Contribuições e dificuldades do estágio supervisionado obrigatório na Licenciatura em Química da UFRPE: um olhar dos licenciandos ao longo do processo formativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rafaela Sales
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4400
Resumo: Nos cursos de licenciatura, os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios que visam o ensino-aprendizagem relacionado à didática-pedagógica proporcionando ao licenciando a participação em situações reais de vida e trabalho, por esse motivo torna-se essencial avaliar quais as contribuições e dificuldades encontradas pelos discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ao longo do período designado para seu estágio supervisionado obrigatório. Entre os principais aspectos que foram avaliados, citamos a escola (campo de estágio) e a instituição formadora. Com o fim de atingir tal objetivo, uma pesquisa de caráter qualitativo foi realizada para levantamento de dados, na qual empregou-se questionários, sendo estes os principais informativos para a coleta de dados para este estudo. Além disso, pesquisas visando aporte teórico foram realizadas, a fim de melhorar o entendimento da concepção do estágio supervisionado e suas contribuições para os discentes no decorrer dos anos. Dessa maneira, o presente estudo teve como objeto de estudo, os licenciandos matriculados na disciplina que corresponde ao último estágio supervisionado da grade curricular e/ou alunos que finalizaram este componente curricular. Tal critério, em relação a escolha desse grupo foi devido ao acúmulo das experiências obtidas no intervalo de dois anos levando em consideração que ao todo são quatro estágios, sendo uma disciplina desta por período (semestral), por essa razão a opinião dos mesmos sobre as experiências vividas seriam mais completas, uma vez que já passaram por todos os estágios previstos na matriz curricular para o curso de licenciatura. Assim sendo, o grupo escolhido traria as contribuições e dificuldades vivenciadas num maior intervalo de tempo de maneira mais consolidada. Através das análises dos dados foi possível observar a importância do estágio supervisionado para os estudantes da licenciatura e o lavor da prática docente. Ademais, vale ressaltar a mudança na visão dos licenciandos em relação aos estágios, nos tempos atuais, eles ocupam parte fundamental de sua formação docente. A maior relevância disso se deu pela própria mudança de concepção dos discentes de licenciatura, visto que para eles, hoje os estágios são extremamente necessários, bem diferente de anos atrás quando a teoria e prática eram separadas e a prática era feita apenas para responder às exigências legais.
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Com o fim de atingir tal objetivo, uma pesquisa de caráter qualitativo foi realizada para levantamento de dados, na qual empregou-se questionários, sendo estes os principais informativos para a coleta de dados para este estudo. Além disso, pesquisas visando aporte teórico foram realizadas, a fim de melhorar o entendimento da concepção do estágio supervisionado e suas contribuições para os discentes no decorrer dos anos. Dessa maneira, o presente estudo teve como objeto de estudo, os licenciandos matriculados na disciplina que corresponde ao último estágio supervisionado da grade curricular e/ou alunos que finalizaram este componente curricular. Tal critério, em relação a escolha desse grupo foi devido ao acúmulo das experiências obtidas no intervalo de dois anos levando em consideração que ao todo são quatro estágios, sendo uma disciplina desta por período (semestral), por essa razão a opinião dos mesmos sobre as experiências vividas seriam mais completas, uma vez que já passaram por todos os estágios previstos na matriz curricular para o curso de licenciatura. Assim sendo, o grupo escolhido traria as contribuições e dificuldades vivenciadas num maior intervalo de tempo de maneira mais consolidada. Através das análises dos dados foi possível observar a importância do estágio supervisionado para os estudantes da licenciatura e o lavor da prática docente. Ademais, vale ressaltar a mudança na visão dos licenciandos em relação aos estágios, nos tempos atuais, eles ocupam parte fundamental de sua formação docente. A maior relevância disso se deu pela própria mudança de concepção dos discentes de licenciatura, visto que para eles, hoje os estágios são extremamente necessários, bem diferente de anos atrás quando a teoria e prática eram separadas e a prática era feita apenas para responder às exigências legais.In undergraduate courses, supervised internships are mandatory curricular components that aim at teaching-learning related to didactics-pedagogical, providing the graduate with participation in real life and work situations, for this reason it is essential to evaluate what contributions and difficulties the students of the Chemistry Degree course of the Universidad Federal Rural de Pernambuco (Federal Rural University of Pernambuco) face, during the period designated for their mandatory supervised internship. Among the main aspects that were evaluated, we mention the school (internship field) and the educational institution. To achieve this objective, a qualitative research was conducted for data collection, in which questionnaires were used, these being the main information for data collection for this study. In addition, research aimed at theoretical contribution was carried out in order to improve the understanding of the conception of supervised internship and its contributions to students over the years. Thus, the present study had as object of study, the graduates enrolled in the discipline that corresponds to the last supervised internship of the curriculum and/or students who finished this curricular component. This criterion, in relation to the choice of this group was due to the accumulation of experiences obtained in the interval of two years taking into account that in total there are four internships, being one subject (internship) per period (semiannual), for this reason their opinion about the experiences lived would be more complete, since they have already gone through all the internships provided in the curricular matrix for the undergraduate course. Therefore, the chosen group would bring the contributions and difficulties experienced in a longer time interval in a more consolidated way. Through the data analysis it was possible to observe the importance of supervised internship for undergraduate students and the hard work of the teaching practice. Moreover, it is worth mentioning the change in the view of graduates in relation to internships, in the present times, they occupy a fundamental part of their teacher education. The greatest relevance of this was due to the very change of conception of undergraduate students, since for them, today internships are extremely necessary, quite different from years ago when theory and practice were separated and practice was done only to respond to legal requirements.BrasilSilva, Suely Alves dahttp://lattes.cnpq.br/7067572650938131http://lattes.cnpq.br/3497194749381919Morais, Rafaela Sales2023-04-19T15:54:32Z2023-04-19T15:54:32Z2020-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfMorais, Rafaela Sales. Contribuições e dificuldades do estágio supervisionado obrigatório na Licenciatura em Química da UFRPE: um olhar dos licenciandos ao longo do processo formativo. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4400porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-19T15:55:02Zoai:dspace:123456789/4400Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-19T15:55:02Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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