Uso de História em Quadrinhos como ferramenta para abordagem do conteúdo de Astronomia no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641438 |
Resumo: | Orientador: André Munhoz de Argollo Ferrão |
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Uso de História em Quadrinhos como ferramenta para abordagem do conteúdo de Astronomia no Ensino FundamentalComics as a tool to approach the Astronomy content in Elementary SchoolAstronomia - Estudo e ensinoAprendizagem significativaHistórias em quadrinhosAstronomy - Study and teachingMeaningful LearningComicsOrientador: André Munhoz de Argollo FerrãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Este trabalho apresenta uma sequência de ensino elaborada e aplicada, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, aos estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Coxim (MS), por meio da elaboração e aplicação de uma HQ em forma de tirinhas para abordagem de conteúdos de Astronomia. Esta pesquisa procurou verificar a assimilação dos conceitos relacionados ao Sistema Solar e ao Sistema Terra-Sol-Lua. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida em três escolas de ensino fundamental, por meio de um projeto de extensão, com o apoio de estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim. Após a análise dos resultados obtidos, entendemos que o uso da HQ se apresentou de forma favorável no momento em que os estudantes foram capazes de empregar os conceitos abordados durante a sequência de ensino, de forma favorável, em atividades aplicadas ao final de cada tópico trabalhado.Abstract: This work presents a teaching sequence elaborated and applied based on David Ausubel's Meaningful Learning Theory, to elementary school students from public schools in the Municipality of Coxim (MS), through the elaboration and application of a comic strip to approach Astronomy content. This research sought to verify the assimilation of concepts related to the Solar System and the Earth-Sun-Moon System. In this sense, the research was developed in three elementary schools, through an extension project and, with the support of students from the integrated technical courses of the Federal Institute of Mato Grosso do Sul, Campus Coxim. After analyzing the obtained results, we understood that the use of the HQ presented itself in a favorable way by the time the students were able to apply the concepts covered during the teaching sequence, favorably in activities applied at the end of each topic worked on.DoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutora em Ciências[s.n.]Argollo Ferrão, André Munhoz de, 1965-Gonçalves, Pedro WagnerPortes, Marcia do NascimentoSantos, Vânia Maria Nunes dosErrobidart, Nádia Cristina GuimarãesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Marcia Helena, 1962-20212021-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 123 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641438RIBEIRO, Marcia Helena. Uso de História em Quadrinhos como ferramenta para abordagem do conteúdo de Astronomia no Ensino Fundamental . 2021. 1 recurso online ( 123 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641438. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164749Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T14:57:12Zoai::1164749Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-27T14:57:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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