Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Marilia de Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3138
Resumo: O presente estudo buscou reconhecer as contribuições do PIBID-UFRPE na formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, a partir dos egressos que participaram do Programa, e que estão atuando profissionalmente como docentes na área de educação física em escolas públicas ou privadas. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado no contexto de profundos ataques à educação, com a falta de investimentos, contínuos cortes orçamentários e o desmantelamento das políticas públicas. O PIBID está integrado à Licenciatura em Educação Física da UFRPE desde o ano de 2011, ano subsequente a criação do próprio curso. No percurso da pesquisa, realizamos uma análise do PPP do curso, do subprojeto do PIBIB-UFRPE-EF estabelecendo os nexos e relações com os princípios da ANFOPE. A pesquisa foi construída tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, valendo-se de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para egressos do curso que participaram do PIBID de 2011 à 2018. Para tratamento e análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo (SEVERINO, 2013). Com base nas respostas analisadas sobre as contribuições do PIBIB-UFRPE-EF na formação, encontramos: 1) consistência na base teórica sobre o conhecimento pedagógico e especifico; 2) a compreensão da relação indissociável entre teoria e prática; 3) a ampliação cultural dos egressos; 4) a compreensão da interdisciplinaridade; 5) a incorporação da pesquisa no seu processo de formação; 6) vivências de gestão democráticas na escola; 7) a compreensão do compromisso social e político com a docência e 8) reflexões sobre a profissão de professor(a) de educação física e condições de trabalho. Diante do exposto, reconhecemos assim a relevância do PIBIB-UFRPE-EF na formação inicial dos professores de educação física da UFRPE, considerando os nexos e relações com os pilares propostos pela ANFOPE subsidiando a construção do currículo do curso e contribuindo na atuação desses professores, consequentemente elevando a qualidade da educação básica brasileira.
id UFRPE_0ad6f5c22794efbc3c1a89665fd00ce9
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3138
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)Professores de educação físicaFormação profissionalBolsa de estudosO presente estudo buscou reconhecer as contribuições do PIBID-UFRPE na formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, a partir dos egressos que participaram do Programa, e que estão atuando profissionalmente como docentes na área de educação física em escolas públicas ou privadas. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado no contexto de profundos ataques à educação, com a falta de investimentos, contínuos cortes orçamentários e o desmantelamento das políticas públicas. O PIBID está integrado à Licenciatura em Educação Física da UFRPE desde o ano de 2011, ano subsequente a criação do próprio curso. No percurso da pesquisa, realizamos uma análise do PPP do curso, do subprojeto do PIBIB-UFRPE-EF estabelecendo os nexos e relações com os princípios da ANFOPE. A pesquisa foi construída tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, valendo-se de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para egressos do curso que participaram do PIBID de 2011 à 2018. Para tratamento e análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo (SEVERINO, 2013). Com base nas respostas analisadas sobre as contribuições do PIBIB-UFRPE-EF na formação, encontramos: 1) consistência na base teórica sobre o conhecimento pedagógico e especifico; 2) a compreensão da relação indissociável entre teoria e prática; 3) a ampliação cultural dos egressos; 4) a compreensão da interdisciplinaridade; 5) a incorporação da pesquisa no seu processo de formação; 6) vivências de gestão democráticas na escola; 7) a compreensão do compromisso social e político com a docência e 8) reflexões sobre a profissão de professor(a) de educação física e condições de trabalho. Diante do exposto, reconhecemos assim a relevância do PIBIB-UFRPE-EF na formação inicial dos professores de educação física da UFRPE, considerando os nexos e relações com os pilares propostos pela ANFOPE subsidiando a construção do currículo do curso e contribuindo na atuação desses professores, consequentemente elevando a qualidade da educação básica brasileira.The present study sought to recognize the contributions of the PIBID-UFRPE in the training of teachers of the Degree in Physical Education at UFRPE, from the graduates who participated in the Program, and who are working professionally as teachers in the area of education. physical education in public or private schools. We emphasize that the object of this research is situated in the context of deep attacks on education, with the lack of investments, continuous budget cuts and the dismantling of public policies. The PI-BID has been integrated into the Physical Education Degree at UFRPE since 2011, the year following the creation of the course itself. In the course of the research, we carried out an analysis of the PPP of the course, of the subproject of PIBIB-UFRPE-EF, establishing the links and relationships with the principles of ANFOPE. The research was built with the historical-dialectical materialism as a theoretical-methodological