Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Hellen da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4794
Resumo: Doenças parasitárias acometem milhares de pessoas no mundo por questões relacionadas à falta de saneamento básico, medidas precárias de higiene e acesso à água potável. Instituições de saúde e educação investem em ações de conscientização da população quanto às atitudes de prevenção e tratamento. Nas ferramentas de divulgação percebem-se barreiras linguísticas e culturais que impedem o entendimento e a internalização dos saberes a serem trabalhados. No processo ensino-aprendizagem as ferramentas devem trazer clareza em relação às temáticas e permitir um aprendizado mais efetivo. É possível usar histórias em quadrinhos e outros gêneros textuais pois são elementos de fácil adaptação da linguagem, imagens e apresentam situações vividas pelos interlocutores. O objetivo deste trabalho foi criar ferramentas ao mesmo tempo educativas e atrativas com maior facilidade de contextualização e internalização para serem distribuídas fisicamente (impressas) e digitalmente (plataformas digitais) abordando temas de parasitologia. Neste trabalho foram elaborados memes e tipos de histórias em quadrinhos com temas de parasitologia, distribuídas através de uma conta no Instagram e de um aplicativo montado na plataforma Fábrica de Aplicativos recebendo o nome de “Parasitos e HQ`s” em ambas as plataformas. As produções foram aceitas pela maioria dos usuários que expressaram suas opiniões, elogios, críticas e sugestões por meio dos comentários e curtidas no Instagram e de um formulário do Google no aplicativo. Foi observado que a maioria dos usuários tinha idade entre 22 e 30 anos e possuíam nível superior ou médio. A maior parte achou as criações divertidas, de fácil entendimento e que contribuíram com o aprendizado. As sugestões permitirão melhor adequação e aperfeiçoamento contínuo ao longo do tempo em que as ferramentas ficarão disponíveis nas plataformas. Conclui-se que a criação de tais gêneros textuais podem atrair a atenção e promover a contextualização e internalização de temas de Parasitologia e que a distribuição por meio das redes sociais destas ferramentas é fácil, rápida e efetiva.
id UFRPE_4df7a0eaa2d93a22f34ce66657a46b43
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4794
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.ParasitologiaDoenças parasitáriasAprendizagem significativaHistórias em quadrinhos na educaçãoDoenças parasitárias acometem milhares de pessoas no mundo por questões relacionadas à falta de saneamento básico, medidas precárias de higiene e acesso à água potável. Instituições de saúde e educação investem em ações de conscientização da população quanto às atitudes de prevenção e tratamento. Nas ferramentas de divulgação percebem-se barreiras linguísticas e culturais que impedem o entendimento e a internalização dos saberes a serem trabalhados. No processo ensino-aprendizagem as ferramentas devem trazer clareza em relação às temáticas e permitir um aprendizado mais efetivo. É possível usar histórias em quadrinhos e outros gêneros textuais pois são elementos de fácil adaptação da linguagem, imagens e apresentam situações vividas pelos interlocutores. O objetivo deste trabalho foi criar ferramentas ao mesmo tempo educativas e atrativas com maior facilidade de contextualização e internalização para serem distribuídas fisicamente (impressas) e digitalmente (plataformas digitais) abordando temas de parasitologia. Neste trabalho foram elaborados memes e tipos de histórias em quadrinhos com temas de parasitologia, distribuídas através de uma conta no Instagram e de um aplicativo montado na plataforma Fábrica de Aplicativos recebendo o nome de “Parasitos e HQ`s” em ambas as plataformas. As produções foram aceitas pela maioria dos usuários que expressaram suas opiniões, elogios, críticas e sugestões por meio dos comentários e curtidas no Instagram e de um formulário do Google no aplicativo. Foi observado que a maioria dos usuários tinha idade entre 22 e 30 anos e possuíam nível superior ou médio. A maior parte achou as criações divertidas, de fácil entendimento e que contribuíram com o aprendizado. As sugestões permitirão melhor adequação e aperfeiçoamento contínuo ao longo do tempo em que as ferramentas ficarão disponíveis nas plataformas. Conclui-se que a criação de tais gêneros textuais podem atrair a atenção e promover a contextualização e internalização de temas de Parasitologia e que a distribuição por meio das redes sociais destas ferramentas é fácil, rápida e efetiva.Parasitic diseases affect thousands of people around the world due to issues related to lack of basic sanitation, poor hygiene measures and access to drinking water. Health and education institutions invest in actions to raise awareness of the population regarding prevention and treatment attitudes. In the dissemination tools, linguistic and cultural barriers can be perceived that prevent the understanding and internalization of the knowledge to be worked on. In the teaching-learning process, the tools must bring clarity to the themes and allow for more effective learning. It is possible to use comics and other textual genres as they are elements of easy adaptation of language, images and present situations experienced by the interlocutors. The objective of this work was to create both educational and attractive tools with greater ease of contextualization and internalization