Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lyandra Santos do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5511
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal investigar práticas de leitura que contribuam para o letramento de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ensino básico dos anos finais do EF. Utilizando uma metodologia de cunho bibliográfico e baseando-se em autores que desenvolvem estudos acerca da educação inclusiva, letramento e autismo, este trabalho apresenta discussões sobre o processo de inclusão, as principais características da pessoa autista, as dificuldades e limitações dos professores de língua portuguesa no processo de letramento com alunos autistas e possibilidades de métodos e práticas de leitura voltadas para esses alunos. A partir das reflexões realizadas sobre as características dos alunos autistas que interferem no desenvolvimento da leitura e construção de sentidos de um texto, concluiu-se que é necessária a adaptação do ambiente e do professor em relação ao seu método de ensino, assim como é importante obter conhecimentos sobre a forma como o estudante com TEA assimila o mundo.
id UFRPE_2e35df59254793978ee8302d8e888dbc
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5511
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.Crianças autistasLetramentoLeituraEducação inclusivaTranstornos do espectro autistaO presente trabalho tem como objetivo principal investigar práticas de leitura que contribuam para o letramento de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ensino básico dos anos finais do EF. Utilizando uma metodologia de cunho bibliográfico e baseando-se em autores que desenvolvem estudos acerca da educação inclusiva, letramento e autismo, este trabalho apresenta discussões sobre o processo de inclusão, as principais características da pessoa autista, as dificuldades e limitações dos professores de língua portuguesa no processo de letramento com alunos autistas e possibilidades de métodos e práticas de leitura voltadas para esses alunos. A partir das reflexões realizadas sobre as características dos alunos autistas que interferem no desenvolvimento da leitura e construção de sentidos de um texto, concluiu-se que é necessária a adaptação do ambiente e do professor em relação ao seu método de ensino, assim como é importante obter conhecimentos sobre a forma como o estudante com TEA assimila o mundo.El objetivo principal de este trabajo es investigar prácticas lectoras que contribuyan al letramento de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA), en educación básica de los Años Finales del EF. Utilizando una metodología bibliográfica y con base en autores que desarrollan estudios sobre educación inclusiva, alfabetización y autismo, este trabajo presenta discusiones sobre el proceso de inclusión, las principales características de la persona autista, las dificultades y limitaciones de los profesores de lengua portuguesa en el proceso del letramento con alumnos autistas y posibilidades de prácticas lectoras dirigidas a esos alumnos. A partir de reflexiones sobre las características de los alumnos autistas que interfieren en el desarrollo de la lectura y la construcción de sentido en un texto, se concluyó que es necesario adaptar el ambiente y el docente en relación a su método de enseñanza, tal como es importante adquirir conocimientos sobre cómo el alumno con TEA asimila el mundo.BrasilLima, Hérica Karina Cavalcanti dehttp://lattes.cnpq.br/2204521454618255http://lattes.cnpq.br/7078742576743942Nascimento, Lyandra Santos do2024-01-26T15:02:01Z2024-01-26T15:02:01Z2023-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis20 f.application/pdfNASCIMENTO, Lyandra Santos do. Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5511porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-26T15:02:04Zoai:dspace:123456789/5511Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-26T15:02:04Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.
title Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.
spellingShingle Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.
Nascimento, Lyandra Santos do
Crianças autistas
Letramento
Leitura
Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
title_short Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.
title_full Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.
title_fullStr Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.
title_full_unstemmed Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.
title_sort Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista.
author Nascimento, Lyandra Santos do
author_facet Nascimento, Lyandra Santos do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Hérica Karina Cavalcanti de
http://lattes.cnpq.br/2204521454618255
http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lyandra Santos do
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças autistas
Letramento
Leitura
Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
topic Crianças autistas
Letramento
Leitura
Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
description O presente trabalho tem como objetivo principal investigar práticas de leitura que contribuam para o letramento de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ensino básico dos anos finais do EF. Utilizando uma metodologia de cunho bibliográfico e baseando-se em autores que desenvolvem estudos acerca da educação inclusiva, letramento e autismo, este trabalho apresenta discussões sobre o processo de inclusão, as principais características da pessoa autista, as dificuldades e limitações dos professores de língua portuguesa no processo de letramento com alunos autistas e possibilidades de métodos e práticas de leitura voltadas para esses alunos. A partir das reflexões realizadas sobre as características dos alunos autistas que interferem no desenvolvimento da leitura e construção de sentidos de um texto, concluiu-se que é necessária a adaptação do ambiente e do professor em relação ao seu método de ensino, assim como é importante obter conhecimentos sobre a forma como o estudante com TEA assimila o mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-20
2024-01-26T15:02:01Z
2024-01-26T15:02:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Lyandra Santos do. Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5511
identifier_str_mv NASCIMENTO, Lyandra Santos do. Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120143217623040