O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deitos, Fernanda Nunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103316
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar algumas das aprendizagens possíveis a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto de trabalho envolvendo o jornal como fonte de conhecimento. A problemática da pesquisa surgiu da experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, embasada em Minayo (1994), e centrou-se na análise do Diário de Classe e relatório final, produzidos durante o estágio. A análise dos dados contidos nesses documentos foi dividida em três categorias: jornal como material reflexivo e questionador, fundamentado nos estudos de Faria (2003) sobre a relevância deste material em sala de aula; a aprendizagem e o caminho para entendê-la, analisada a partir dos estudos de Moura (1999) e Ferreiro (2001) sobre a formação dos conceitos; e o letramento e a reflexão crítica da realidade, através dos estudos de Kleiman (2012), Tfouni (1995) e Street (2010) discutindo o letramento e Freire (2006) trazendo a leitura de mundo. As análises realizadas apontam que o jornal foi um instrumento significativo para as aprendizagens em todas as áreas de conhecimento dos alunos, ainda desenvolvendo as habilidades e competências em relação à oralidade, escrita e leitura crítica da realidade, visto que este material faz parte do cotidiano, agregando valor social e cultural aos que dele se utilizam.
id UFRGS-2_42f14a5efaf6deadb03372a20cd19f01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103316
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Deitos, Fernanda NunesComerlato, Denise Maria2014-09-17T02:11:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/103316000936255O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar algumas das aprendizagens possíveis a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto de trabalho envolvendo o jornal como fonte de conhecimento. A problemática da pesquisa surgiu da experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, embasada em Minayo (1994), e centrou-se na análise do Diário de Classe e relatório final, produzidos durante o estágio. A análise dos dados contidos nesses documentos foi dividida em três categorias: jornal como material reflexivo e questionador, fundamentado nos estudos de Faria (2003) sobre a relevância deste material em sala de aula; a aprendizagem e o caminho para entendê-la, analisada a partir dos estudos de Moura (1999) e Ferreiro (2001) sobre a formação dos conceitos; e o letramento e a reflexão crítica da realidade, através dos estudos de Kleiman (2012), Tfouni (1995) e Street (2010) discutindo o letramento e Freire (2006) trazendo a leitura de mundo. As análises realizadas apontam que o jornal foi um instrumento significativo para as aprendizagens em todas as áreas de conhecimento dos alunos, ainda desenvolvendo as habilidades e competências em relação à oralidade, escrita e leitura crítica da realidade, visto que este material faz parte do cotidiano, agregando valor social e cultural aos que dele se utilizam.application/pdfporEducação de jovens e adultosJornalPrática pedagógicaO jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936255.pdf000936255.pdfTexto completoapplication/pdf484055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/1/000936255.pdf6c817c404b540ed2b547ce2d9da25eeaMD51TEXT000936255.pdf.txt000936255.pdf.txtExtracted Texttext/plain91890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/2/000936255.pdf.txt4a3c4455afe114656188d12a0e07f7e8MD52THUMBNAIL000936255.pdf.jpg000936255.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/3/000936255.pdf.jpge6e3b75ba121fc11dd135bb3796057a1MD5310183/1033162018-10-24 08:52:25.299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
title O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
spellingShingle O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
Deitos, Fernanda Nunes
Educação de jovens e adultos
Jornal
Prática pedagógica
title_short O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
title_full O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
title_fullStr O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
title_full_unstemmed O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
title_sort O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
author Deitos, Fernanda Nunes
author_facet Deitos, Fernanda Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deitos, Fernanda Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlato, Denise Maria
contributor_str_mv Comerlato, Denise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Jornal
Prática pedagógica
topic Educação de jovens e adultos
Jornal
Prática pedagógica
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar algumas das aprendizagens possíveis a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto de trabalho envolvendo o jornal como fonte de conhecimento. A problemática da pesquisa surgiu da experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, embasada em Minayo (1994), e centrou-se na análise do Diário de Classe e relatório final, produzidos durante o estágio. A análise dos dados contidos nesses documentos foi dividida em três categorias: jornal como material reflexivo e questionador, fundamentado nos estudos de Faria (2003) sobre a relevância deste material em sala de aula; a aprendizagem e o caminho para entendê-la, analisada a partir dos estudos de Moura (1999) e Ferreiro (2001) sobre a formação dos conceitos; e o letramento e a reflexão crítica da realidade, através dos estudos de Kleiman (2012), Tfouni (1995) e Street (2010) discutindo o letramento e Freire (2006) trazendo a leitura de mundo. As análises realizadas apontam que o jornal foi um instrumento significativo para as aprendizagens em todas as áreas de conhecimento dos alunos, ainda desenvolvendo as habilidades e competências em relação à oralidade, escrita e leitura crítica da realidade, visto que este material faz parte do cotidiano, agregando valor social e cultural aos que dele se utilizam.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:11:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103316
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000936255
url http://hdl.handle.net/10183/103316
identifier_str_mv 000936255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/1/000936255.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/2/000936255.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/3/000936255.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c817c404b540ed2b547ce2d9da25eea
4a3c4455afe114656188d12a0e07f7e8
e6e3b75ba121fc11dd135bb3796057a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224472590548992