Maremolência: um produto educacional para explorar a influência das marés na cidade do Recife
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4582 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um paradidático que de forma lúdica ensina a influência das marés na cidade do Recife, tendo em vista a importância de estudar astronomia realizando ligações com situações contidanas e culturais, de forma que contribuia significativamente no desenvolvimento global do discente no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo um produto educacional que aborda os conceitos sobre os fenômenos lunares, a partir das relações entre as marés e a cidade do Recife. Em meio a tantas tecnologias desenvolver um livro fisíco afim de incentivar a leitura e possibilitar um trabalho de forma interdisciplinar nas escolas. É no ensino fundamental o momento propício para uma intervenção pedagógica onde favoreça o desenvolvimento de argumentação e observação do discente. Ao longo da vida, os discentes constroem saberes de acordo com suas práticas cotidiana, remodelados por meio das aulas na escola. Nesse contexto, se torna importante o estudo dos fenômenos naturais no seu aprendizado acerca das relações estabelecidas entre os saberes cotidianos e os saberes científicos. |
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Maremolência: um produto educacional para explorar a influência das marés na cidade do RecifeMaré (Recife,PE)AstronomiaAprendizagemAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoO presente trabalho apresenta um paradidático que de forma lúdica ensina a influência das marés na cidade do Recife, tendo em vista a importância de estudar astronomia realizando ligações com situações contidanas e culturais, de forma que contribuia significativamente no desenvolvimento global do discente no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo um produto educacional que aborda os conceitos sobre os fenômenos lunares, a partir das relações entre as marés e a cidade do Recife. Em meio a tantas tecnologias desenvolver um livro fisíco afim de incentivar a leitura e possibilitar um trabalho de forma interdisciplinar nas escolas. É no ensino fundamental o momento propício para uma intervenção pedagógica onde favoreça o desenvolvimento de argumentação e observação do discente. Ao longo da vida, os discentes constroem saberes de acordo com suas práticas cotidiana, remodelados por meio das aulas na escola. Nesse contexto, se torna importante o estudo dos fenômenos naturais no seu aprendizado acerca das relações estabelecidas entre os saberes cotidianos e os saberes científicos.The present work presents a paradidactic that in a playful way teaches the influence of the tides in the city of Recife, in view of the importance of studying astronomy making connections with contained and cultural situations, in a way that significantly contributed to the global development of the student in the teaching process learning. This work aims at an educational product that addresses the concepts of lunar phenomena, based on the relationship between the tides and the city of Recife. Amid so many technologies to develop a physical book in order to encourage reading and enable work in an interdisciplinary way in schools. It is in elementary school the right moment for a pedagogical intervention that favors the development of argumentation and observation of the student. Throughout their lives, students build knowledge according to their daily practices, remodeled through classes at school. In this context, the study of natural phenomena becomes important in learning about the relationships established between everyday knowledge and scientific knowledge.BrasilMendes, Renata Akemi Shinozakihttp://lattes.cnpq.br/3706259240557920http://lattes.cnpq.br/6673788295435463http://lattes.cnpq.br/2026358226342858Soares, Aline Maria da SilvaSantos, Josè Phillipe Joanou Pereira dos2023-05-29T19:52:29Z2023-05-29T19:52:29Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfSOARES, Aline Maria da Silva; SANTOS, Josè Phillipe Joanou Pereira dos. Maremolência: um produto educacional para explorar a influência das marés na cidade do Recife. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4582porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-29T19:53:59Zoai:dspace:123456789/4582Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-29T19:53:59Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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