ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovani, Fabiana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Corrêa, Jociele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566
Resumo: O objetivo deste artigo é averiguar se as atividades propostas por um livro didático de alfabetização correspondem às concepções de ensino defendidas na seção referente à fundamentação teórica que norteia a obra. O livro escolhido para análise foi o livro “Português: Uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Buscamos apoio em Mendes e Padilha (1998), que, com base nas reflexões de Dolz e Schneuwly (1998) sobre as capacidades de linguagem, propõem categorias de análise com o intuito de descrever as possíveis progressões favorecidas pelos LD. Com base nessas categorias e em estudos referentes à linguagem (KOCH, 2010) e alfabetização (CAGLIARI, 1998, 1999); e, ainda, sobre letramento (SOARES, 1998,1999, 2004), (JUNG, 2007), analisaremos a unidade três do material didático. Os resultados apontam que as atividades propostas pelo LD correspondem, em grande parte, às concepões teóricas que norteiam a obra. No entanto, há aspectos referentes à alfabetização que dependem diretamente da mediação do professor e este deve estar preparado para lidar com o LD.
id UNIABEU-2_cca6b7bad0d7bbf0f92936a2fbdbe112
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2566
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAMLinguistica e Lingua Portuguesalivro didático, alfabetização, letramentoanálise de livro didáticoO objetivo deste artigo é averiguar se as atividades propostas por um livro didático de alfabetização correspondem às concepções de ensino defendidas na seção referente à fundamentação teórica que norteia a obra. O livro escolhido para análise foi o livro “Português: Uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Buscamos apoio em Mendes e Padilha (1998), que, com base nas reflexões de Dolz e Schneuwly (1998) sobre as capacidades de linguagem, propõem categorias de análise com o intuito de descrever as possíveis progressões favorecidas pelos LD. Com base nessas categorias e em estudos referentes à linguagem (KOCH, 2010) e alfabetização (CAGLIARI, 1998, 1999); e, ainda, sobre letramento (SOARES, 1998,1999, 2004), (JUNG, 2007), analisaremos a unidade três do material didático. Os resultados apontam que as atividades propostas pelo LD correspondem, em grande parte, às concepões teóricas que norteiam a obra. No entanto, há aspectos referentes à alfabetização que dependem diretamente da mediação do professor e este deve estar preparado para lidar com o LD.UNIABEUGiovani, FabianaCorrêa, Jociele2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 8, n. 2 (2017): Número atemático: Estudos Linguísticos; 138-1542177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566/pdfDireitos autorais 2017 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-15T16:57:26Zoai:ojs2.abeu.local:article/2566Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-09-15T16:57:26E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM
title ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM
spellingShingle ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM
Giovani, Fabiana
Linguistica e Lingua Portuguesa
livro didático, alfabetização, letramento
análise de livro didático
title_short ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM
title_full ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM
title_fullStr ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM
title_full_unstemmed ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM
title_sort ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM
author Giovani, Fabiana
author_facet Giovani, Fabiana
Corrêa, Jociele
author_role author
author2 Corrêa, Jociele
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovani, Fabiana
Corrêa, Jociele
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica e Lingua Portuguesa
livro didático, alfabetização, letramento
análise de livro didático
topic Linguistica e Lingua Portuguesa
livro didático, alfabetização, letramento
análise de livro didático
description O objetivo deste artigo é averiguar se as atividades propostas por um livro didático de alfabetização correspondem às concepções de ensino defendidas na seção referente à fundamentação teórica que norteia a obra. O livro escolhido para análise foi o livro “Português: Uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Buscamos apoio em Mendes e Padilha (1998), que, com base nas reflexões de Dolz e Schneuwly (1998) sobre as capacidades de linguagem, propõem categorias de análise com o intuito de descrever as possíveis progressões favorecidas pelos LD. Com base nessas categorias e em estudos referentes à linguagem (KOCH, 2010) e alfabetização (CAGLIARI, 1998, 1999); e, ainda, sobre letramento (SOARES, 1998,1999, 2004), (JUNG, 2007), analisaremos a unidade três do material didático. Os resultados apontam que as atividades propostas pelo LD correspondem, em grande parte, às concepões teóricas que norteiam a obra. No entanto, há aspectos referentes à alfabetização que dependem diretamente da mediação do professor e este deve estar preparado para lidar com o LD.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2566/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 8, n. 2 (2017): Número atemático: Estudos Linguísticos; 138-154
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170840236359680