A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Gilcelândia Rocha de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9171
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de retextualização do gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento, desenvolvendo assim, o trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros textuais. Para isso foi necessário entendermos os conceitos e aportes da Linguística textual, texto, letramento, gêneros textuais e o processo de retextualização. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes teóricos de Fávero e Koch (2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011 2012), Antunes (2010), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005), e Street (1995). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca descrever a importância do trabalho com a retextualização na construção de novos textos. Os resultados obtidos, nessa pesquisa mostram que a retextualização, atrelada à prática do letramento, pode dar uma grande contribuição às atividades de produção textual, em sala de aula, isso porque desenvolve habilidades e competências linguísticas como também considera as práticas sociais do aluno. Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a ser trabalhada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de retextualização do gênero canção para o gênero biografia, com o intuito de contribuir com os alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual.
id UFCG_aa5407375e2726630fa1a0eef5978392
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9171
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.The retextualization of textual genres: a way for the interpretation and production of texts.Gênero TextualRetextualizaçãoTextoLetramentoText GenreRetextualizationTextLiteracyLetras - Língua Portuguesa.Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de retextualização do gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento, desenvolvendo assim, o trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros textuais. Para isso foi necessário entendermos os conceitos e aportes da Linguística textual, texto, letramento, gêneros textuais e o processo de retextualização. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes teóricos de Fávero e Koch (2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011 2012), Antunes (2010), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005), e Street (1995). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca descrever a importância do trabalho com a retextualização na construção de novos textos. Os resultados obtidos, nessa pesquisa mostram que a retextualização, atrelada à prática do letramento, pode dar uma grande contribuição às atividades de produção textual, em sala de aula, isso porque desenvolve habilidades e competências linguísticas como também considera as práticas sociais do aluno. Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a ser trabalhada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de retextualização do gênero canção para o gênero biografia, com o intuito de contribuir com os alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual.This work aims to understand how the retextualization process from oral to written genre happenswith the literacy approach, thus developing the work with the text in the classroom through textual genres. To this end, it was necessary the understanding about the concepts and theories from the Textual Linguistics, text, literacy, textual genres and the retextualization process. This research is based, mainly, in Favero and Koch’s theories (2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011 2012), Antunes (2010), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005) and Street (1995). While the methodology is a literature research, with a descriptive study in a qualitative approach that search to describe the importance of work with a retextualization in new texts production.In this research, the results obtained shows that the retextualization tied to the practice of literacy can help in activities about textual production in classroom.It is because the retextualization develops linguistic skills and competencies as well as it considers the social practices of student.In this perspective, it will be presented a proposal of pedagogical intervention to be worked with students in 9 th grade of basic education II, about the retextualization process from genre song to literary genre biography with the goal to contribute to the students in theirs writing skills and textual understanding.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Mércia Cavalcanti da.PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.SOUSA, Gilcelândia Rocha de.2017-09-062019-11-13T17:52:55Z2019-11-132019-11-13T17:52:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9171SOUSA, Gilcelândia Rocha de. A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T14:06:19Zoai:localhost:riufcg/9171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T14:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.
The retextualization of textual genres: a way for the interpretation and production of texts.
title A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.
spellingShingle A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.
SOUSA, Gilcelândia Rocha de.
Gênero Textual
Retextualização
Texto
Letramento
Text Genre
Retextualization
Text
Literacy
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.
title_full A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.
title_fullStr A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.
title_full_unstemmed A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.
title_sort A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.
author SOUSA, Gilcelândia Rocha de.
author_facet SOUSA, Gilcelândia Rocha de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
SILVA, Mércia Cavalcanti da.
PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Gilcelândia Rocha de.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero Textual
Retextualização
Texto
Letramento
Text Genre
Retextualization
Text
Literacy
Letras - Língua Portuguesa.
topic Gênero Textual
Retextualização
Texto
Letramento
Text Genre
Retextualization
Text
Literacy
Letras - Língua Portuguesa.
description Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de retextualização do gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento, desenvolvendo assim, o trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros textuais. Para isso foi necessário entendermos os conceitos e aportes da Linguística textual, texto, letramento, gêneros textuais e o processo de retextualização. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes teóricos de Fávero e Koch (2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011 2012), Antunes (2010), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005), e Street (1995). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca descrever a importância do trabalho com a retextualização na construção de novos textos. Os resultados obtidos, nessa pesquisa mostram que a retextualização, atrelada à prática do letramento, pode dar uma grande contribuição às atividades de produção textual, em sala de aula, isso porque desenvolve habilidades e competências linguísticas como também considera as práticas sociais do aluno. Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a ser trabalhada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de retextualização do gênero canção para o gênero biografia, com o intuito de contribuir com os alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
2019-11-13T17:52:55Z
2019-11-13
2019-11-13T17:52:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9171
SOUSA, Gilcelândia Rocha de. A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9171
identifier_str_mv SOUSA, Gilcelândia Rocha de. A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413095624704