O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103316 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar algumas das aprendizagens possíveis a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto de trabalho envolvendo o jornal como fonte de conhecimento. A problemática da pesquisa surgiu da experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, embasada em Minayo (1994), e centrou-se na análise do Diário de Classe e relatório final, produzidos durante o estágio. A análise dos dados contidos nesses documentos foi dividida em três categorias: jornal como material reflexivo e questionador, fundamentado nos estudos de Faria (2003) sobre a relevância deste material em sala de aula; a aprendizagem e o caminho para entendê-la, analisada a partir dos estudos de Moura (1999) e Ferreiro (2001) sobre a formação dos conceitos; e o letramento e a reflexão crítica da realidade, através dos estudos de Kleiman (2012), Tfouni (1995) e Street (2010) discutindo o letramento e Freire (2006) trazendo a leitura de mundo. As análises realizadas apontam que o jornal foi um instrumento significativo para as aprendizagens em todas as áreas de conhecimento dos alunos, ainda desenvolvendo as habilidades e competências em relação à oralidade, escrita e leitura crítica da realidade, visto que este material faz parte do cotidiano, agregando valor social e cultural aos que dele se utilizam. |
id |
UFRGS-2_42f14a5efaf6deadb03372a20cd19f01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103316 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Deitos, Fernanda NunesComerlato, Denise Maria2014-09-17T02:11:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/103316000936255O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar algumas das aprendizagens possíveis a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto de trabalho envolvendo o jornal como fonte de conhecimento. A problemática da pesquisa surgiu da experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, embasada em Minayo (1994), e centrou-se na análise do Diário de Classe e relatório final, produzidos durante o estágio. A análise dos dados contidos nesses documentos foi dividida em três categorias: jornal como material reflexivo e questionador, fundamentado nos estudos de Faria (2003) sobre a relevância deste material em sala de aula; a aprendizagem e o caminho para entendê-la, analisada a partir dos estudos de Moura (1999) e Ferreiro (2001) sobre a formação dos conceitos; e o letramento e a reflexão crítica da realidade, através dos estudos de Kleiman (2012), Tfouni (1995) e Street (2010) discutindo o letramento e Freire (2006) trazendo a leitura de mundo. As análises realizadas apontam que o jornal foi um instrumento significativo para as aprendizagens em todas as áreas de conhecimento dos alunos, ainda desenvolvendo as habilidades e competências em relação à oralidade, escrita e leitura crítica da realidade, visto que este material faz parte do cotidiano, agregando valor social e cultural aos que dele se utilizam.application/pdfporEducação de jovens e adultosJornalPrática pedagógicaO jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936255.pdf000936255.pdfTexto completoapplication/pdf484055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/1/000936255.pdf6c817c404b540ed2b547ce2d9da25eeaMD51TEXT000936255.pdf.txt000936255.pdf.txtExtracted Texttext/plain91890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/2/000936255.pdf.txt4a3c4455afe114656188d12a0e07f7e8MD52THUMBNAIL000936255.pdf.jpg000936255.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/3/000936255.pdf.jpge6e3b75ba121fc11dd135bb3796057a1MD5310183/1033162018-10-24 08:52:25.299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos |
title |
O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos |
spellingShingle |
O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos Deitos, Fernanda Nunes Educação de jovens e adultos Jornal Prática pedagógica |
title_short |
O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos |
title_full |
O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos |
title_fullStr |
O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos |
title_full_unstemmed |
O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos |
title_sort |
O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos |
author |
Deitos, Fernanda Nunes |
author_facet |
Deitos, Fernanda Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deitos, Fernanda Nunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Jornal Prática pedagógica |
topic |
Educação de jovens e adultos Jornal Prática pedagógica |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar algumas das aprendizagens possíveis a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto de trabalho envolvendo o jornal como fonte de conhecimento. A problemática da pesquisa surgiu da experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, embasada em Minayo (1994), e centrou-se na análise do Diário de Classe e relatório final, produzidos durante o estágio. A análise dos dados contidos nesses documentos foi dividida em três categorias: jornal como material reflexivo e questionador, fundamentado nos estudos de Faria (2003) sobre a relevância deste material em sala de aula; a aprendizagem e o caminho para entendê-la, analisada a partir dos estudos de Moura (1999) e Ferreiro (2001) sobre a formação dos conceitos; e o letramento e a reflexão crítica da realidade, através dos estudos de Kleiman (2012), Tfouni (1995) e Street (2010) discutindo o letramento e Freire (2006) trazendo a leitura de mundo. As análises realizadas apontam que o jornal foi um instrumento significativo para as aprendizagens em todas as áreas de conhecimento dos alunos, ainda desenvolvendo as habilidades e competências em relação à oralidade, escrita e leitura crítica da realidade, visto que este material faz parte do cotidiano, agregando valor social e cultural aos que dele se utilizam. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-17T02:11:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103316 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000936255 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103316 |
identifier_str_mv |
000936255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/1/000936255.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/2/000936255.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103316/3/000936255.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c817c404b540ed2b547ce2d9da25eea 4a3c4455afe114656188d12a0e07f7e8 e6e3b75ba121fc11dd135bb3796057a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224472590548992 |