Coreo-infâncias para dançar na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256664 |
Resumo: | Esta dissertação teve o objetivo de entender o controle corporal dos adultos sobre as crianças na escola e buscar caminhos para o planejamento e o desenvolvimento de uma prática pedagógica em dança, com crianças da Educação Infantil, que permitisse a exploração de movimentos, a brincadeira e as interações. Para tanto, a investigação utilizou a metodologia da pesquisa-ação, iniciando com a discussão teórica acerca dos coreopoliciamentos (Lepecki, 2011) na Educação Infantil e reconhecendo a rotina (Barbosa, 2000) e o acompanhamento adulto como camadas composicionais policialescas, que atuam na escola. Nesse sentido, indica-se a necessidade de mudança de olhar sobre as infâncias e as concepções de coreografia, para repensar os deslocamentos e interações das crianças na escola e nos encontros de arte. Por fim, estratégias de composição em dança contemporânea articulam-se com documentos referenciais da educação nacional, a fim de propor a uma turma de quatro anos, de uma escola pública de Educação Infantil do município de São Bernardo do Campo, dez encontros com enfoque na investigação do subeixo relações espaciais das temáticas da dança (Andrade, 2016), de forma que as investigações em dança pudessem ser coreo-infâncias (Costas; Xavier, 2023). Para além dos deslocamentos e de como podem ser realizados, outra problemática foi levantada junto às crianças: a necessidade da utilização de diferentes espaços e não apenas os internos. A partir do desenvolvimento da proposta prática, observou-se: a adoção de um novo procedimento para a decisão coletiva (professoras e crianças) do espaço dos encontros possibilitou que ocorressem majoritariamente em áreas externas da escola; a convivência entre brincadeiras dançadas propostas pela pesquisadora e brincadeiras paralelas sugeridas pelas crianças; a modificação realizada pelas crianças de brincadeiras dançadas propostas pela pesquisadora; a identificação das crianças com umas das propostas e o desejo de repeti-la; e a confluência entre o brincar e o dançar as relações espaciais. |
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Coreo-infâncias para dançar na educação infantilChoreo-childhoods for dancing in early childhood educationDança na educaçãoDança para criançasCoreografiaEducação de criançasEsta dissertação teve o objetivo de entender o controle corporal dos adultos sobre as crianças na escola e buscar caminhos para o planejamento e o desenvolvimento de uma prática pedagógica em dança, com crianças da Educação Infantil, que permitisse a exploração de movimentos, a brincadeira e as interações. Para tanto, a investigação utilizou a metodologia da pesquisa-ação, iniciando com a discussão teórica acerca dos coreopoliciamentos (Lepecki, 2011) na Educação Infantil e reconhecendo a rotina (Barbosa, 2000) e o acompanhamento adulto como camadas composicionais policialescas, que atuam na escola. Nesse sentido, indica-se a necessidade de mudança de olhar sobre as infâncias e as concepções de coreografia, para repensar os deslocamentos e interações das crianças na escola e nos encontros de arte. Por fim, estratégias de composição em dança contemporânea articulam-se com documentos referenciais da educação nacional, a fim de propor a uma turma de quatro anos, de uma escola pública de Educação Infantil do município de São Bernardo do Campo, dez encontros com enfoque na investigação do subeixo relações espaciais das temáticas da dança (Andrade, 2016), de forma que as investigações em dança pudessem ser coreo-infâncias (Costas; Xavier, 2023). Para além dos deslocamentos e de como podem ser realizados, outra problemática foi levantada junto às crianças: a necessidade da utilização de diferentes espaços e não apenas os internos. A partir do desenvolvimento da proposta prática, observou-se: a adoção de um novo procedimento para a decisão coletiva (professoras e crianças) do espaço dos encontros possibilitou que ocorressem majoritariamente em áreas externas da escola; a convivência entre brincadeiras dançadas propostas pela pesquisadora e brincadeiras paralelas sugeridas pelas crianças; a modificação realizada pelas crianças de brincadeiras dançadas propostas pela pesquisadora; a identificação das crianças com umas das propostas e o desejo de repeti-la; e a confluência entre o brincar e o dançar as relações espaciais.This dissertation aimed to understand the body control of adults over children at school and seek ways to plan and develop a