Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4581 |
Resumo: | Ao examinar a educação no Brasil, é notável uma disparidade na qualidade e no acesso educacional oferecido a diferentes grupos sociais. Este trabalho tem como objetivo investigar a posição do estado de Pernambuco em relação à equidade educacional, utilizando o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Nesse sentido, propõe-se uma análise dos resultados obtidos nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017, segmentando por nível socioeconômico, cor/raça e gênero, enfatizando o NSE, a fim de retratar o estado da desigualdade das mesorregiões do estado. Além disso, busca-se discutir as possíveis raízes dessa desigualdade por meio da análise de dados em painel. |
id |
UFRPE_24fe3183092abcb080315821e8fe700f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4581 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco.Igualdade na educaçãoAprendizagemIndicadores educacionaisPernambucoAo examinar a educação no Brasil, é notável uma disparidade na qualidade e no acesso educacional oferecido a diferentes grupos sociais. Este trabalho tem como objetivo investigar a posição do estado de Pernambuco em relação à equidade educacional, utilizando o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Nesse sentido, propõe-se uma análise dos resultados obtidos nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017, segmentando por nível socioeconômico, cor/raça e gênero, enfatizando o NSE, a fim de retratar o estado da desigualdade das mesorregiões do estado. Além disso, busca-se discutir as possíveis raízes dessa desigualdade por meio da análise de dados em painel.Investigating Brazil's educational system, it is evident that there is unequal access and quality of education provided to different social groups. This study seeks to explore the state of educational equity in the state of Pernambuco, utilizing the Indicator of Inequalities and Learning (IDeA) as a tool. Specifically, the study proposes an analysis of results obtained from 2011 to 2017, segmented by socioeconomic status, race/ethnicity, and gender, with an emphasis on NSE. This analysis will help to illustrate the extent of inequality across the mesoregions of the state. Furthermore, the study will examine possible underlying causes of this inequality through panel data analysis.BrasilGomes, Sônia Maria Fonseca Pereira Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9164994279562652http://lattes.cnpq.br/9795791528582607Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim2023-05-29T19:20:35Z2023-05-29T19:20:35Z2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfSilva, Déborah Cristina Saldanha Amorim. Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4581poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-29T19:22:45Zoai:dspace:123456789/4581Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-29T19:22:45Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. |
title |
Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. |
spellingShingle |
Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim Igualdade na educação Aprendizagem Indicadores educacionais Pernambuco |
title_short |
Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. |
title_full |
Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. |
title_fullStr |
Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. |
title_full_unstemmed |
Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. |
title_sort |
Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. |
author |
Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim |
author_facet |
Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Sônia Maria Fonseca Pereira Oliveira http://lattes.cnpq.br/9164994279562652 http://lattes.cnpq.br/9795791528582607 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igualdade na educação Aprendizagem Indicadores educacionais Pernambuco |
topic |
Igualdade na educação Aprendizagem Indicadores educacionais Pernambuco |
description |
Ao examinar a educação no Brasil, é notável uma disparidade na qualidade e no acesso educacional oferecido a diferentes grupos sociais. Este trabalho tem como objetivo investigar a posição do estado de Pernambuco em relação à equidade educacional, utilizando o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Nesse sentido, propõe-se uma análise dos resultados obtidos nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017, segmentando por nível socioeconômico, cor/raça e gênero, enfatizando o NSE, a fim de retratar o estado da desigualdade das mesorregiões do estado. Além disso, busca-se discutir as possíveis raízes dessa desigualdade por meio da análise de dados em painel. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29T19:20:35Z 2023-05-29T19:20:35Z 2023-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim. Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4581 |
identifier_str_mv |
Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim. Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277154188328960 |