A iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emanuelle Mendes Fialho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKLLN
Resumo: A pedagogia da natação é um campo carente de pesquisas e as metodologias voltadas para a iniciação da natação infantil ainda são pautadas no sistema de treinamento que visam o alto rendimento. No entanto, as abordagens propostas para iniciação esportiva em geral, oferecem alternativas válidas principalmente nas fases iniciais, na tentativa de transformar o contexto esportivo. No Desenvolvimento Motorencontram-se estágios que norteiam a construção e o desenvolvimento dos planos de ensino. No que tange à iniciação esportiva, cabe adaptar os princípios básicos ao cenário da modalidade esportiva, de modo a preservar a criança dos possíveis excessos de uma iniciação precoce. Quanto à Natação, é necessário repensar os métodos aplicados, reestruturar e elaborar alternativas didáticas para o atual sistemade ensino da natação infantil. Sendo assim, o presente estudo realiza uma revisão bibliográfica, fundamentada nos princípios da iniciação esportiva e do desenvolvimento motor da criança, trata de aspectos que influenciam de forma positiva e negativa a etapa de iniciação na natação infantil, busca as adaptações necessárias, a fim de apontar alternativas eficientes para compor os planos de ensino e assim apresentar uma proposta para a iniciação da natação infantil.
id UFMG_1c75967fc6fee791017341afbc7585d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QKLLN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodolfo Novellino BendaEmanuelle Mendes Fialho2019-08-12T12:36:13Z2019-08-12T12:36:13Z2013-12-13http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKLLNA pedagogia da natação é um campo carente de pesquisas e as metodologias voltadas para a iniciação da natação infantil ainda são pautadas no sistema de treinamento que visam o alto rendimento. No entanto, as abordagens propostas para iniciação esportiva em geral, oferecem alternativas válidas principalmente nas fases iniciais, na tentativa de transformar o contexto esportivo. No Desenvolvimento Motorencontram-se estágios que norteiam a construção e o desenvolvimento dos planos de ensino. No que tange à iniciação esportiva, cabe adaptar os princípios básicos ao cenário da modalidade esportiva, de modo a preservar a criança dos possíveis excessos de uma iniciação precoce. Quanto à Natação, é necessário repensar os métodos aplicados, reestruturar e elaborar alternativas didáticas para o atual sistemade ensino da natação infantil. Sendo assim, o presente estudo realiza uma revisão bibliográfica, fundamentada nos princípios da iniciação esportiva e do desenvolvimento motor da criança, trata de aspectos que influenciam de forma positiva e negativa a etapa de iniciação na natação infantil, busca as adaptações necessárias, a fim de apontar alternativas eficientes para compor os planos de ensino e assim apresentar uma proposta para a iniciação da natação infantil.The swimmings pedagogic is a needy field of research and methodologies focused on the initiation of infant swimming are still guided in the training system aimed at high yield. However, the approaches proposed for sports initiation in general offer validalternatives especially in the early stages in an attempt to transform the sporting context. In motor development are stages that lead the construction and development of teaching plans. Regarding the sports initiation, ought to adapt the basic principles of it properly into the scenario of the sport in order to preserve the child from possibleexcesses on an early start. As for swimming, it is necessary to rethink the way of methods applied, restructure and develop educational options to the current system of education in the infant swimming. Thus, this bibliographic review is based on the principles of sport initiation and motor development of the child, deals with aspects that influence positively and negatively the initiation step in infant swimming, seeking the necessary adjustments in order to show efficient methods to compose the teaching plans and provide a reasoned theory for the initiation of infant swimming proposal.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNatação Estudo e ensinoNatação para criançasCapacidade motora nas criançasIniciação EsportivaNatação InfantilDesenvolvimento MotorPropostaA iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final.pdfapplication/pdf527944https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QKLLN/1/monografia_final.pdf10183757aa7ec17c2f484bec8e5eae03MD51TEXTmonografia_final.pdf.txtmonografia_final.pdf.txtExtracted texttext/plain121231https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QKLLN/2/monografia_final.pdf.txtd4de22a46312982cd98a7fda44837567MD521843/VRNS-9QKLLN2019-11-14 17:51:56.494oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QKLLNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:51:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicação
title A iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicação
spellingShingle A iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicação
Emanuelle Mendes Fialho
Iniciação Esportiva
Natação Infantil
Desenvolvimento Motor
Proposta
Natação Estudo e ensino
Natação para crianças
Capacidade motora nas crianças
title_short A iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicação
title_full A iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicação
title_fullStr A iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicação
title_full_unstemmed A iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicação
title_sort A iniciação da natação: do desenvolvimento motor da criança a uma proposta de aplicação
author Emanuelle Mendes Fialho
author_facet Emanuelle Mendes Fialho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodolfo Novellino Benda
dc.contributor.author.fl_str_mv Emanuelle Mendes Fialho
contributor_str_mv Rodolfo Novellino Benda
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação Esportiva
Natação Infantil
Desenvolvimento Motor
Proposta
topic Iniciação Esportiva
Natação Infantil
Desenvolvimento Motor
Proposta
Natação Estudo e ensino
Natação para crianças
Capacidade motora nas crianças
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Natação Estudo e ensino
Natação para crianças
Capacidade motora nas crianças
description A pedagogia da natação é um campo carente de pesquisas e as metodologias voltadas para a iniciação da natação infantil ainda são pautadas no sistema de treinamento que visam o alto rendimento. No entanto, as abordagens propostas para iniciação esportiva em geral, oferecem alternativas válidas principalmente nas fases iniciais, na tentativa de transformar o contexto esportivo. No Desenvolvimento Motorencontram-se estágios que norteiam a construção e o desenvolvimento dos planos de ensino. No que tange à iniciação esportiva, cabe adaptar os princípios básicos ao cenário da modalidade esportiva, de modo a preservar a criança dos possíveis excessos de uma iniciação precoce. Quanto à Natação, é necessário repensar os métodos aplicados, reestruturar e elaborar alternativas didáticas para o atual sistemade ensino da natação infantil. Sendo assim, o presente estudo realiza uma revisão bibliográfica, fundamentada nos princípios da iniciação esportiva e do desenvolvimento motor da criança, trata de aspectos que influenciam de forma positiva e negativa a etapa de iniciação na natação infantil, busca as adaptações necessárias, a fim de apontar alternativas eficientes para compor os planos de ensino e assim apresentar uma proposta para a iniciação da natação infantil.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T12:36:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T12:36:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKLLN
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKLLN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QKLLN/1/monografia_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QKLLN/2/monografia_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 10183757aa7ec17c2f484bec8e5eae03
d4de22a46312982cd98a7fda44837567
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589349911035904