Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jobson Albuquerque da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4364
Resumo: É por consequência do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que hoje, no século XXI, diversos caminhos podem ser criados a fim de possibilitar a construção do conhecimento em um contexto educacional. Os meios pelos quais os processos de ensino e aprendizagem são aplicados, outrora limitados a quatro paredes em um ensino tradicional e autoritário, vêm adquirindo cada vez mais espaço no mundo digital e isso reflete na ideia de ter um futuro ainda mais imerso a esse cenário. Os aplicativos para smartphones, por exemplo, já são realidades na educação e tanto professores quanto alunos vêm progredindo na sua utilização dentro e fora da sala de aula, viabilizando a aprendizagem móvel, característica bem relevante na era digital. Isto posto, este trabalho teve por finalidade desenvolver um aplicativo em realidade aumentada para o ensino dos conceitos de cinética química a fim de auxiliar, como recurso didático digital, nos processos educacionais. Para seu desenvolvimento foram buscados caminhos para uma capacitação básica na área de programação a fim de ampliar a visão e saber qual o melhor software para desenvolvimento do aplicativo em realidade aumenta (RA). Os softwares escolhidos para a ação foram o Unity e o Vuforia, uma vez que ambos permitem criar e associar mutuamente seus recursos como os assets gráficos, os marcadores a serem plotados por meio de suas coordenadas, além das operações como animação, associação de RA e por fim criação de aplicativos. Foram realizados testes iniciais com os softwares utilizados no trabalho culminando na produção de duas experiências em RA por meio de objetos gráficos da biblioteca da Unity servindo como ponto de partida para a construção do aplicativo como um todo. A proposta para o desenvolvimento do aplicativo em Realidade Aumentada se mostrou bastante interessante no que diz respeito à inovação para o ensino de Química, tal como o produto adquirido nesse processo, tendo potencial para se trabalhar em sala de aula tanto por professores quanto por alunos.
id UFRPE_2f86777f0c714c95c8ce922c39918758
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4364
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.Química - Estudo e ensinoCinética químicaAplicativos móveisSoftwareRealidade aumentadaTecnologia educacionalÉ por consequência do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que hoje, no século XXI, diversos caminhos podem ser criados a fim de possibilitar a construção do conhecimento em um contexto educacional. Os meios pelos quais os processos de ensino e aprendizagem são aplicados, outrora limitados a quatro paredes em um ensino tradicional e autoritário, vêm adquirindo cada vez mais espaço no mundo digital e isso reflete na ideia de ter um futuro ainda mais imerso a esse cenário. Os aplicativos para smartphones, por exemplo, já são realidades na educação e tanto professores quanto alunos vêm progredindo na sua utilização dentro e fora da sala de aula, viabilizando a aprendizagem móvel, característica bem relevante na era digital. Isto posto, este trabalho teve por finalidade desenvolver um aplicativo em realidade aumentada para o ensino dos conceitos de cinética química a fim de auxiliar, como recurso didático digital, nos processos educacionais. Para seu desenvolvimento foram buscados caminhos para uma capacitação básica na área de programação a fim de ampliar a visão e saber qual o melhor software para desenvolvimento do aplicativo em realidade aumenta (RA). Os softwares escolhidos para a ação foram o Unity e o Vuforia, uma vez que ambos permitem criar e associar mutuamente seus recursos como os assets gráficos, os marcadores a serem plotados por meio de suas coordenadas, além das operações como animação, associação de RA e por fim criação de aplicativos. Foram realizados testes iniciais com os softwares utilizados no trabalho culminando na produção de duas experiências em RA por meio de objetos gráficos da biblioteca da Unity servindo como ponto de partida para a construção do aplicativo como um todo. A proposta para o desenvolvimento do aplicativo em Realidade Aumentada se mostrou bastante interessante no que diz respeito à inovação para o ensino de Química, tal como o produto adquirido nesse processo, tendo potencial para se trabalhar em sala de aula tanto por professores quanto por alunos.It is as a result of the development of Digital Information and Communication Technologies (DICT) that today, in the 21st century, several paths can be created in order to enable the construction of knowledge in an educational context. The means by which teaching and learning processes are applied, formerly limited to four walls in traditional and authoritarian teaching, have been acquiring more space in the digital world and this reflects the idea of having a future even more immersed in this scenario. Smartphone apps, for example, are already a reality in education and both teachers and students have been making progress in their use inside and outside the classroom, enabling mobile learning, a very relevant feature