A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Pedro Ferreira Belo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/994
Resumo: O desenho é uma linguagem utilizada pelas crianças para manifestar de forma consciente ou inconsciente seus sentimentos e emoções, um instrumento repleto de imaginação, expressão e fantasias. Essa manifestação acontece principalmente durante a Educação Infantil, e que a partir dela, o docente pode interagir com as crianças contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens ou superando obstáculos que surgem no decorrer do ano letivo. Durante muito tempo o desenho foi considerado como um passatempo, algo para preencher horários vagos ou para distrair as crianças em casos de ausência de conteúdo programado/planejado. Hoje, cabe ao professor utilizar o desenho como instrumento para o desenvolvimento de atividades criativas e construtivas abandonando concepções antigas e oportunizar a aprendizagem a partir de atividades pedagógicas que consideram o desenho como suporte fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem.
id UFRPE_127691d378f068d22c6ca96cf7f9d39a
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/994
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantilArte na educaçãoEducação infantilPráticas pedagógicasDesenhoO desenho é uma linguagem utilizada pelas crianças para manifestar de forma consciente ou inconsciente seus sentimentos e emoções, um instrumento repleto de imaginação, expressão e fantasias. Essa manifestação acontece principalmente durante a Educação Infantil, e que a partir dela, o docente pode interagir com as crianças contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens ou superando obstáculos que surgem no decorrer do ano letivo. Durante muito tempo o desenho foi considerado como um passatempo, algo para preencher horários vagos ou para distrair as crianças em casos de ausência de conteúdo programado/planejado. Hoje, cabe ao professor utilizar o desenho como instrumento para o desenvolvimento de atividades criativas e construtivas abandonando concepções antigas e oportunizar a aprendizagem a partir de atividades pedagógicas que consideram o desenho como suporte fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem.BrasilBarza, Valéria Suely Simõeshttp://lattes.cnpq.br/2210851891677197http://lattes.cnpq.br/3592539163484527Teixeira, Pedro Ferreira Belo2019-05-13T15:04:49Z2019-05-13T15:04:49Z2018-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfTEIXEIRA, Pedro Ferreira Belo. A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas com o desenho na etapa final da educação infantil. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/994porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:19:51Zoai:dspace:123456789/994Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:19:51Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
title A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
spellingShingle A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
Teixeira, Pedro Ferreira Belo
Arte na educação
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Desenho
title_short A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
title_full A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
title_fullStr A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
title_full_unstemmed A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
title_sort A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
author Teixeira, Pedro Ferreira Belo
author_facet Teixeira, Pedro Ferreira Belo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barza, Valéria Suely Simões
http://lattes.cnpq.br/2210851891677197
http://lattes.cnpq.br/3592539163484527
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Pedro Ferreira Belo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Desenho
topic Arte na educação
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Desenho
description O desenho é uma linguagem utilizada pelas crianças para manifestar de forma consciente ou inconsciente seus sentimentos e emoções, um instrumento repleto de imaginação, expressão e fantasias. Essa manifestação acontece principalmente durante a Educação Infantil, e que a partir dela, o docente pode interagir com as crianças contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens ou superando obstáculos que surgem no decorrer do ano letivo. Durante muito tempo o desenho foi considerado como um passatempo, algo para preencher horários vagos ou para distrair as crianças em casos de ausência de conteúdo programado/planejado. Hoje, cabe ao professor utilizar o desenho como instrumento para o desenvolvimento de atividades criativas e construtivas abandonando concepções antigas e oportunizar a aprendizagem a partir de atividades pedagógicas que consideram o desenho como suporte fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
2019-05-13T15:04:49Z
2019-05-13T15:04:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Pedro Ferreira Belo. A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas com o desenho na etapa final da educação infantil. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/994
identifier_str_mv TEIXEIRA, Pedro Ferreira Belo. A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas com o desenho na etapa final da educação infantil. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277164545114112