O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gilvana Myrelly de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2260
Resumo: O livro didático representa para muitoso principal meio de acesso à cultura letrada por parte de professores e alunos. O uso desse material é comum na maioria das escolas brasileiras e,por muitas vezes, tem condicionado a ação docente. Considerando,então,a importância atribuída a esse recurso e o seu lugar de destaque nas salas de aula, buscamos estudos referentes ao Livro Didático, ao ensino da língua materna, ao currículo e àavaliação do SAEPE. Efetuada as leituras, averiguamos de que modo a coleção didática de Língua Portuguesa do Ensino Médio selecionada trata os descritorespresentes na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco-SAEPE. Partindo da comparação dos itens encontrados na avaliação às questões utilizadas no livro didático, podemos refletir sobre as limitações do manual escolar ao trabalhar os conteúdos cobrados no referido exame.Asavaliações em larga escalaproporcionam a gestão e redes escolares,os indicadores de desempenho como mais um componente para conhecer e reconhecer as suas realidades e, sendo assim,ter subsídios para estipular metas mais nítidas e especificar prioridades numa possível intervenção. A partir dos resultados, constatou-se que o material pedagógicotraz todos os descritores da prova;noentanto,a abordagem difere da empregada no teste, sendo apresentados de maneira implícita e integrados às atividades das seções dos capítulos.
id UFRPE_050a1226d9d2986bd3540cf37830c95d
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2260
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médioLíngua portuguesaLivros didáticosAprendizagemEnsinoO livro didático representa para muitoso principal meio de acesso à cultura letrada por parte de professores e alunos. O uso desse material é comum na maioria das escolas brasileiras e,por muitas vezes, tem condicionado a ação docente. Considerando,então,a importância atribuída a esse recurso e o seu lugar de destaque nas salas de aula, buscamos estudos referentes ao Livro Didático, ao ensino da língua materna, ao currículo e àavaliação do SAEPE. Efetuada as leituras, averiguamos de que modo a coleção didática de Língua Portuguesa do Ensino Médio selecionada trata os descritorespresentes na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco-SAEPE. Partindo da comparação dos itens encontrados na avaliação às questões utilizadas no livro didático, podemos refletir sobre as limitações do manual escolar ao trabalhar os conteúdos cobrados no referido exame.Asavaliações em larga escalaproporcionam a gestão e redes escolares,os indicadores de desempenho como mais um componente para conhecer e reconhecer as suas realidades e, sendo assim,ter subsídios para estipular metas mais nítidas e especificar prioridades numa possível intervenção. A partir dos resultados, constatou-se que o material pedagógicotraz todos os descritores da prova;noentanto,a abordagem difere da empregada no teste, sendo apresentados de maneira implícita e integrados às atividades das seções dos capítulos.BrasilLuna, Ewerton Ávila dos Anjoshttp://lattes.cnpq.br/0006920146090205http://lattes.cnpq.br/0502123155013190Barbosa, Gilvana Myrelly de Lima2020-04-29T17:05:14Z2020-04-29T17:05:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis21 f.application/pdfBARBOSA, Gilvana Myrelly de Lima. O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2260porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-04T20:58:17Zoai:dspace:123456789/2260Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-04T20:58:17Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio
title O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio
spellingShingle O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio
Barbosa, Gilvana Myrelly de Lima
Língua portuguesa
Livros didáticos
Aprendizagem
Ensino
title_short O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio
title_full O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio
title_fullStr O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio
title_full_unstemmed O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio
title_sort O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio
author Barbosa, Gilvana Myrelly de Lima
author_facet Barbosa, Gilvana Myrelly de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
http://lattes.cnpq.br/0006920146090205
http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Gilvana Myrelly de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Livros didáticos
Aprendizagem
Ensino
topic Língua portuguesa
Livros didáticos
Aprendizagem
Ensino
description O livro didático representa para muitoso principal meio de acesso à cultura letrada por parte de professores e alunos. O uso desse material é comum na maioria das escolas brasileiras e,por muitas vezes, tem condicionado a ação docente. Considerando,então,a importância atribuída a esse recurso e o seu lugar de destaque nas salas de aula, buscamos estudos referentes ao Livro Didático, ao ensino da língua materna, ao currículo e àavaliação do SAEPE. Efetuada as leituras, averiguamos de que modo a coleção didática de Língua Portuguesa do Ensino Médio selecionada trata os descritorespresentes na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco-SAEPE. Partindo da comparação dos itens encontrados na avaliação às questões utilizadas no livro didático, podemos refletir sobre as limitações do manual escolar ao trabalhar os conteúdos cobrados no referido exame.Asavaliações em larga escalaproporcionam a gestão e redes escolares,os indicadores de desempenho como mais um componente para conhecer e reconhecer as suas realidades e, sendo assim,ter subsídios para estipular metas mais nítidas e especificar prioridades numa possível intervenção. A partir dos resultados, constatou-se que o material pedagógicotraz todos os descritores da prova;noentanto,a abordagem difere da empregada no teste, sendo apresentados de maneira implícita e integrados às atividades das seções dos capítulos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-29T17:05:14Z
2020-04-29T17:05:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Gilvana Myrelly de Lima. O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2260
identifier_str_mv BARBOSA, Gilvana Myrelly de Lima. O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277163203985408