Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Johnies Jaaziel Matias de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1648
Resumo: Este trabalho concentra-se na proposta e análise de uma sequência didática sobre a temática “Pilhas”. A sequência foi elaborada para o desenvolvimento do conteúdo de eletrólise para turmas de 2º ou 3º ano do ensino médio. A construção da sequência foi baseada no Ensino por Investigação. Foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) Elaboração da sequência didática com tema Pilhas, 2) Análise do processo de elaboração da sequência didática. Os resultados mostram que a estruturação da sequência didática apresenta características de Ensino por investigação e contemplam elementos das dimensões epistêmicas e pedagógicas. Avaliamos que essa sequência didática, por ter sua contextualização em um tema do cotidiano, permite que os alunos tenham uma participação mais ativa, gerando discussões e debates a partir de problemas, questionários e atividades experimentais. Por fim, essa sequência também faz com que houvesse uma sensibilização ambiental sobre o descarte incorreto das pilhas e os seus riscos.
id UFRPE_0da44c488bf8b2bd4b1f1c43d02966c2
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1648
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médioQuímica - Estudo e ensinoEletróliseEmpirismoEste trabalho concentra-se na proposta e análise de uma sequência didática sobre a temática “Pilhas”. A sequência foi elaborada para o desenvolvimento do conteúdo de eletrólise para turmas de 2º ou 3º ano do ensino médio. A construção da sequência foi baseada no Ensino por Investigação. Foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) Elaboração da sequência didática com tema Pilhas, 2) Análise do processo de elaboração da sequência didática. Os resultados mostram que a estruturação da sequência didática apresenta características de Ensino por investigação e contemplam elementos das dimensões epistêmicas e pedagógicas. Avaliamos que essa sequência didática, por ter sua contextualização em um tema do cotidiano, permite que os alunos tenham uma participação mais ativa, gerando discussões e debates a partir de problemas, questionários e atividades experimentais. Por fim, essa sequência também faz com que houvesse uma sensibilização ambiental sobre o descarte incorreto das pilhas e os seus riscos.This word focuses on the proposal and analyses of a didactic sequence on the theme “Battery”. The sequence was elaborated for the development of the electrolysis contends in class of the 2nd or 3 and year of high school. The following methodological procedure was adopted: 1) Development of the Didactic Sequence on the theme Battery, 2) Analysis of the process of elaboration of the didactic sequence. The results show that the structure of the didactic sequence present characteristics teaching through research and bring elements of the dimensions of the epistemic and pedagogical. We have evaluated that this didactic sequence, because its contextualization in a daily theme, allows the students to have a more active participation, generating discussions and debates based on problems, questionnaires and experimental activities. Finally, this sequence also leads to environmental awareness of the incorrect disposal of batteries and their risksBrasilFreitas, Kátia Cristina Silva dehttp://lattes.cnpq.br/1186652030834689http://lattes.cnpq.br/5859266863241551Oliveira, Johnies Jaaziel Matias de2019-11-14T20:12:04Z2019-11-14T20:12:04Z2019-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfOLIVEIRA, Johnies Jaaziel Matias de. Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1648porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-11-14T20:12:05Zoai:dspace:123456789/1648Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-11-14T20:12:05Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio
title Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio
spellingShingle Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio
Oliveira, Johnies Jaaziel Matias de
Química - Estudo e ensino
Eletrólise
Empirismo
title_short Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio
title_full Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio
title_fullStr Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio
title_sort Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio
author Oliveira, Johnies Jaaziel Matias de
author_facet Oliveira, Johnies Jaaziel Matias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Kátia Cristina Silva de
http://lattes.cnpq.br/1186652030834689
http://lattes.cnpq.br/5859266863241551
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Johnies Jaaziel Matias de
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Eletrólise
Empirismo
topic Química - Estudo e ensino
Eletrólise
Empirismo
description Este trabalho concentra-se na proposta e análise de uma sequência didática sobre a temática “Pilhas”. A sequência foi elaborada para o desenvolvimento do conteúdo de eletrólise para turmas de 2º ou 3º ano do ensino médio. A construção da sequência foi baseada no Ensino por Investigação. Foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) Elaboração da sequência didática com tema Pilhas, 2) Análise do processo de elaboração da sequência didática. Os resultados mostram que a estruturação da sequência didática apresenta características de Ensino por investigação e contemplam elementos das dimensões epistêmicas e pedagógicas. Avaliamos que essa sequência didática, por ter sua contextualização em um tema do cotidiano, permite que os alunos tenham uma participação mais ativa, gerando discussões e debates a partir de problemas, questionários e atividades experimentais. Por fim, essa sequência também faz com que houvesse uma sensibilização ambiental sobre o descarte incorreto das pilhas e os seus riscos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14T20:12:04Z
2019-11-14T20:12:04Z
2019-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Johnies Jaaziel Matias de. Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1648
identifier_str_mv OLIVEIRA, Johnies Jaaziel Matias de. Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277152348078080