O efeito da mudança no acompanhamento parental sobre a proficiência dos alunos da rede pública do Recife.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4617 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a possível influência da mudança do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos sobre o seu desempenho acadêmico. Utilizando os dados em painel extraídos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018), foi estimado o método de diferenças em diferenças, assim como o modelo de pareamento por escore de propensão, para analisar qual o possível efeito que a mudança da pessoa responsável pelo acompanhamento escolar dos filhos tem sobre as proficiências de português e matemática. Entre os resultados encontrados estão algumas evidências que a mudança do acompanhamento parental na vida escolar dos alunos, antes realizado pelos pais e posteriormente por outros parentes, apresenta um efeito negativo e significativo nas estimativas por MQO, implicando em uma influência negativa da variável no desempenho dos alunos. Porém, quando observado pelo método de diferenças em diferenças entre os grupos que foram tratados com a mudança e o grupo que não sofreu a alteração, o efeito não é significativo. Não sendo estaticamente significativo, para explicar possíveis mudanças das médias das proficiências de português e matemática entre os grupos. |
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