Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Thiago Luiz de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5509
Resumo: Objetivamos, nesse artigo, analisar dois jogos digitais brasileiros, Banzo e Mandinga, que levam o jogador a vivenciar diferentes cenários de uma sociedade escravista. Partindo da perspectiva que eles põem em jogo valores e significados importantes para o reconhecimento cultural e identitário de sujeitos ainda invisibilizados nos conteúdos históricos escolares, analisaremos a importância de ambos como uma ferramenta lúdica para produção do conhecimento histórico. A metodologia que vamos aplicar neste artigo está baseada na proposta de Giacomoni (2013) para quem o jogo configura um recurso pedagógico para construção do ensino e aprendizagem criativos da história.
id UFRPE_01dd91f34f00e35fe0d0ef702650ba13
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5509
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e MandingaJogos digitaisEscravidãoIdentidade racialHistória culturalObjetivamos, nesse artigo, analisar dois jogos digitais brasileiros, Banzo e Mandinga, que levam o jogador a vivenciar diferentes cenários de uma sociedade escravista. Partindo da perspectiva que eles põem em jogo valores e significados importantes para o reconhecimento cultural e identitário de sujeitos ainda invisibilizados nos conteúdos históricos escolares, analisaremos a importância de ambos como uma ferramenta lúdica para produção do conhecimento histórico. A metodologia que vamos aplicar neste artigo está baseada na proposta de Giacomoni (2013) para quem o jogo configura um recurso pedagógico para construção do ensino e aprendizagem criativos da história.In this article, we aim to analyze two Brazilian digital games, Banzo and Mandinga, which lead the player to experience different scenarios of a slave society. Starting from the perspective that they bring into play important values and meanings for the cultural and identity recognition of subjects still invisible in school historical contents, we will analyze the importance of both as a playful tool for the production of historical knowledge. The methodology that we are going to apply in this article is based on the proposal of Giacomoni (2013) for whom the game configures a pedagogical resource for the construction of creative teaching and learning of history.BrasilBarbosa, Lúcia Falcãohttp://lattes.cnpq.br/6391891459731710http://lattes.cnpq.br/5667594441132627Leão, Thiago Luiz de Souza2024-01-26T14:05:00Z2024-01-26T14:05:00Z2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfLEÃO, Thiago Luiz de Souza. Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5509porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-26T14:05:05Zoai:dspace:123456789/5509Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-26T14:05:05Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
title Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
spellingShingle Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
Leão, Thiago Luiz de Souza
Jogos digitais
Escravidão
Identidade racial
História cultural
title_short Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
title_full Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
title_fullStr Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
title_full_unstemmed Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
title_sort Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
author Leão, Thiago Luiz de Souza
author_facet Leão, Thiago Luiz de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Lúcia Falcão
http://lattes.cnpq.br/6391891459731710
http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Thiago Luiz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Escravidão
Identidade racial
História cultural
topic Jogos digitais
Escravidão
Identidade racial
História cultural
description Objetivamos, nesse artigo, analisar dois jogos digitais brasileiros, Banzo e Mandinga, que levam o jogador a vivenciar diferentes cenários de uma sociedade escravista. Partindo da perspectiva que eles põem em jogo valores e significados importantes para o reconhecimento cultural e identitário de sujeitos ainda invisibilizados nos conteúdos históricos escolares, analisaremos a importância de ambos como uma ferramenta lúdica para produção do conhecimento histórico. A metodologia que vamos aplicar neste artigo está baseada na proposta de Giacomoni (2013) para quem o jogo configura um recurso pedagógico para construção do ensino e aprendizagem criativos da história.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21
2024-01-26T14:05:00Z
2024-01-26T14:05:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEÃO, Thiago Luiz de Souza. Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5509
identifier_str_mv LEÃO, Thiago Luiz de Souza. Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277148677013504