Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Magda Vitória dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/820
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar o livro didático do terceiro ano do ensino fundamental, buscando verificar o trabalho desenvolvido no eixo de ensino da produção textual. Como objetivos específicos, almejamos: Identificar as atividades de produção textual no livro didático selecionado; Investigar se as atividades propõem a escrita dos diferentes gêneros textuais; Observar se as atividades explicitam os elementos que fazem parte do contexto de produção dos textos e se levam o aluno refletir sobre tais elementos; Analisar se as atividades contemplam diferentes etapas de uma produção textual: planejamento, geração de ideias e revisão textual. Para compreendermos melhor o nosso objeto e analisarmos os dados, tomamos como base autores como Leal e Brandão (2007), Silva e Melo (2007a; 2007b), Leal e Melo (2007), Soares (2004), Dolz e Schneuwly (2004) e Antunes (2003), os quais discutem sobre a atividade de produção de texto e seu ensino. A pesquisa em questão pode ser definida como documental, de acordo com André e Ludke (1996), e quanti-qualitativa (ou seja, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa), de acordo com Malhotra (2001). O livro analisado foi o Ápis: Letramento e Alfabetização, que é utilizado na maioria das escolas do município de São João-PE. Analisamos todas as 11 atividades presentes na seção específica e fixa de Produção Textual, buscando verificar como se dava o trabalho desenvolvido nesse eixo de ensino. As análises dos dados mostraram que, apesar dos alunos serem solicitados a produzir diversificados gêneros e terem acesso a exemplares destes, as situações de produção propostas, em sua maioria, não representam práticas de escrita reais, sendo meramente escolares. Da mesma forma, as atividades não fornecem orientações suficientes sobre as características do gênero a ser produzido, bem como sobre como desenvolver o tema, o planejamento e a revisão/reescrita do texto. Concluímos, assim, que o livro analisado não trabalha o eixo de produção textual completamente da forma que os referenciais teóricos utilizados nessa pesquisa defendem, ocasionando, assim, pouco estímulo e suporte para o ato da produção. Nesse caso, a intervenção do professor se torna essencial, no sentido de modificar e complementar as propostas a que tem acesso no livro didático.
id UFRPE_3337c2e1df796fa67925fadd6298d08b
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/820
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”Análise do discursoLivro didáticoLíngua Portuguesa – textosEste trabalho teve como objetivo geral analisar o livro didático do terceiro ano do ensino fundamental, buscando verificar o trabalho desenvolvido no eixo de ensino da produção textual. Como objetivos específicos, almejamos: Identificar as atividades de produção textual no livro didático selecionado; Investigar se as atividades propõem a escrita dos diferentes gêneros textuais; Observar se as atividades explicitam os elementos que fazem parte do contexto de produção dos textos e se levam o aluno refletir sobre tais elementos; Analisar se as atividades contemplam diferentes etapas de uma produção textual: planejamento, geração de ideias e revisão textual. Para compreendermos melhor o nosso objeto e analisarmos os dados, tomamos como base autores como Leal e Brandão (2007), Silva e Melo (2007a; 2007b), Leal e Melo (2007), Soares (2004), Dolz e Schneuwly (2004) e Antunes (2003), os quais discutem sobre a atividade de produção de texto e seu ensino. A pesquisa em questão pode ser definida como documental, de acordo com André e Ludke (1996), e quanti-qualitativa (ou seja, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa), de acordo com Malhotra (2001). O livro analisado foi o Ápis: Letramento e Alfabetização, que é utilizado na maioria das escolas do município de São João-PE. Analisamos todas as 11 atividades presentes na seção específica e fixa de Produção Textual, buscando verificar como se dava o trabalho desenvolvido nesse eixo de ensino. As análises dos dados mostraram que, apesar dos alunos serem solicitados a produzir diversificados gêneros e terem acesso a exemplares destes, as situações de produção propostas, em sua maioria, não representam práticas de escrita reais, sendo meramente escolares. Da mesma forma, as atividades não fornecem orientações suficientes sobre as características do gênero a ser produzido, bem como sobre como desenvolver o tema, o planejamento e a revisão/reescrita do texto. Concluímos, assim, que o livro analisado não trabalha o eixo de produção textual completamente da forma que os referenciais teóricos utilizados nessa pesquisa defendem, ocasionando, assim, pouco estímulo e suporte para o ato da produção. Nesse caso, a intervenção do professor se torna essencial, no sentido de modificar e complementar as propostas a que tem acesso no livro didático.The present work is an analysis of the approach developed for teaching textual production in a textbook from elementary school's 3rd grade. We aim to: Identify proposed writing activities in the textbook; Investigate whether these activities involve the writing of different textual genres; Observe whether these activities thoroughly describe all composing elements of the proposed textual production context and whether they promote deeper reflection on those elements from students; Analyse whether these activities go through all different steps for textual production: planning, storming ideas and text revision. In order to get a better grasp on our object and analyse the data, we based our studies on the work of Leal and Brandão (2007), Silva and Melo (2007a; 2007b), Leal and Melo (2007), Soares (2004), Dolz and Schneuwly (2004) and Antunes (2003), which largely discuss on textual