_sort A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável
author Neves, Janine Ameku
author_facet Neves, Janine Ameku
Imperador, Adriana Maria
author_role author
author2 Imperador, Adriana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Janine Ameku
Imperador, Adriana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas alimentares
Agricultura orgânica
Agroecologia
Estado da arte
topic Sistemas alimentares
Agricultura orgânica
Agroecologia
Estado da arte
description O desafio de alimentar a população crescente e ao mesmo tempo conservar os recursos naturais é uma problemática ambiental contemporânea, visto que a forma moderna hegemônica altamente industrializada tem causado prejuízos aos ecossistemas e à saúde humana. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo bibliográfico sobre os marcos legais da agricultura alternativa e analisar os obstáculos da transição agroecológica em alcançar o tripé do desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto. Embora exista diferentes visões e correntes filosóficas da agroecologia, a legislação brasileira a equipara com a agricultura orgânica e traz o entendimento da transição agroecológica como um processo gradual de mudança de práticas e de manejo de base ecológica. A agricultura quando praticada segundo os princípios da agroecologia tem o potencial de transformar as realidades rurais, aportar a segurança alimentar e nutricional, além de manter a fertilidade do solo. O desafio da agricultura sustentável é a superação dos custos iniciais da conversão dos agroecossistemas e o acesso sistemático à assistência técnica capacitada. Estas limitações podem ser enfrentadas com a articulação de redes de apoio entre produtores ecológicos e consumidores reflexivos que promove o espaço de diálogo de saberes e a politização do consumo alimentar. A utilização de ferramentas de avaliação do nível de transição agroecológica pode auxiliar no reconhecimento das oportunidades, nas adequações normativas e no desenvolvimento de tecnologias sociais que vão de encontro a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5065
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5065/482484784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Geama
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Geama
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
dc.source.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences; Vol. 8 No. 3 (2022): Revista GEAMA; 5-14
Revista Geama; v. 8 n. 3 (2022): Revista GEAMA; 5-14
2447-0740
reponame:Revista Geama
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Revista Geama
collection Revista Geama
repository.name.fl_str_mv Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv josemachado@ufrpe.br
_version_ 1809218600789082112