Gêneros textuais em sala de aula: a charge em atividades para compreensão e interpretação de textos verbais/não-verbais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniele de Oliveira Honorato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1838
Resumo: Este trabalho monográfico, que parte do projeto pedagógico vivenciado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de título A importância dos Gêneros textuais na construção de um sujeito crítico, teve como objetivo preparar os aluno para interpretar e compreender o conteúdo e as intenções do texto fazendo uso de charges em sala de aula. Além de enfatizar a importância da leitura no processo de aprendizagem. A escolha desse gênero se deu pelo fato de ser um campo que vem se consolidando cada vez mais nas pesquisas científicas, por ter um efeito positivo na prática pedagógica e também por ser um gênero que está presente em práticas do cotidiano das pessoas, circulando em jornais, sites, etc. Sendo assim, não podemos deixar de destacar a importância dos gêneros textuais no processo de ensino/aprendizagem, pois seu dinamismo proporciona um trabalho interdisciplinar que ajuda a potencializar o desenvolvimento linguístico e discursivo dos alunos. Dentro dessa perspectiva, temos as Histórias em Quadrinhos (HQs) que, com sua linguagem diferenciada vem cada vez mais ganhando espaço no currículo escolar e a simpatia dos professores. Para uma melhor discussão, laçamos mão de autores como Antunes (2003), Marcuschi (2008), Dikson (2018), Ramos (2009), entre outros. A metodologia é constituída de pesquisa-ação, de caráter qualitativo, com corpus centrado em atividades realizadas pelos alunos durante a realização do projeto pedagógico. Logo, acreditamos que, o professor também tem um papel muito importante no desempenho de seus alunos, pois cabe a ele elaborar estratégias didáticas relevantes. Quanto aos resultados, mostramos além dos dados analisados, que o trabalho com as charges pode ser bastante promissor em sala de aula, pois permite ao aluno condições para realizar atividades com mais facilidade e competência, à medida que, sua capacidade comunicativa é ampliada através da leitura de diversos textos.
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A escolha desse gênero se deu pelo fato de ser um campo que vem se consolidando cada vez mais nas pesquisas científicas, por ter um efeito positivo na prática pedagógica e também por ser um gênero que está presente em práticas do cotidiano das pessoas, circulando em jornais, sites, etc. Sendo assim, não podemos deixar de destacar a importância dos gêneros textuais no processo de ensino/aprendizagem, pois seu dinamismo proporciona um trabalho interdisciplinar que ajuda a potencializar o desenvolvimento linguístico e discursivo dos alunos. Dentro dessa perspectiva, temos as Histórias em Quadrinhos (HQs) que, com sua linguagem diferenciada vem cada vez mais ganhando espaço no currículo escolar e a simpatia dos professores. Para uma melhor discussão, laçamos mão de autores como Antunes (2003), Marcuschi (2008), Dikson (2018), Ramos (2009), entre outros. A metodologia é constituída de pesquisa-ação, de caráter qualitativo, com corpus centrado em atividades realizadas pelos alunos durante a realização do projeto pedagógico. Logo, acreditamos que, o professor também tem um papel muito importante no desempenho de seus alunos, pois cabe a ele elaborar estratégias didáticas relevantes. Quanto aos resultados, mostramos além dos dados analisados, que o trabalho com as charges pode ser bastante promissor em sala de aula, pois permite ao aluno condições para realizar atividades com mais facilidade e competência, à medida que, sua capacidade comunicativa é ampliada através da leitura de diversos textos.This monographic work, which starts from the pedagogical project experienced in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship (PIBID), entitled the importance of textual genres in the construction of a critical subject, aimed to prepare students to interpret and understand the content and the intentions of the text making use of charges in the classroom. It also emphasizes the importance of reading in the learning process. The choice of this genre was due to the fact that it is a field that has been increasingly consolidated in scientific research, for having a positive effect on pedagogical practice and also for being a genre that is present in people's daily practices, circulating in newspapers, websites, etc. Thus, we can not fail to highlight the importance of textual genres in the teaching / learning process, as their dynamism provides an interdisciplinary work that helps to enhance the linguistic and discursive development of students. Within this perspective, we have the comic books (comics) that, with their different language is increasingly gaining space in the school curriculum and the sympathy of teachers. For a better discussion, we use authors such as Antunes (2003), Marcuschi (2008), Dikson (2018), Ramos (2009), among others. The methodology consists of action research, qualitative, with corpus centered on activities performed by students during the realization of the pedagogical project. Therefore, we believe that the teacher also plays a very important role in the performance of his students, because it is up to him to elaborate relevant didactic strategies. As for the results, we show beyond the data analyzed, that the work with the cartoons can be very promising in the classroom, because it allows the student conditions to perform activities more easily and competently, as their communicative capacity is increased through reading of various texts.BrasilSilva, Dennys Dikson Marcelino daNão encontradohttp://lattes.cnpq.br/5263497905547631Santos, Daniele de Oliveira Honorato2020-01-27T16:49:06Z2020-01-27T16:49:06Z2019-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfSANTOS, Daniele de Oliveira Honorato. Gêneros textuais em sala de aula: a charge em atividades para compreensão e interpretação de textos verbais/não-verbais. 2019. 75 f. 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