to be distributed physically (printed) and digitally (digital platforms) addressing topics of parasitology. In this work, memes and types of comics with parasitology themes were elaborated, distributed through an account on Instagram and an application mounted on the Fábrica de Aplicativos platform receiving the name of “Parasitos e HQ`s” on both platforms. The productions were accepted by the majority of users who expressed their opinions, praise, criticism and suggestions through comments and likes on Instagram and a Google form in the application. It was observed that the majority of users were between 22 and 30 years old and had higher or secondary education. Most found the creations fun, easy to understand and that contributed to learning. The suggestions will allow for better adaptation and continuous improvement over the time that the tools will be available on the platforms. It is concluded that the creation of such textual genres can attract attention and promote the contextualization and internalization of themes of parasitology and that the distribution through social networks of these tools is easy, fast and effective.BrasilFonsêca, Francinete Torres Barreiro dahttp://lattes.cnpq.br/2559508363445285http://lattes.cnpq.br/2545929400317612Santos, Arlene Bezerra Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/3921810982238132Santana, Hellen da Silva2023-07-25T12:51:45Z2023-07-25T12:51:45Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfSANTANA, Hellen da Silva. Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4794porAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-07-25T12:51:53Zoai:dspace:123456789/4794Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-07-25T12:51:53Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.
title Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.
spellingShingle Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.
Santana, Hellen da Silva
Parasitologia
Doenças parasitárias
Aprendizagem significativa
Histórias em quadrinhos na educação
title_short Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.
title_full Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.
title_fullStr Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.
title_full_unstemmed Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.
title_sort Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino.
author Santana, Hellen da Silva
author_facet Santana, Hellen da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonsêca, Francinete Torres Barreiro da
http://lattes.cnpq.br/2559508363445285
http://lattes.cnpq.br/2545929400317612
Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dos
http://lattes.cnpq.br/3921810982238132
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Hellen da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Parasitologia
Doenças parasitárias
Aprendizagem significativa
Histórias em quadrinhos na educação
topic Parasitologia
Doenças parasitárias
Aprendizagem significativa
Histórias em quadrinhos na educação
description Doenças parasitárias acometem milhares de pessoas no mundo por questões relacionadas à falta de saneamento básico, medidas precárias de higiene e acesso à água potável. Instituições de saúde e educação investem em ações de conscientização da população quanto às atitudes de prevenção e tratamento. Nas ferramentas de divulgação percebem-se barreiras linguísticas e culturais que impedem o entendimento e a internalização dos saberes a serem trabalhados. No processo ensino-aprendizagem as ferramentas devem trazer clareza em relação às temáticas e permitir um aprendizado mais efetivo. É possível usar histórias em quadrinhos e outros gêneros textuais pois são elementos de fácil adaptação da linguagem, imagens e apresentam situações vividas pelos interlocutores. O objetivo deste trabalho foi criar ferramentas ao mesmo tempo educativas e atrativas com maior facilidade de contextualização e internalização para serem distribuídas fisicamente (impressas) e digitalmente (plataformas digitais) abordando temas de parasitologia. Neste trabalho foram elaborados memes e tipos de histórias em quadrinhos com temas de parasitologia, distribuídas através de uma conta no Instagram e de um aplicativo montado na plataforma Fábrica de Aplicativos recebendo o nome de “Parasitos e HQ`s” em ambas as plataformas. As produções foram aceitas pela maioria dos usuários que expressaram suas opiniões, elogios, críticas e sugestões por meio dos comentários e curtidas no Instagram e de um formulário do Google no aplicativo. Foi observado que a maioria dos usuários tinha idade entre 22 e 30 anos e possuíam nível superior ou médio. A maior parte achou as criações divertidas, de fácil entendimento e que contribuíram com o aprendizado. As sugestões permitirão melhor adequação e aperfeiçoamento contínuo ao longo do tempo em que as ferramentas ficarão disponíveis nas plataformas. Conclui-se que a criação de tais gêneros textuais podem atrair a atenção e promover a contextualização e internalização de temas de Parasitologia e que a distribuição por meio das redes sociais destas ferramentas é fácil, rápida e efetiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
2023-07-25T12:51:45Z
2023-07-25T12:51:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Hellen da Silva. Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4794
identifier_str_mv SANTANA, Hellen da Silva. Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277166301478912