production activities and how to teach writing. The present work developed what can be classified as a documental research, as suggested by André and Ludke (1996), and quanti-qualitative (that is, simultaneously, quantitative and qualitative) as suggested by Malhotra (2001). The analysed textbook was Ápis: Letramento e Alfabetização, which is used on the majority of schools in the city of São João-PE. We analysed all 11 activities specified on the section dedicated for textual production while verifying how work was developed for this branch of teaching. The data analysis showed that, despite the fact that students were asked to produce different genres and were exposed to examples of these, the situations proposed for production, in their vast majority, did not represent real writing practice, they only had didactic purposes. Also, the activities do not supply enough information and orientation on the characteristics of the genre for production, as well as on how to develop the theme, how to plan the writing itself and how to revise and edit the final text. We conclude that the analysed book does not hold textual production teaching practice as seen in the literature of the field, which ultimately incurs on poor motivation and support for writing. In this case, teacher's intervention becomes essential, as an alternative to modify and complement proposed activities available in the textbook.BrasilSilva, Elaine Cristina Nascimento dahttp://lattes.cnpq.br/0023535792004826http://lattes.cnpq.br/2898599129662523Lima, Magda Vitória dos Santos2019-03-18T17:58:03Z2019-03-18T17:58:03Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfLIMA, Magda Vitória dos Santos. Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e a alfabetização”. 2018. 65 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/820porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:12:52Zoai:dspace:123456789/820Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:12:52Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
title Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
spellingShingle Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
Lima, Magda Vitória dos Santos
Análise do discurso
Livro didático
Língua Portuguesa – textos
title_short Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
title_full Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
title_fullStr Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
title_full_unstemmed Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
title_sort Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
author Lima, Magda Vitória dos Santos
author_facet Lima, Magda Vitória dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elaine Cristina Nascimento da
http://lattes.cnpq.br/0023535792004826
http://lattes.cnpq.br/2898599129662523
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Magda Vitória dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Livro didático
Língua Portuguesa – textos
topic Análise do discurso
Livro didático
Língua Portuguesa – textos
description Este trabalho teve como objetivo geral analisar o livro didático do terceiro ano do ensino fundamental, buscando verificar o trabalho desenvolvido no eixo de ensino da produção textual. Como objetivos específicos, almejamos: Identificar as atividades de produção textual no livro didático selecionado; Investigar se as atividades propõem a escrita dos diferentes gêneros textuais; Observar se as atividades explicitam os elementos que fazem parte do contexto de produção dos textos e se levam o aluno refletir sobre tais elementos; Analisar se as atividades contemplam diferentes etapas de uma produção textual: planejamento, geração de ideias e revisão textual. Para compreendermos melhor o nosso objeto e analisarmos os dados, tomamos como base autores como Leal e Brandão (2007), Silva e Melo (2007a; 2007b), Leal e Melo (2007), Soares (2004), Dolz e Schneuwly (2004) e Antunes (2003), os quais discutem sobre a atividade de produção de texto e seu ensino. A pesquisa em questão pode ser definida como documental, de acordo com André e Ludke (1996), e quanti-qualitativa (ou seja, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa), de acordo com Malhotra (2001). O livro analisado foi o Ápis: Letramento e Alfabetização, que é utilizado na maioria das escolas do município de São João-PE. Analisamos todas as 11 atividades presentes na seção específica e fixa de Produção Textual, buscando verificar como se dava o trabalho desenvolvido nesse eixo de ensino. As análises dos dados mostraram que, apesar dos alunos serem solicitados a produzir diversificados gêneros e terem acesso a exemplares destes, as situações de produção propostas, em sua maioria, não representam práticas de escrita reais, sendo meramente escolares. Da mesma forma, as atividades não fornecem orientações suficientes sobre as características do gênero a ser produzido, bem como sobre como desenvolver o tema, o planejamento e a revisão/reescrita do texto. Concluímos, assim, que o livro analisado não trabalha o eixo de produção textual completamente da forma que os referenciais teóricos utilizados nessa pesquisa defendem, ocasionando, assim, pouco estímulo e suporte para o ato da produção. Nesse caso, a intervenção do professor se torna essencial, no sentido de modificar e complementar as propostas a que tem acesso no livro didático.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
2019-03-18T17:58:03Z
2019-03-18T17:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Magda Vitória dos Santos. Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e a alfabetização”. 2018. 65 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/820
identifier_str_mv LIMA, Magda Vitória dos Santos. Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e a alfabetização”. 2018. 65 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277166943207424