Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Marcos Paulo Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5039
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática adaptada com foco no trabalho com gêneros orais, transformando o conto em notícia televisionada e entrevista, causando reflexão sobre os seus elementos a partir dos acontecimentos e dos personagens. Para a produção desses gêneros orais utilizam-se recursos tecnológicos de fácil acesso. O público-alvo são discentes do 1º ano do Ensino Médio. Em termos metodológicos, para o desenvolvimento da SD adaptada, foram realizadas quatro etapas com um total de oito momentos, somando-se, doze horas/aula para a sua conclusão. A base teórica foram Vygotsky, por nortear com a abordagem sociointeracionista; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e suas contribuições na Escola de Genebra com a proposta da Sequência Didática; e Marcuschi (2008) e suas reflexões sobre gêneros textuais e gêneros orais. Essa proposta didática tem como intuito provocar nos alunos o interesse e o aprendizado sobre esses gêneros orais que estão sempre ao nosso redor, mas também mostrar ao professor que esses gêneros possuem características distintas e poderão ser estudados em sala de aula, tanto em produções mais lúdicas, quanto em contextos mais teóricos, visando os avanços no ensino da língua portuguesa e na evolução conceitual do aluno.
id UFRPE_5149653ba799deb416dcac37a0bc42c4
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5039
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.Língua portuguesa - Estudo e ensinoOralidadeSequência didáticaEste trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática adaptada com foco no trabalho com gêneros orais, transformando o conto em notícia televisionada e entrevista, causando reflexão sobre os seus elementos a partir dos acontecimentos e dos personagens. Para a produção desses gêneros orais utilizam-se recursos tecnológicos de fácil acesso. O público-alvo são discentes do 1º ano do Ensino Médio. Em termos metodológicos, para o desenvolvimento da SD adaptada, foram realizadas quatro etapas com um total de oito momentos, somando-se, doze horas/aula para a sua conclusão. A base teórica foram Vygotsky, por nortear com a abordagem sociointeracionista; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e suas contribuições na Escola de Genebra com a proposta da Sequência Didática; e Marcuschi (2008) e suas reflexões sobre gêneros textuais e gêneros orais. Essa proposta didática tem como intuito provocar nos alunos o interesse e o aprendizado sobre esses gêneros orais que estão sempre ao nosso redor, mas também mostrar ao professor que esses gêneros possuem características distintas e poderão ser estudados em sala de aula, tanto em produções mais lúdicas, quanto em contextos mais teóricos, visando os avanços no ensino da língua portuguesa e na evolução conceitual do aluno.Este trabajo tiene como objetivo proponer una Secuencia Didáctica adaptada centrada en el trabajo con géneros orales mediante la transformación del relato breve en noticia y entrevista televisiva, provocando la reflexión sobre sus elementos a partir de los acontecimientos y los personajes del relato. Para la elaboración de estos géneros orales se utilizan recursos tecnológicos de fácil acceso. Los destinatarios son alumnos de 1º de Bachillerato. En términos metodológicos, para el desarrollo del DS adaptado, se realizaron cuatro etapas con un total de ocho momentos, sumando doce horas de clase para su conclusión. La base teórica fue Vygotsky, para orientar con el enfoque sociointeraccionista; Dolz, Noverraz y Schneuwly (2004) y sus aportes en la Escuela de Ginebra con la propuesta de la Secuencia Didáctica; y Marcuschi (2008) y sus reflexiones sobre los gêneros textuales y los géneros orales. Esta propuesta didáctica pretende provocar el interes y el aprendizaje de los alumnos sobre estos géneros orales que siempre están a nuestro alrededor, pero también mostrar al profesor que estos géneros tienen características diferentes y pueden ser estudiados en el aula, tanto en producciones más lúdicas como en contextos más teóricos, teniendo como objetivo los avances em la enseñanza de la lengua portuguesa y en la evolución conceptual de los alumnos.BrasilLima, Hérica Karina Cavalcanti dehttp://lattes.cnpq.br/4961299620687979http://lattes.cnpq.br/7078742576743942Bezerra, Marcos Paulo Teixeira2023-09-18T15:49:55Z2023-09-18T15:49:55Z2023-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis18 f.application/pdfBEZERRA, Marcos Paulo Teixeira. Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5039porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-09-18T15:49:56Zoai:dspace:123456789/5039Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-09-18T15:49:56Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.
title Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.
spellingShingle Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.
Bezerra, Marcos Paulo Teixeira
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Oralidade
Sequência didática
title_short Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.
title_full Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.
title_fullStr Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.
title_full_unstemmed Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.
title_sort Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais.
author Bezerra, Marcos Paulo Teixeira
author_facet Bezerra, Marcos Paulo Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Hérica Karina Cavalcanti de
http://lattes.cnpq.br/4961299620687979
http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Marcos Paulo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino
Oralidade
Sequência didática
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Oralidade
Sequência didática
description Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática adaptada com foco no trabalho com gêneros orais, transformando o conto em notícia televisionada e entrevista, causando reflexão sobre os seus elementos a partir dos acontecimentos e dos personagens. Para a produção desses gêneros orais utilizam-se recursos tecnológicos de fácil acesso. O público-alvo são discentes do 1º ano do Ensino Médio. Em termos metodológicos, para o desenvolvimento da SD adaptada, foram realizadas quatro etapas com um total de oito momentos, somando-se, doze horas/aula para a sua conclusão. A base teórica foram Vygotsky, por nortear com a abordagem sociointeracionista; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e suas contribuições na Escola de Genebra com a proposta da Sequência Didática; e Marcuschi (2008) e suas reflexões sobre gêneros textuais e gêneros orais. Essa proposta didática tem como intuito provocar nos alunos o interesse e o aprendizado sobre esses gêneros orais que estão sempre ao nosso redor, mas também mostrar ao professor que esses gêneros possuem características distintas e poderão ser estudados em sala de aula, tanto em produções mais lúdicas, quanto em contextos mais teóricos, visando os avanços no ensino da língua portuguesa e na evolução conceitual do aluno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-18T15:49:55Z
2023-09-18T15:49:55Z
2023-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Marcos Paulo Teixeira. Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5039
identifier_str_mv BEZERRA, Marcos Paulo Teixeira. Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120139802411008