ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é averiguar se as atividades propostas por um livro didático de alfabetização correspondem às concepções de ensino defendidas na seção referente à fundamentação teórica que norteia a obra. O livro escolhido para análise foi o livro “Português: Uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Buscamos apoio em Mendes e Padilha (1998), que, com base nas reflexões de Dolz e Schneuwly (1998) sobre as capacidades de linguagem, propõem categorias de análise com o intuito de descrever as possíveis progressões favorecidas pelos LD. Com base nessas categorias e em estudos referentes à linguagem (KOCH, 2010) e alfabetização (CAGLIARI, 1998, 1999); e, ainda, sobre letramento (SOARES, 1998,1999, 2004), (JUNG, 2007), analisaremos a unidade três do material didático. Os resultados apontam que as atividades propostas pelo LD correspondem, em grande parte, às concepões teóricas que norteiam a obra. No entanto, há aspectos referentes à alfabetização que dependem diretamente da mediação do professor e este deve estar preparado para lidar com o LD. |
id |
UNIABEU-2_cca6b7bad0d7bbf0f92936a2fbdbe112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2566 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAMLinguistica e Lingua Portuguesalivro didático, alfabetização, letramentoanálise de livro didáticoO objetivo deste artigo é averiguar se as atividades propostas por um livro didático de alfabetização correspondem às concepções de ensino defendidas na seção referente à fundamentação teórica que norteia a obra. O livro escolhido para análise foi o livro “Português: Uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Buscamos apoio em Mendes e Padilha (1998), que, com base nas reflexões de Dolz e Schneuwly (1998) sobre as capacidades de linguagem, propõem categorias de análise com o intuito de descrever as possíveis progressões favorecidas pelos LD. Com base nessas categorias e em estudos referentes à linguagem (KOCH, 2010) e alfabetização (CAGLIARI, 1998, 1999); e, ainda, sobre letramento (SOARES, 1998,1999, 2004), (JUNG, 2007), analisaremos a unidade três do material didático. Os resultados apontam que as atividades propostas pelo LD correspondem, em grande parte, às concepões teóricas que norteiam a obra. No entanto, há aspectos referentes à alfabetização que dependem diretamente da mediação do professor e este deve estar preparado para lidar com o LD.UNIABEUGiovani, FabianaCorrêa, Jociele2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 8, n. 2 (2017): Número atemático: Estudos Linguísticos; 138-1542177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566/pdfDireitos autorais 2017 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-15T16:57:26Zoai:ojs2.abeu.local:article/2566Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-09-15T16:57:26E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM |
title |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM |
spellingShingle |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM Giovani, Fabiana Linguistica e Lingua Portuguesa livro didático, alfabetização, letramento análise de livro didático |
title_short |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM |
title_full |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM |
title_fullStr |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM |
title_sort |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM |
author |
Giovani, Fabiana |
author_facet |
Giovani, Fabiana Corrêa, Jociele |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Jociele |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovani, Fabiana Corrêa, Jociele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistica e Lingua Portuguesa livro didático, alfabetização, letramento análise de livro didático |
topic |
Linguistica e Lingua Portuguesa livro didático, alfabetização, letramento análise de livro didático |
description |
O objetivo deste artigo é averiguar se as atividades propostas por um livro didático de alfabetização correspondem às concepções de ensino defendidas na seção referente à fundamentação teórica que norteia a obra. O livro escolhido para análise foi o livro “Português: Uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Buscamos apoio em Mendes e Padilha (1998), que, com base nas reflexões de Dolz e Schneuwly (1998) sobre as capacidades de linguagem, propõem categorias de análise com o intuito de descrever as possíveis progressões favorecidas pelos LD. Com base nessas categorias e em estudos referentes à linguagem (KOCH, 2010) e alfabetização (CAGLIARI, 1998, 1999); e, ainda, sobre letramento (SOARES, 1998,1999, 2004), (JUNG, 2007), analisaremos a unidade três do material didático. Os resultados apontam que as atividades propostas pelo LD correspondem, em grande parte, às concepões teóricas que norteiam a obra. No entanto, há aspectos referentes à alfabetização que dependem diretamente da mediação do professor e este deve estar preparado para lidar com o LD. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 8, n. 2 (2017): Número atemático: Estudos Linguísticos; 138-154 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170840236359680 |