in the digital age. That said, this work aimed to develop an app in augmented reality for teaching the concepts of Chemical Kinetics in order to assist, as a digital didactic resource, in educational processes. For its development, paths were sought for a basic training in the area of programming in order to broaden the vision and know which is the best software for app development in augmented reality (AR). The software chosen for the action were Unity and Vuforia, since both allow mutually creating and associating their resources such as graphic assets, markers to be plotted using their coordinates, in addition to operations such as animation, AR association and finally creating apps. Initial tests were carried out by the software used in the work, culminating in the production of two AR experiments using graphical objects from the Unity library, serving as a starting point for building the app as a whole. The proposal for the development of the app in Augmented Reality proved to be quite interesting with regard to innovation for teaching Chemistry, such as the product acquired in this process, having the potential to work in the classroom by both teachers and students.CAPESBrasilLeite, Bruno Silvahttp://lattes.cnpq.br/2128851369408094http://lattes.cnpq.br/4932752031807872Silva, Jobson Albuquerque da2023-04-14T21:10:39Z2023-04-14T21:10:39Z2021-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfSilva, Jobson Albuquerque da. Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4364porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-14T21:10:56Zoai:dspace:123456789/4364Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-14T21:10:56Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.
title Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.
spellingShingle Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.
Silva, Jobson Albuquerque da
Química - Estudo e ensino
Cinética química
Aplicativos móveis
Software
Realidade aumentada
Tecnologia educacional
title_short Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.
title_full Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.
title_fullStr Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.
title_sort Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química.
author Silva, Jobson Albuquerque da
author_facet Silva, Jobson Albuquerque da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Bruno Silva
http://lattes.cnpq.br/2128851369408094
http://lattes.cnpq.br/4932752031807872
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jobson Albuquerque da
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Cinética química
Aplicativos móveis
Software
Realidade aumentada
Tecnologia educacional
topic Química - Estudo e ensino
Cinética química
Aplicativos móveis
Software
Realidade aumentada
Tecnologia educacional
description É por consequência do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que hoje, no século XXI, diversos caminhos podem ser criados a fim de possibilitar a construção do conhecimento em um contexto educacional. Os meios pelos quais os processos de ensino e aprendizagem são aplicados, outrora limitados a quatro paredes em um ensino tradicional e autoritário, vêm adquirindo cada vez mais espaço no mundo digital e isso reflete na ideia de ter um futuro ainda mais imerso a esse cenário. Os aplicativos para smartphones, por exemplo, já são realidades na educação e tanto professores quanto alunos vêm progredindo na sua utilização dentro e fora da sala de aula, viabilizando a aprendizagem móvel, característica bem relevante na era digital. Isto posto, este trabalho teve por finalidade desenvolver um aplicativo em realidade aumentada para o ensino dos conceitos de cinética química a fim de auxiliar, como recurso didático digital, nos processos educacionais. Para seu desenvolvimento foram buscados caminhos para uma capacitação básica na área de programação a fim de ampliar a visão e saber qual o melhor software para desenvolvimento do aplicativo em realidade aumenta (RA). Os softwares escolhidos para a ação foram o Unity e o Vuforia, uma vez que ambos permitem criar e associar mutuamente seus recursos como os assets gráficos, os marcadores a serem plotados por meio de suas coordenadas, além das operações como animação, associação de RA e por fim criação de aplicativos. Foram realizados testes iniciais com os softwares utilizados no trabalho culminando na produção de duas experiências em RA por meio de objetos gráficos da biblioteca da Unity servindo como ponto de partida para a construção do aplicativo como um todo. A proposta para o desenvolvimento do aplicativo em Realidade Aumentada se mostrou bastante interessante no que diz respeito à inovação para o ensino de Química, tal como o produto adquirido nesse processo, tendo potencial para se trabalhar em sala de aula tanto por professores quanto por alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
2023-04-14T21:10:39Z
2023-04-14T21:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Jobson Albuquerque da. Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4364
identifier_str_mv Silva, Jobson Albuquerque da. Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277165706936320