O trato com o conhecimento na Educação Física nas turmas de educação de jovens e adultos em escolas públicas de Pernambuco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Crislaine Cintia da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4061
Resumo: No ensino para a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Física se apresenta como um dos componentes curriculares obrigatórios. Porém, em alguns casos, isso não é efetivado na prática. Uma das justificativas para tal são os critérios impostos pela Lei nº10.793, de 01/12/2003, que permite a facultatividade da prática em casos nos quais frequentemente se enquadram estudantes da EJA, por suas características. Diante disso, surgiu a problemática a ser investigada: como se dá o trato com o conhecimento na Educação Física em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas de Pernambuco? Para responder a esta questão, buscou-se enquanto objetivo geral analisar o trato com o conhecimento na Educação Física em turmas de EJA nas escolas públicas de Pernambuco. Seus objetivos específicos foram: verificar como ocorre a seleção, organização e sistematização do conhecimento na disciplina Educação Física em escolas públicas de Pernambuco; caracterizar o ensino da Educação Física nas turmas de EJA nas escolas públicas estaduais. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de campo, com utilização de entrevistas e observações de aulas para coleta dos dados. Como método científico, houve uma aproximação do materialismo dialético. Para a análise dos dados, foi realizada a técnica da Análise de Conteúdo Categorial por Temática. Tais dados serão discutidos à luz da pedagogia histórico-crítica como teoria do conhecimento. Concluiu-se que a seleção dos conteúdos na EJA se dá a partir, principalmente, do uso dos Parâmetros Curriculares do estado de Pernambuco como orientação da prática pedagógica. A organização se mostra complexa diante da realidade das condições escolares, como por exemplo, precarização da infraestrutura e o perfil discente que se caracteriza pela heterogeneidade. Para superar tais condições, a sistematização dos conteúdos é pautada pela adoção de aulas, em sua maioria, expositivas dialogadas com utilização do jogo, dando ênfase em temáticas sobre saúde e qualidade de vida. Diante dos inúmeros obstáculos com os quais os professores e estudantes convivem ao longo do processo de escolarização, ressaltamos a necessidade de uma articulação entre professor, escola e demais membros da comunidade escolar na busca de soluções destas questões, visando o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
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Seus objetivos específicos foram: verificar como ocorre a seleção, organização e sistematização do conhecimento na disciplina Educação Física em escolas públicas de Pernambuco; caracterizar o ensino da Educação Física nas turmas de EJA nas escolas públicas estaduais. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de campo, com utilização de entrevistas e observações de aulas para coleta dos dados. Como método científico, houve uma aproximação do materialismo dialético. Para a análise dos dados, foi realizada a técnica da Análise de Conteúdo Categorial por Temática. Tais dados serão discutidos à luz da pedagogia histórico-crítica como teoria do conhecimento. Concluiu-se que a seleção dos conteúdos na EJA se dá a partir, principalmente, do uso dos Parâmetros Curriculares do estado de Pernambuco como orientação da prática pedagógica. A organização se mostra complexa diante da realidade das condições escolares, como por exemplo, precarização da infraestrutura e o perfil discente que se caracteriza pela heterogeneidade. Para superar tais condições, a sistematização dos conteúdos é pautada pela adoção de aulas, em sua maioria, expositivas dialogadas com utilização do jogo, dando ênfase em temáticas sobre saúde e qualidade de vida. Diante dos inúmeros obstáculos com os quais os professores e estudantes convivem ao longo do processo de escolarização, ressaltamos a necessidade de uma articulação entre professor, escola e demais membros da comunidade escolar na busca de soluções destas questões, visando o aperfeiçoamento da prática pedagógica.In Education of Youngsters and Adults (EJA in Portuguese), Physical Education is one of the mandatory curricular components, but in some cases this is not materialized. One of the reasons for this is Law No. 10,793, from December, 1st, 2003, that makes the school subject optional for students who meet the criteria brought by the law, what usually happen to EJA students. Therefore, the problem to be investigated arose: how is knowledge dealt with in Physical Education in Education of Young and Adults (EJA) classes in public schools in Pernambuco? To answer this problem, the general objective was to analyze the dealing with knowledge in Physical Education in classes of EJA in public schools in Pernambuco. The specific objectives were: to verify how selection, organization and systematization of knowledge happen in Physical Education in EJA classes in public schools in Pernambuco; characterize the teaching of Physical Education in EJA in public schools. The research was characterized by a qualitative, descriptive and field approach, using interviews and classroom observations to collect data. As a scientific method, there was an approximation of dialectical materialism. For data analysis, the technique of Categorical Content Analysis by Theme was performed. Data will be discussed using the historical-critical pedagogy as knowledge theory. It was concluded that the selection of the contents in EJA is based mainly on the use of the Curriculum Parameters for the state of Pernambuco as an orientation to the pedagogical practice. The organization is complex in view of the reality of school conditions, such as the precariousness of infrastructure and the student profile that is characterized by heterogeneity. To overcome such conditions, the systematization of content is guided by the adoption of classes, mostly expositive and dialogued with the use of the game, emphasizing topics about health and quality of life. In view of the numerous obstacles with which teachers and students must deal throughout the schooling process, we emphasize the need for articulation between teachers, school and other members of the school community in the search for solutions to these issues, aiming at the improvement of pedagogical practice.OutrosBrasilTorres Lima, Ricardo Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/3886572057296123http://lattes.cnpq.br/0128873517491860Silva, Crislaine Cintia da2023-03-02T21:09:53Z2023-03-02T21:09:53Z2020-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfSilva, Crislaine Cintia da. O trato com o conhecimento na Educação Física nas turmas de educação de jovens e adultos em escolas públicas de Pernambuco. 2020. 68 f. 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