Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mikelly Alice Maria da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4308
Resumo: O trabalho analisou a relação da gestão do curso e inclusão dos alunos com deficiência do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além disso, buscou identificar a concepção da gestão do curso sobre a inclusão de alunos com deficiência, os caminhos de democratização, acesso, qualidade e permanência desses estudantes, bem como compreender os desafios sobre as perspectivas dos gestores em relação à inclusão dos alunos com deficiência no Ensino Superior. Por meio da revisão da literatura, procuramos construir o referencial teórico através de uma discussão que trouxe problematizações a respeito da inclusão na universidade. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa foi de cunho qualitativo e teve início com a fase exploratória, apreensão das informações por meio da análise documental sobre o PPC do curso e, para enriquecer a discussão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e com a auxiliar administrativa. A análise de Discurso foi utilizada como metodologia de tratamento das informações colhidas com a pesquisa.
id UFRPE_247a476ba61443942e0915acee3a1474
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4308
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.Educação inclusivaEstudantes com deficiênciaEnsino superior - GestãoO trabalho analisou a relação da gestão do curso e inclusão dos alunos com deficiência do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além disso, buscou identificar a concepção da gestão do curso sobre a inclusão de alunos com deficiência, os caminhos de democratização, acesso, qualidade e permanência desses estudantes, bem como compreender os desafios sobre as perspectivas dos gestores em relação à inclusão dos alunos com deficiência no Ensino Superior. Por meio da revisão da literatura, procuramos construir o referencial teórico através de uma discussão que trouxe problematizações a respeito da inclusão na universidade. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa foi de cunho qualitativo e teve início com a fase exploratória, apreensão das informações por meio da análise documental sobre o PPC do curso e, para enriquecer a discussão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e com a auxiliar administrativa. A análise de Discurso foi utilizada como metodologia de tratamento das informações colhidas com a pesquisa.The word analyzes the relationship between the management and inclusion of students wth disabilities at the higher education level presente in the degree course in pedagogy at the Federal Rural University of Pernambuco. In addition, it seeks to identify the conception of the management of such a course on the inclusion of students with disabilities, the paths of democratization, access, quality and permanence of these students, as well as to understand the challenges on the perspectives of managers regarding the inclusion of studentes with disabilities. Through a literature review, we sought to build the theoretical framework through a discussion that raises questions about inclusion in the university. To achieve the proposed objective, the research was a qualitative and began with the exploratory phase, gathering the information through document analysis on the PPC of the course and, to enrich the discussion, semi- tructured interviews were conducted with the coordinators and with the administrative assistant. Discourse analysis is used as a method for processing the information collected from the research.BrasilFerraz, Bruna Tarciliahttp://lattes.cnpq.br/9952739977827750http://lattes.cnpq.br/2100573722828366Silva, Mikelly Alice Maria da2023-03-31T20:03:41Z2023-03-31T20:03:41Z2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfSilva, Mikelly Alice Maria da. Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4308porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-31T20:03:49Zoai:dspace:123456789/4308Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-31T20:03:49Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.
title Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.
spellingShingle Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.
Silva, Mikelly Alice Maria da
Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Ensino superior - Gestão
title_short Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.
title_full Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.
title_fullStr Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.
title_full_unstemmed Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.
title_sort Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.
author Silva, Mikelly Alice Maria da
author_facet Silva, Mikelly Alice Maria da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Bruna Tarcilia
http://lattes.cnpq.br/9952739977827750
http://lattes.cnpq.br/2100573722828366
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mikelly Alice Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Ensino superior - Gestão
topic Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Ensino superior - Gestão
description O trabalho analisou a relação da gestão do curso e inclusão dos alunos com deficiência do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além disso, buscou identificar a concepção da gestão do curso sobre a inclusão de alunos com deficiência, os caminhos de democratização, acesso, qualidade e permanência desses estudantes, bem como compreender os desafios sobre as perspectivas dos gestores em relação à inclusão dos alunos com deficiência no Ensino Superior. Por meio da revisão da literatura, procuramos construir o referencial teórico através de uma discussão que trouxe problematizações a respeito da inclusão na universidade. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa foi de cunho qualitativo e teve início com a fase exploratória, apreensão das informações por meio da análise documental sobre o PPC do curso e, para enriquecer a discussão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e com a auxiliar administrativa. A análise de Discurso foi utilizada como metodologia de tratamento das informações colhidas com a pesquisa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
2023-03-31T20:03:41Z
2023-03-31T20:03:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Mikelly Alice Maria da. Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4308
identifier_str_mv Silva, Mikelly Alice Maria da. Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277152896483328