Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marina Barros Florentino da [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155497
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000884991.pdf
Resumo: The search of alternative teaching methodologies, that meet the deficiencies in teaching technique currently used, has been something constant within the education institutions level of Elementary School, Middle and Upper. The interdisciplinary nature of the material, along with the playful provided by the game, has shown a great option aid to the teaching-learning process. The intention of this project is to present a reinterpretation of commercial board game: PERFIL of GROW ® Company, adapting it in a didactic way to complement the Chemistry study, Physics and Biology
id UNSP_803af17124161b8f034eda29c673a051
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155497
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científicoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoAprendizagemJogosEnsinoThe search of alternative teaching methodologies, that meet the deficiencies in teaching technique currently used, has been something constant within the education institutions level of Elementary School, Middle and Upper. The interdisciplinary nature of the material, along with the playful provided by the game, has shown a great option aid to the teaching-learning process. The intention of this project is to present a reinterpretation of commercial board game: PERFIL of GROW ® Company, adapting it in a didactic way to complement the Chemistry study, Physics and BiologyAs buscas por metodologias alternativas de ensino, que tenham mais sucesso do que as tradicionais aulas expositivas, tem sido foco de intensos estudos em instituições educacionais de Ensino Fundamental, Médio e Superior. A interdisciplinaridade das matérias, juntamente com o lúdico proporcionado pelo jogo, tem se mostrado uma ótima opção de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta a concepção de um jogo cuja intenção é apresentar uma releitura de um jogo de tabuleiro comercial: Perfil da empresa Grow®, adaptando-o de forma didática para complementação ao estudo de Química, Física, Biologia e MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marina Barros Florentino da [UNESP]2018-08-30T18:21:56Z2018-08-30T18:21:56Z2017-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Marina Barros Florentino da. Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.http://hdl.handle.net/11449/155497000884991http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000884991.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:16:11.856963Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico
title Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico
spellingShingle Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico
Silva, Marina Barros Florentino da [UNESP]
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Aprendizagem
Jogos
Ensino
title_short Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico
title_full Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico
title_fullStr Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico
title_full_unstemmed Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico
title_sort Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico
author Silva, Marina Barros Florentino da [UNESP]
author_facet Silva, Marina Barros Florentino da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marina Barros Florentino da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Aprendizagem
Jogos
Ensino
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Aprendizagem
Jogos
Ensino
description The search of alternative teaching methodologies, that meet the deficiencies in teaching technique currently used, has been something constant within the education institutions level of Elementary School, Middle and Upper. The interdisciplinary nature of the material, along with the playful provided by the game, has shown a great option aid to the teaching-learning process. The intention of this project is to present a reinterpretation of commercial board game: PERFIL of GROW ® Company, adapting it in a didactic way to complement the Chemistry study, Physics and Biology
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-17
2018-08-30T18:21:56Z
2018-08-30T18:21:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Marina Barros Florentino da. Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/155497
000884991
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000884991.pdf
identifier_str_mv SILVA, Marina Barros Florentino da. Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
000884991
url http://hdl.handle.net/11449/155497
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000884991.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128338260131840