Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Henrique da Luz e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4086
Resumo: Esse estudo parte do seguinte problema: Como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, analisar como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança, enfatizando o que é recomendado para cada idade, como objetivos específicos: a) Analisar a natação enquanto um conteúdo que ajuda no desenvolvimento infantil; b) Identificar o conceito de infância, suas fases de desenvolvimento, a importância do desenvolvimento motor a partir da natação; c) Propor recomendações metodológicas acerca do ensino da natação, visando o desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que a natação pode ser praticada desde cedo, alguns estudos afirmam que a partir de três meses, ela pode acompanhar a criança durante toda sua vida; melhorando sua propriocepção, apetite, qualidade do sono, desenvolvimento motor, dentre outros benefícios. Para tal, separamos as idades por fases e selecionamos o que de acordo com a literatura é o mais indicado para cada fase.
id UFRPE_48c2317763636eb0f6794fbcb736ec09
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4086
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.NataçãoCapacidade motora em criançasEsse estudo parte do seguinte problema: Como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, analisar como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança, enfatizando o que é recomendado para cada idade, como objetivos específicos: a) Analisar a natação enquanto um conteúdo que ajuda no desenvolvimento infantil; b) Identificar o conceito de infância, suas fases de desenvolvimento, a importância do desenvolvimento motor a partir da natação; c) Propor recomendações metodológicas acerca do ensino da natação, visando o desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que a natação pode ser praticada desde cedo, alguns estudos afirmam que a partir de três meses, ela pode acompanhar a criança durante toda sua vida; melhorando sua propriocepção, apetite, qualidade do sono, desenvolvimento motor, dentre outros benefícios. Para tal, separamos as idades por fases e selecionamos o que de acordo com a literatura é o mais indicado para cada fase.This study starts from the following problem: How to use swimming to help the child's development? To this end, we aim as a general objective of the study, Analyze in the journals how to use swimming to help the child's development, emphasizing what is recommended for each age, as specific objectives: a) Analyze swimming as a content that helps in child development ; b) Identify the concept of childhood, its stages of development, the importance of motor development from swimming, recognizing its own body and its possibilities, relating the stages of development with the foundation of swimming to be taught; c) Propose methodological recommendations about teaching swimming, aiming at the child's development. The methodology used was a qualitative research of bibliographic nature. As a result, we observed that swimming can be practiced from an early age, some studies claim that after three months, she can accompany the child throughout his life; improving your proprioception, appetite, quality of sleep, motor development, among other benefits. To do this, we separate the ages by phases and select the one that, according to the literature, is the most suitable for each phase.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/9363208928203384http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Silva, Matheus Henrique da Luz e2023-03-07T19:39:06Z2023-03-07T19:39:06Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfSilva, Matheus Henrique da Luz e. Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4086porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-07T19:39:53Zoai:dspace:123456789/4086Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-07T19:39:53Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.
title Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.
spellingShingle Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.
Silva, Matheus Henrique da Luz e
Natação
Capacidade motora em crianças
title_short Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.
title_full Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.
title_fullStr Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.
title_full_unstemmed Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.
title_sort Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil.
author Silva, Matheus Henrique da Luz e
author_facet Silva, Matheus Henrique da Luz e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/9363208928203384
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus Henrique da Luz e
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Capacidade motora em crianças
topic Natação
Capacidade motora em crianças
description Esse estudo parte do seguinte problema: Como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, analisar como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança, enfatizando o que é recomendado para cada idade, como objetivos específicos: a) Analisar a natação enquanto um conteúdo que ajuda no desenvolvimento infantil; b) Identificar o conceito de infância, suas fases de desenvolvimento, a importância do desenvolvimento motor a partir da natação; c) Propor recomendações metodológicas acerca do ensino da natação, visando o desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que a natação pode ser praticada desde cedo, alguns estudos afirmam que a partir de três meses, ela pode acompanhar a criança durante toda sua vida; melhorando sua propriocepção, apetite, qualidade do sono, desenvolvimento motor, dentre outros benefícios. Para tal, separamos as idades por fases e selecionamos o que de acordo com a literatura é o mais indicado para cada fase.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
2023-03-07T19:39:06Z
2023-03-07T19:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Matheus Henrique da Luz e. Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4086
identifier_str_mv Silva, Matheus Henrique da Luz e. Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120131279585280