A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/689 |
Resumo: | A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor. |
id |
UFRPE_103bad5d300f277071735e7a431b5127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/689 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotoraEducação infantilEducação física para criançasDança na educaçãoDança para criançasCapacidade motora em criançasCrianças – DesenvolvimentoA Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.Dance, besides being a rich content of Physical Education (PE), is a field of knowledge that has as object of action the perception of corporeity and human movement. Its teaching-learning process requires opportunities to experience experiences that contribute to the development of capacities: motor, emotional, creative and cognitive. The specifics and generalities of Psychomotor Education (PE) applied in school PE classes, and especially in dealing with Dance content, bring a relevant expansion of the competences associated with child development, especially in the focus of this study, which takes the stage of Space-Time Structuring (TSE). In the search to instrumentalize PE with this relevant PE content, the following question arises: how can Dance content in school physical education contribute to children's PE in the TSE phase? The general objective of this research was to understand how the Dance can contribute in the Psychomotor Education of children, referring to TSE. By tracing a clipping in it, we identified which aspects of the child development phase focused on TSE; we classify the perception of the elements of space and time in the EP and; we investigated in the documents of the school PE the learning contributions of Dance content from the relation body-space-time. The literature review was chosen to characterize this research. This work attributes a qualitative nature of exploratory type that, through a critical and systematic analysis through its bibliographical survey and also through documentary analysis, was able to deepen us in the object of study in a multidimensional way. After understanding the process of developing TSE and how the Dance content of PE is organized in the official documents that guide its knowledge, we conclude that the Dance offers through its practice contributions to its body awareness, the maturation of its sensory-motor perceptions , that result in a favorable way in the development of the language, having as main medium the human movement. Thus revealing the irrefutable link between the contributions of Dance practice in school EF and psychomotor developmentBrasilPinho, Ana Flávia Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8857228Y2https://www.escavador.com/sobre/4451464/ana-flavia-araujo-pinhoSouza, Géssica Maria Duarte de2019-01-14T13:19:46Z2019-01-14T13:19:46Z20182019-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfSOUZA, Géssica Maria Duarte de. A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/689porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-02-01T14:09:40Zoai:dspace:123456789/689Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-02-01T14:09:40Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora |
title |
A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora |
spellingShingle |
A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora Souza, Géssica Maria Duarte de Educação infantil Educação física para crianças Dança na educação Dança para crianças Capacidade motora em crianças Crianças – Desenvolvimento |
title_short |
A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora |
title_full |
A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora |
title_fullStr |
A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora |
title_full_unstemmed |
A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora |
title_sort |
A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora |
author |
Souza, Géssica Maria Duarte de |
author_facet |
Souza, Géssica Maria Duarte de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinho, Ana Flávia Araújo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8857228Y2 https://www.escavador.com/sobre/4451464/ana-flavia-araujo-pinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Géssica Maria Duarte de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Educação física para crianças Dança na educação Dança para crianças Capacidade motora em crianças Crianças – Desenvolvimento |
topic |
Educação infantil Educação física para crianças Dança na educação Dança para crianças Capacidade motora em crianças Crianças – Desenvolvimento |
description |
A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-14T13:19:46Z 2019-01-14T13:19:46Z 2019-01-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Géssica Maria Duarte de. A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/689 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Géssica Maria Duarte de. A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
43 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277169808965632 |