Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5172 |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família. |
id |
UFRPE_4f52584117c1fbc16cc22b08fd848630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5172 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.Educação infantilPandemiaCOVID-19Desenvolvimento sustentávelA pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.The Covid-19 Pandemic brought challenges and impacted actions and human relationship. Prevention measures, with isolation and social distance, implied new configurations of work, living and at education, in all levels and modalities of teaching. This research was addressed to Early Childhood Education scenario, given the specificities inherent to its audience and was dedicated to studying it in the Municipality of Vicência-Pernambuco in the period of non-faceto-face activities, with the objective of analyzing the contributions of the Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). This Pedagogy has been implemented for a long time in the schools of the municipality, and is currently configured as a public policy. To achieve the objective of this study, the analysis of the document was carried out “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” and interviews with pedagogical coordinators and teachers. From document analysis and content analysis, it was possible to identify that the PEADS appears explicit in the Guia Orientador through principles and foundations that guides the pedagogical practices presented there. In carrying out the proposed activities, students and families acted as protagonists in the learning process, which further valued popular knowledge and strengthened the school-family relationship.BrasilFaria, Andréa Alice da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/8842990042245337http://lattes.cnpq.br/9061416520602275Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de2023-11-06T16:17:55Z2023-11-06T16:17:55Z2022-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfLIMA, Beatriz Fernanda Jacinto de. Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5172porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-11-06T16:17:56Zoai:dspace:123456789/5172Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-11-06T16:17:56Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. |
title |
Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. |
spellingShingle |
Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de Educação infantil Pandemia COVID-19 Desenvolvimento sustentável |
title_short |
Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. |
title_full |
Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. |
title_fullStr |
Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. |
title_full_unstemmed |
Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. |
title_sort |
Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. |
author |
Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de |
author_facet |
Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Andréa Alice da Cunha http://lattes.cnpq.br/8842990042245337 http://lattes.cnpq.br/9061416520602275 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Pandemia COVID-19 Desenvolvimento sustentável |
topic |
Educação infantil Pandemia COVID-19 Desenvolvimento sustentável |
description |
A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-04 2023-11-06T16:17:55Z 2023-11-06T16:17:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Beatriz Fernanda Jacinto de. Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5172 |
identifier_str_mv |
LIMA, Beatriz Fernanda Jacinto de. Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
56 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277161144582145 |