Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5172
Resumo: A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.
id UFRPE_4f52584117c1fbc16cc22b08fd848630
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5172
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.Educação infantilPandemiaCOVID-19Desenvolvimento sustentávelA pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.The Covid-19 Pandemic brought challenges and impacted actions and human relationship. Prevention measures, with isolation and social distance, implied new configurations of work, living and at education, in all levels and modalities of teaching. This research was addressed to Early Childhood Education scenario, given the specificities inherent to its audience and was dedicated to studying it in the Municipality of Vicência-Pernambuco in the period of non-faceto-face activities, with the objective of analyzing the contributions of the Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). This Pedagogy has been implemented for a long time in the schools of the municipality, and is currently configured as a public policy. To achieve the objective of this study, the analysis of the document was carried out “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” and interviews with pedagogical coordinators and teachers. From document analysis and content analysis, it was possible to identify that the PEADS appears explicit in the Guia Orientador through principles and foundations that guides the pedagogical practices presented there. In carrying out the proposed activities, students and families acted as protagonists in the learning process, which further valued popular knowledge and strengthened the school-family relationship.BrasilFaria, Andréa Alice da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/8842990042245337http://lattes.cnpq.br/9061416520602275Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de2023-11-06T16:17:55Z2023-11-06T16:17:55Z2022-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfLIMA, Beatriz Fernanda Jacinto de. Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5172porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-11-06T16:17:56Zoai:dspace:123456789/5172Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-11-06T16:17:56Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
title Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
spellingShingle Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de
Educação infantil
Pandemia
COVID-19
Desenvolvimento sustentável
title_short Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
title_full Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
title_fullStr Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
title_full_unstemmed Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
title_sort Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo.
author Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de
author_facet Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Andréa Alice da Cunha
http://lattes.cnpq.br/8842990042245337
http://lattes.cnpq.br/9061416520602275
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pandemia
COVID-19
Desenvolvimento sustentável
topic Educação infantil
Pandemia
COVID-19
Desenvolvimento sustentável
description A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-04
2023-11-06T16:17:55Z
2023-11-06T16:17:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Beatriz Fernanda Jacinto de. Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5172
identifier_str_mv LIMA, Beatriz Fernanda Jacinto de. Desafios e enfrentamentos da Educação Infantil em tempos de pandemia à luz de uma Pedagogia que vem do campo. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277161144582145