A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Géssica Maria Duarte de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/689
Resumo: A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.
id UFRPE_103bad5d300f277071735e7a431b5127
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/689
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotoraEducação infantilEducação física para criançasDança na educaçãoDança para criançasCapacidade motora em criançasCrianças – DesenvolvimentoA Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.Dance, besides being a rich content of Physical Education (PE), is a field of knowledge that has as object of action the perception of corporeity and human movement. Its teaching-learning process requires opportunities to experience experiences that contribute to the development of capacities: motor, emotional, creative and cognitive. The specifics and generalities of Psychomotor Education (PE) applied in school PE classes, and especially in dealing with Dance content, bring a relevant expansion of the competences associated with child development, especially in the focus of this study, which takes the stage of Space-Time Structuring (TSE). In the search to instrumentalize PE with this relevant PE content, the following question arises: how can Dance content in school physical education contribute to children's PE in the TSE phase? The general objective of this research was to understand how the Dance can contribute in the Psychomotor Education of children, referring to TSE. By tracing a clipping in it, we identified which aspects of the child development phase focused on TSE; we classify the perception of the elements of space and time in the EP and; we investigated in the documents of the school PE the learning contributions of Dance content from the relation body-space-time. The literature review was chosen to characterize this research. This work attributes a qualitative nature of exploratory type that, through a critical and systematic analysis through its bibliographical survey and also through documentary analysis, was able to deepen us in the object of study in a multidimensional way. After understanding the process of developing TSE and how the Dance content of PE is organized in the official documents that guide its knowledge, we conclude that the Dance offers through its practice contributions to its body awareness, the maturation of its sensory-motor perceptions , that result in a favorable way in the development of the language, having as main medium the human movement. Thus revealing the irrefutable link between the contributions of Dance practice in school EF and psychomotor developmentBrasilPinho, Ana Flávia Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8857228Y2https://www.escavador.com/sobre/4451464/ana-flavia-araujo-pinhoSouza, Géssica Maria Duarte de2019-01-14T13:19:46Z2019-01-14T13:19:46Z20182019-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfSOUZA, Géssica Maria Duarte de. A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/689porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-02-01T14:09:40Zoai:dspace:123456789/689Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-02-01T14:09:40Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
title A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
spellingShingle A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
Souza, Géssica Maria Duarte de
Educação infantil
Educação física para crianças
Dança na educação
Dança para crianças
Capacidade motora em crianças
Crianças – Desenvolvimento
title_short A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
title_full A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
title_fullStr A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
title_full_unstemmed A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
title_sort A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
author Souza, Géssica Maria Duarte de
author_facet Souza, Géssica Maria Duarte de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Ana Flávia Araújo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8857228Y2
https://www.escavador.com/sobre/4451464/ana-flavia-araujo-pinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Géssica Maria Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação física para crianças
Dança na educação
Dança para crianças
Capacidade motora em crianças
Crianças – Desenvolvimento
topic Educação infantil
Educação física para crianças
Dança na educação
Dança para crianças
Capacidade motora em crianças
Crianças – Desenvolvimento
description A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-14T13:19:46Z
2019-01-14T13:19:46Z
2019-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Géssica Maria Duarte de. A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/689
identifier_str_mv SOUZA, Géssica Maria Duarte de. A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277169808965632