contribution, using a qualitative approach. As a data collection instrument, we used a questionnaire applied to course graduates who participated in the PIBID from 2011 to 2018. For data processing and analysis, we used content analysis (SEVERINO, 2013). Based on the answers analyzed on the contributions of PIBIB-UFRPE-EF in training, we found: 1) consistency in the theoretical basis on pedagogical and specific knowledge; 2) understanding the inseparable relationship between theory and practice; 3) the cultural expansion of graduates; 4) understanding of inter-disciplinarity; 5) the incorporation of research into their training process; 6) experiences of democratic management at school; 7) understanding of the social and political commitment to teaching and 8) reflections on the profession of physical education teacher and working conditions. In view of the above, we thus recognize the relevance of PIBIB-UFRPE-EF in the initial training of physical education teachers at UFRPE, considering the links and relationships with the pillars proposed by ANFOPE subsidizing the construction of the course curriculum and contributing to the performance of these teachers, consequently raising the quality of Brazilian basic education.OutrosBrasilFigueiredo, Erika Suruagy Assis dehttp://lattes.cnpq.br/2143270675331633http://lattes.cnpq.br/7362331844844663Viana, Marilia de Araújo2022-08-11T23:01:59Z2022-08-11T23:01:59Z2022-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfVIANA, Marilia de Araújo. Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018). 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3138poropenAccessAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-08-11T23:02:05Zoai:dspace:123456789/3138Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-08-11T23:02:05Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
title Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
spellingShingle Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
Viana, Marilia de Araújo
Professores de educação física
Formação profissional
Bolsa de estudos
title_short Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
title_full Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
title_fullStr Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
title_full_unstemmed Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
title_sort Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
author Viana, Marilia de Araújo
author_facet Viana, Marilia de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Erika Suruagy Assis de
http://lattes.cnpq.br/2143270675331633
http://lattes.cnpq.br/7362331844844663
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Marilia de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de educação física
Formação profissional
Bolsa de estudos
topic Professores de educação física
Formação profissional
Bolsa de estudos
description O presente estudo buscou reconhecer as contribuições do PIBID-UFRPE na formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, a partir dos egressos que participaram do Programa, e que estão atuando profissionalmente como docentes na área de educação física em escolas públicas ou privadas. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado no contexto de profundos ataques à educação, com a falta de investimentos, contínuos cortes orçamentários e o desmantelamento das políticas públicas. O PIBID está integrado à Licenciatura em Educação Física da UFRPE desde o ano de 2011, ano subsequente a criação do próprio curso. No percurso da pesquisa, realizamos uma análise do PPP do curso, do subprojeto do PIBIB-UFRPE-EF estabelecendo os nexos e relações com os princípios da ANFOPE. A pesquisa foi construída tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, valendo-se de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para egressos do curso que participaram do PIBID de 2011 à 2018. Para tratamento e análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo (SEVERINO, 2013). Com base nas respostas analisadas sobre as contribuições do PIBIB-UFRPE-EF na formação, encontramos: 1) consistência na base teórica sobre o conhecimento pedagógico e especifico; 2) a compreensão da relação indissociável entre teoria e prática; 3) a ampliação cultural dos egressos; 4) a compreensão da interdisciplinaridade; 5) a incorporação da pesquisa no seu processo de formação; 6) vivências de gestão democráticas na escola; 7) a compreensão do compromisso social e político com a docência e 8) reflexões sobre a profissão de professor(a) de educação física e condições de trabalho. Diante do exposto, reconhecemos assim a relevância do PIBIB-UFRPE-EF na formação inicial dos professores de educação física da UFRPE, considerando os nexos e relações com os pilares propostos pela ANFOPE subsidiando a construção do currículo do curso e contribuindo na atuação desses professores, consequentemente elevando a qualidade da educação básica brasileira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-11T23:01:59Z
2022-08-11T23:01:59Z
2022-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANA, Marilia de Araújo. Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018). 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3138
identifier_str_mv VIANA, Marilia de Araújo. Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018). 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277152219103232