Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Download full: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1927 |
Summary: | Os jogos digitais, sejam eles educacionais ou comerciais, têm alcançado cada vez mais um papel educacional de destaque, sendo estudados de diversas formas quanto aos seus efeitos no aprendizado. Na última década, o aprendizado de línguas tem despertado bastante interesse quanto aos ganhos advindos da utilização de jogos digitais. Neste estudo, realizamos uma pesquisa na literatura para mapear estudos que analisaram características de jogos digitais benéficas ao aprendizado de inglês. Foram identificados 32estudos e levantadas 20características. Estas características foram então analisadas e consolidadas para propor um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de jogos digitais para o aprendizado de inglês, a fim de melhorar sua qualidade enquanto jogo e objeto de aprendizado. |
id |
UFRPE_310207f037c1c595845bc2fb90492429 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1927 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglêsJogos educativosJogos eletrônicosAprendizagemOs jogos digitais, sejam eles educacionais ou comerciais, têm alcançado cada vez mais um papel educacional de destaque, sendo estudados de diversas formas quanto aos seus efeitos no aprendizado. Na última década, o aprendizado de línguas tem despertado bastante interesse quanto aos ganhos advindos da utilização de jogos digitais. Neste estudo, realizamos uma pesquisa na literatura para mapear estudos que analisaram características de jogos digitais benéficas ao aprendizado de inglês. Foram identificados 32estudos e levantadas 20características. Estas características foram então analisadas e consolidadas para propor um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de jogos digitais para o aprendizado de inglês, a fim de melhorar sua qualidade enquanto jogo e objeto de aprendizado.Digital games have gained the spotlight as learning tools, whether they are educational or commercial.In the past decade, language learning has sparkled special interest concerning the benefits it can get from the usage of digital games. In the present study, we searched the literature to map studies that assessed the characteristics of games that could benefit English learning. 32studies were identified and 20characteristics were suggested. These characteristics were then analyzed and consolidated for the proposal of a set of guidelines for the development of digital games for learning English, seeking to foster its qualities as a game and learning tool.BrasilFalcão, Taciana Pontualhttp://lattes.cnpq.br/1494750866798901http://lattes.cnpq.br/5706959249737319Marinho, Marcelo Luiz Monteirohttp://lattes.cnpq.br/3362360567612060Silva, Yuri do Nascimento Farias da2020-02-05T13:39:24Z2020-02-05T13:39:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfSILVA, Yuri do Nascimento Farias da. Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1927porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-02-05T13:39:25Zoai:dspace:123456789/1927Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-02-05T13:39:25Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês |
title |
Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês |
spellingShingle |
Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês Silva, Yuri do Nascimento Farias da Jogos educativos Jogos eletrônicos Aprendizagem |
title_short |
Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês |
title_full |
Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês |
title_fullStr |
Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês |
title_full_unstemmed |
Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês |
title_sort |
Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês |
author |
Silva, Yuri do Nascimento Farias da |
author_facet |
Silva, Yuri do Nascimento Farias da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Falcão, Taciana Pontual http://lattes.cnpq.br/1494750866798901 http://lattes.cnpq.br/5706959249737319 Marinho, Marcelo Luiz Monteiro http://lattes.cnpq.br/3362360567612060 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Yuri do Nascimento Farias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Jogos eletrônicos Aprendizagem |
topic |
Jogos educativos Jogos eletrônicos Aprendizagem |
description |
Os jogos digitais, sejam eles educacionais ou comerciais, têm alcançado cada vez mais um papel educacional de destaque, sendo estudados de diversas formas quanto aos seus efeitos no aprendizado. Na última década, o aprendizado de línguas tem despertado bastante interesse quanto aos ganhos advindos da utilização de jogos digitais. Neste estudo, realizamos uma pesquisa na literatura para mapear estudos que analisaram características de jogos digitais benéficas ao aprendizado de inglês. Foram identificados 32estudos e levantadas 20características. Estas características foram então analisadas e consolidadas para propor um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de jogos digitais para o aprendizado de inglês, a fim de melhorar sua qualidade enquanto jogo e objeto de aprendizado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-02-05T13:39:24Z 2020-02-05T13:39:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Yuri do Nascimento Farias da. Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1927 |
identifier_str_mv |
SILVA, Yuri do Nascimento Farias da. Um guia para a criação de jogos digitais para aprender inglês. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277167007170560 |