Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Cristina Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5318
Resumo: O presente relatório final de pesquisa, do Programa de Iniciação Científica/PIC trata de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. A questão ou problema de pesquisa foi: ‟quais os motivos que levam mulheres a escolherem formas precarizadas de geração de renda, mesmo enfrentando sua dureza em seu dia a dia''. Seus procedimentos metodológicos foram: a observação in loco e entrevistas semiestruturadas com 07 mulheres ambulantes, sendo das quais 05 que trabalham no centro do Recife e 02 que trabalham no centro de Camaragibe. A pesquisa também buscou verificar os desafios enfrentados pelas mulheres ambulantes e o impacto dessa ocupação em suas vidas, levando em conta também as consequências geradas pela pandemia do novo coronavírus. O trabalho como ambulante é muitas vezes exaustivo, são muitas horas trabalhadas, locais inapropriados e renda obtida não compatível com seu esforço. Os resultados mostraram que o comércio ambulante na vida destas mulheres é uma alternativa viável para a obtenção de renda quando não se tem a oportunidade de possuir um emprego formal. Já para outras mulheres entrevistadas, ser ambulante é sinônimo de independência financeira, sentindo-se elas ‟donas de seus próprios negócios’’.
id UFRPE_48c02f9ae4acf3cf835c0664e436b190
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5318
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.Mulheres - Condições sociaisTrabalho informalMulheres comerciantesVendedores ambulantesO presente relatório final de pesquisa, do Programa de Iniciação Científica/PIC trata de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. A questão ou problema de pesquisa foi: ‟quais os motivos que levam mulheres a escolherem formas precarizadas de geração de renda, mesmo enfrentando sua dureza em seu dia a dia''. Seus procedimentos metodológicos foram: a observação in loco e entrevistas semiestruturadas com 07 mulheres ambulantes, sendo das quais 05 que trabalham no centro do Recife e 02 que trabalham no centro de Camaragibe. A pesquisa também buscou verificar os desafios enfrentados pelas mulheres ambulantes e o impacto dessa ocupação em suas vidas, levando em conta também as consequências geradas pela pandemia do novo coronavírus. O trabalho como ambulante é muitas vezes exaustivo, são muitas horas trabalhadas, locais inapropriados e renda obtida não compatível com seu esforço. Os resultados mostraram que o comércio ambulante na vida destas mulheres é uma alternativa viável para a obtenção de renda quando não se tem a oportunidade de possuir um emprego formal. Já para outras mulheres entrevistadas, ser ambulante é sinônimo de independência financeira, sentindo-se elas ‟donas de seus próprios negócios’’.BrasilArrazola, Laura Susana Duquehttp://lattes.cnpq.br/9879197538817622http://lattes.cnpq.br/4317982181688343Silva, Vanessa Cristina Pereira2024-01-05T15:40:06Z2024-01-05T15:40:06Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22 f.application/pdfSILVA, Vanessa Cristina Pereira. Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5318porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-05T15:40:07Zoai:dspace:123456789/5318Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-05T15:40:07Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.
title Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.
spellingShingle Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.
Silva, Vanessa Cristina Pereira
Mulheres - Condições sociais
Trabalho informal
Mulheres comerciantes
Vendedores ambulantes
title_short Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.
title_full Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.
title_fullStr Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.
title_full_unstemmed Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.
title_sort Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife.
author Silva, Vanessa Cristina Pereira
author_facet Silva, Vanessa Cristina Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arrazola, Laura Susana Duque
http://lattes.cnpq.br/9879197538817622
http://lattes.cnpq.br/4317982181688343
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Cristina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres - Condições sociais
Trabalho informal
Mulheres comerciantes
Vendedores ambulantes
topic Mulheres - Condições sociais
Trabalho informal
Mulheres comerciantes
Vendedores ambulantes
description O presente relatório final de pesquisa, do Programa de Iniciação Científica/PIC trata de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. A questão ou problema de pesquisa foi: ‟quais os motivos que levam mulheres a escolherem formas precarizadas de geração de renda, mesmo enfrentando sua dureza em seu dia a dia''. Seus procedimentos metodológicos foram: a observação in loco e entrevistas semiestruturadas com 07 mulheres ambulantes, sendo das quais 05 que trabalham no centro do Recife e 02 que trabalham no centro de Camaragibe. A pesquisa também buscou verificar os desafios enfrentados pelas mulheres ambulantes e o impacto dessa ocupação em suas vidas, levando em conta também as consequências geradas pela pandemia do novo coronavírus. O trabalho como ambulante é muitas vezes exaustivo, são muitas horas trabalhadas, locais inapropriados e renda obtida não compatível com seu esforço. Os resultados mostraram que o comércio ambulante na vida destas mulheres é uma alternativa viável para a obtenção de renda quando não se tem a oportunidade de possuir um emprego formal. Já para outras mulheres entrevistadas, ser ambulante é sinônimo de independência financeira, sentindo-se elas ‟donas de seus próprios negócios’’.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-01-05T15:40:06Z
2024-01-05T15:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Vanessa Cristina Pereira. Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5318
identifier_str_mv SILVA, Vanessa Cristina Pereira. Mulheres ocupando espaço no comércio ambulante no centro do Recife. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277162502488064