A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniel Williams da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1802
Resumo: A língua brasileira de sinais é reconhecida através da lei 10.436/2002 e regulamentada pelo decreto de n° 5.626/2005 que no artigo terceiro assegura a obrigatoriedade da disciplina libras no curso de formação de professores nas instituições de ensino superior. Esse trabalho visa apresentar a importância dessa disciplina na formação dos estudantes do curso de licenciatura em educação física da universidade federal rural de Pernambuco, na sede da mesma. Foi realizado o questionário para saber dos estudantes matriculados no curso do 1° ao 8° período e dos formandos, foi obtido 65 respostas de uma pesquisa quali-quantitativa. Os resultados demostram que os estudantes compreendem que a disciplina libras é importante na formação do professor de educação física, para o trato com o aluno surdo na busca de uma aula inclusiva. E que a disciplina agrega na formação de um professor consciente do seu dever de educador que não excluí ninguém de suas atividades.
id UFRPE_51c8280ced0e01dd23237006faff4ecb
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1802
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE SedeLingua brasileira de sinais - Estudo e ensinoEducação inclusivaProfessores de educação física - FormaçãoA língua brasileira de sinais é reconhecida através da lei 10.436/2002 e regulamentada pelo decreto de n° 5.626/2005 que no artigo terceiro assegura a obrigatoriedade da disciplina libras no curso de formação de professores nas instituições de ensino superior. Esse trabalho visa apresentar a importância dessa disciplina na formação dos estudantes do curso de licenciatura em educação física da universidade federal rural de Pernambuco, na sede da mesma. Foi realizado o questionário para saber dos estudantes matriculados no curso do 1° ao 8° período e dos formandos, foi obtido 65 respostas de uma pesquisa quali-quantitativa. Os resultados demostram que os estudantes compreendem que a disciplina libras é importante na formação do professor de educação física, para o trato com o aluno surdo na busca de uma aula inclusiva. E que a disciplina agrega na formação de um professor consciente do seu dever de educador que não excluí ninguém de suas atividades.BrasilCordeiro, Leanehttp://lattes.cnpq.br/0356543491552857http://lattes.cnpq.br/8538638475316742Barros, Daniel Williams da Silva2020-01-23T11:59:38Z2020-01-23T11:59:38Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfBARROS, Daniel Williams da Silva. A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1802porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-01-23T11:59:38Zoai:dspace:123456789/1802Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-01-23T11:59:38Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede
title A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede
spellingShingle A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede
Barros, Daniel Williams da Silva
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Professores de educação física - Formação
title_short A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede
title_full A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede
title_fullStr A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede
title_full_unstemmed A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede
title_sort A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede
author Barros, Daniel Williams da Silva
author_facet Barros, Daniel Williams da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, Leane
http://lattes.cnpq.br/0356543491552857
http://lattes.cnpq.br/8538638475316742
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniel Williams da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Professores de educação física - Formação
topic Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Professores de educação física - Formação
description A língua brasileira de sinais é reconhecida através da lei 10.436/2002 e regulamentada pelo decreto de n° 5.626/2005 que no artigo terceiro assegura a obrigatoriedade da disciplina libras no curso de formação de professores nas instituições de ensino superior. Esse trabalho visa apresentar a importância dessa disciplina na formação dos estudantes do curso de licenciatura em educação física da universidade federal rural de Pernambuco, na sede da mesma. Foi realizado o questionário para saber dos estudantes matriculados no curso do 1° ao 8° período e dos formandos, foi obtido 65 respostas de uma pesquisa quali-quantitativa. Os resultados demostram que os estudantes compreendem que a disciplina libras é importante na formação do professor de educação física, para o trato com o aluno surdo na busca de uma aula inclusiva. E que a disciplina agrega na formação de um professor consciente do seu dever de educador que não excluí ninguém de suas atividades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2020-01-23T11:59:38Z
2020-01-23T11:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Daniel Williams da Silva. A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1802
identifier_str_mv BARROS, Daniel Williams da Silva. A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277162457399296