pedagogical practice in dance, with children in Early Childhood Education, that would allow the exploration of movements, play and interactions. To this end, the investigation used the methodology of action research, starting with the theoretical discussion about choreopolicing (Lepecki, 2011) in Early Childhood Education and recognizing the routine (Barbosa, 2000) and adult monitoring as police compositional layers, which act in the school. In this sense, it indicates the need to change the way we look at childhoods and concepts of choreography, to rethink children's movements and interactions at school and at art meetings. Finally, composition strategies in contemporary dance are articulated with reference documents from national education, in order to propose to a four-year-old class, from a public Early Childhood Education school in the city of São Bernardo do Campo, ten meetings focusing on investigation of the spatial relations sub-axis of dance themes (Andrade, 2016), so that dance investigations could be choreographic-childhood (Costas; Xavier, 2023). In addition to displacements and how they can be carried out, another issue was raised with the children: the need to use different spaces and not just internal ones. From the development of the practical proposal, it was observed: the adoption of a new procedure for the collective decision (teachers and children) of the meeting space made it possible for them to occur mainly in areas outside the school; the coexistence between danced games proposed by the researcher and parallel games suggested by the children; the modification made by the children of danced games proposed by the researcher; the children's identification with one of the proposals and the desire to repeat it; and the confluence between playing and dancing and spatial relationships.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Carolina Romano de [UNESP]Silva, Júlia Matias [UNESP]2024-07-18T16:34:35Z2024-07-18T16:34:35Z2024-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Júlia Matias. Coreo-infâncias para dançar na educação infantil. Orientadora: Carolina Romano de Andrade. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25666441002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-19T06:06:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256664Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:25:12.877814Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta dissertação teve o objetivo de entender o controle corporal dos adultos sobre as crianças na escola e buscar caminhos para o planejamento e o desenvolvimento de uma prática pedagógica em dança, com crianças da Educação Infantil, que permitisse a exploração de movimentos, a brincadeira e as interações. Para tanto, a investigação utilizou a metodologia da pesquisa-ação, iniciando com a discussão teórica acerca dos coreopoliciamentos (Lepecki, 2011) na Educação Infantil e reconhecendo a rotina (Barbosa, 2000) e o acompanhamento adulto como camadas composicionais policialescas, que atuam na escola. Nesse sentido, indica-se a necessidade de mudança de olhar sobre as infâncias e as concepções de coreografia, para repensar os deslocamentos e interações das crianças na escola e nos encontros de arte. Por fim, estratégias de composição em dança contemporânea articulam-se com documentos referenciais da educação nacional, a fim de propor a uma turma de quatro anos, de uma escola pública de Educação Infantil do município de São Bernardo do Campo, dez encontros com enfoque na investigação do subeixo relações espaciais das temáticas da dança (Andrade, 2016), de forma que as investigações em dança pudessem ser coreo-infâncias (Costas; Xavier, 2023). Para além dos deslocamentos e de como podem ser realizados, outra problemática foi levantada junto às crianças: a necessidade da utilização de diferentes espaços e não apenas os internos. A partir do desenvolvimento da proposta prática, observou-se: a adoção de um novo procedimento para a decisão coletiva (professoras e crianças) do espaço dos encontros possibilitou que ocorressem majoritariamente em áreas externas da escola; a convivência entre brincadeiras dançadas propostas pela pesquisadora e brincadeiras paralelas sugeridas pelas crianças; a modificação realizada pelas crianças de brincadeiras dançadas propostas pela pesquisadora; a identificação das crianças com umas das propostas e o desejo de repeti-la; e a confluência entre o brincar e o dançar as relações espaciais. |
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