Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Carneiro, Gabriela
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Olimpio do Nascimento, Juliana, Mota França dos Santos, Lucas, Barbosa Pragana, Rossanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geama
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5479
Resumo: A geração descomedida e o tratamento final inadequado dos resíduos sólidos urbanos constituem um dos maiores problemas ambientais da sociedade moderna. Em vista desse cenário e do cumprimento aos parâmetros propostos pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a compostagem doméstica surge como alternativa para remediar esta problemática. A prática consiste na utilização dos resíduos orgânicos residenciais para produção de fertilizante composto em pequena escala. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a condução e a eficiência da produção de composto orgânico em composteira doméstica. Os resíduos orgânicos domésticos foram acumulados diariamente na composteira, juntamente com o componente seco (folhas, pó de serra e composto orgânico). As composteiras domésticas foram confeccionadas com recipientes com capacidade de 20 litros. Durante o processo, foram monitoradas a temperatura, umidade e aeração. Para identificar a eficiência do processo e a qualidade do composto, foram realizadas análises de pH, Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N. A partir desse experimento, conclui-se que a compostagem doméstica é uma alternativa para destinação dos resíduos orgânicos gerados em ambientes domésticos, pois as análises químicas indicaram que o pH ficou entre 7,1 e 7,9; o tratamento com pó de serra apresentou 18,25% de carbono; os tratamentos com pó de serra e com folhas apresentaram o nitrogênio acima de 0,5% e a relação C/N dos tratamentos com folha e composto orgânico ficaram abaixo de 20/1, resultados dentro das faixas preconizadas na  Instrução Normativa SDA N° 61/2020, para estes parâmetros.
id UFRPE-3_c71de5683944c6d45b2eb979d8f82ccc
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/5479
network_acronym_str UFRPE-3
network_name_str Revista Geama
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica CompostagemResíduos orgânicosResíduos urbanosResíduos domésticosResíduos sólidosTratamento de resíduosA geração descomedida e o tratamento final inadequado dos resíduos sólidos urbanos constituem um dos maiores problemas ambientais da sociedade moderna. Em vista desse cenário e do cumprimento aos parâmetros propostos pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a compostagem doméstica surge como alternativa para remediar esta problemática. A prática consiste na utilização dos resíduos orgânicos residenciais para produção de fertilizante composto em pequena escala. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a condução e a eficiência da produção de composto orgânico em composteira doméstica. Os resíduos orgânicos domésticos foram acumulados diariamente na composteira, juntamente com o componente seco (folhas, pó de serra e composto orgânico). As composteiras domésticas foram confeccionadas com recipientes com capacidade de 20 litros. Durante o processo, foram monitoradas a temperatura, umidade e aeração. Para identificar a eficiência do processo e a qualidade do composto, foram realizadas análises de pH, Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N. A partir desse experimento, conclui-se que a compostagem doméstica é uma alternativa para destinação dos resíduos orgânicos gerados em ambientes domésticos, pois as análises químicas indicaram que o pH ficou entre 7,1 e 7,9; o tratamento com pó de serra apresentou 18,25% de carbono; os tratamentos com pó de serra e com folhas apresentaram o nitrogênio acima de 0,5% e a relação C/N dos tratamentos com folha e composto orgânico ficaram abaixo de 20/1, resultados dentro das faixas preconizadas na  Instrução Normativa SDA N° 61/2020, para estes parâmetros.Geama Journal - Environmental SciencesRevista Geama2024-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5479Geama Journal - Environmental Sciences; Vol. 10 No. 1 (2024): Revista GEAMA; 20-27Revista Geama; v. 10 n. 1 (2024): Revista GEAMA; 20-272447-0740reponame:Revista Geamainstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5479/482485249Copyright (c) 2024 Revista Geamahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Carneiro, GabrielaOlimpio do Nascimento, JulianaMota França dos Santos, LucasBarbosa Pragana, Rossanna2024-04-25T15:31:59Zoai:ojs.10.0.7.8:article/5479Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geamaPUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/oaijosemachado@ufrpe.br2447-07402447-0740opendoar:2024-04-25T15:31:59Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica
title Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica
spellingShingle Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica
Oliveira Carneiro, Gabriela
Compostagem
Resíduos orgânicos
Resíduos urbanos
Resíduos domésticos
Resíduos sólidos
Tratamento de resíduos
title_short Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica
title_full Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica
title_fullStr Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica
title_sort Avaliação da qualidade do composto orgânico produzido por meio de compostagem doméstica
author Oliveira Carneiro, Gabriela
author_facet Oliveira Carneiro, Gabriela
Olimpio do Nascimento, Juliana
Mota França dos Santos, Lucas
Barbosa Pragana, Rossanna
author_role author
author2 Olimpio do Nascimento, Juliana
Mota França dos Santos, Lucas
Barbosa Pragana, Rossanna
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Carneiro, Gabriela
Olimpio do Nascimento, Juliana
Mota França dos Santos, Lucas
Barbosa Pragana, Rossanna
dc.subject.por.fl_str_mv Compostagem
Resíduos orgânicos
Resíduos urbanos
Resíduos domésticos
Resíduos sólidos
Tratamento de resíduos
topic Compostagem
Resíduos orgânicos
Resíduos urbanos
Resíduos domésticos
Resíduos sólidos
Tratamento de resíduos
description A geração descomedida e o tratamento final inadequado dos resíduos sólidos urbanos constituem um dos maiores problemas ambientais da sociedade moderna. Em vista desse cenário e do cumprimento aos parâmetros propostos pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a compostagem doméstica surge como alternativa para remediar esta problemática. A prática consiste na utilização dos resíduos orgânicos residenciais para produção de fertilizante composto em pequena escala. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a condução e a eficiência da produção de composto orgânico em composteira doméstica. Os resíduos orgânicos domésticos foram acumulados diariamente na composteira, juntamente com o componente seco (folhas, pó de serra e composto orgânico). As composteiras domésticas foram confeccionadas com recipientes com capacidade de 20 litros. Durante o processo, foram monitoradas a temperatura, umidade e aeração. Para identificar a eficiência do processo e a qualidade do composto, foram realizadas análises de pH, Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N. A partir desse experimento, conclui-se que a compostagem doméstica é uma alternativa para destinação dos resíduos orgânicos gerados em ambientes domésticos, pois as análises químicas indicaram que o pH ficou entre 7,1 e 7,9; o tratamento com pó de serra apresentou 18,25% de carbono; os tratamentos com pó de serra e com folhas apresentaram o nitrogênio acima de 0,5% e a relação C/N dos tratamentos com folha e composto orgânico ficaram abaixo de 20/1, resultados dentro das faixas preconizadas na  Instrução Normativa SDA N° 61/2020, para estes parâmetros.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5479
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5479/482485249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Geama
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Geama
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
dc.source.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences; Vol. 10 No. 1 (2024): Revista GEAMA; 20-27
Revista Geama; v. 10 n. 1 (2024): Revista GEAMA; 20-27
2447-0740
reponame:Revista Geama
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Revista Geama
collection Revista Geama
repository.name.fl_str_mv Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv josemachado@ufrpe.br
_version_ 1809218600820539392