Ensino de produção textual: análise de livro didático de ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1024 |
Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de analisar descritivamente as atividades de produção textual de um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino médio, verificando como as propostas de ensino apresentadas contribuem para a formação da escrita dos alunos. Considerando que o Livro Didático é um dos principais métodos pedagógicos utilizados nas aulas de língua portuguesa e que o ensino de escrita está diretamente ligado com o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos buscamos estabelecer relação entre as práticas de ensino de escrita sugeridas pelo Livro didático e o desenvolvimento do letramento do indivíduo. Tomamos por base Choppin (2004) e Fernandes (2010) para conceituar e definir as características e importância do Livro didático. Tratamos do ensino de escrita baseados nos conceitos de gênero textual apresentados por Marcuschi (2005), Bakhtin (1997) e Souza (2011) e de letramento abordados por Soares (2009) e Kleiman (1995). Sobre as práticas de ensino trouxemos os estudos de Antunes (2003 e 2009). Foi realizada a análise de um capítulo do Livro Didático “Português: contexto, interlocução e sentido” das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, que trata da produção textual do gênero conto, seguindo as etapas de análise documental conforme os apontamentos de Cellard (2008), buscou-se verificar como a abordagem do gênero e as atividades propostas contribuem para a didática do professor e o letramento dos estudantes. Foi constatado que no ensino de escrita o livro apresenta propostas de atividades que contribuem para o letramento escrito dos aluno além de oferecer uma abordagem interacionista da linguagem, oferecendo uma contextualização social dos textos utilizados, com atividades de interpretação que abordam os diversos aspectos da linguagem, sendo uma relevante fonte de informação e formação para os alunos e importante suporte didático para os professores. |
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Foi constatado que no ensino de escrita o livro apresenta propostas de atividades que contribuem para o letramento escrito dos aluno além de oferecer uma abordagem interacionista da linguagem, oferecendo uma contextualização social dos textos utilizados, com atividades de interpretação que abordam os diversos aspectos da linguagem, sendo uma relevante fonte de informação e formação para os alunos e importante suporte didático para os professores.The present work had the objective of doing a descriptive analysis of activities of textual production of a High School of Portuguese Language in textbooks, verifying how the pedagogic proposal contributed to the writing of students. Considering that the textbook is one of the main pedagogical methods used in the Portuguese language classes and that the teaching of writing is directly connected with the development of the communicative competence of the students, we seek to establish a relation between the practices of teaching of writing suggested by the textbook and the developing literacy of the individual. Based on Choppin (2004) and Fernandes (2010), we conceptualize and define the characteristics and importance of the textbook. We agree with the teaching of writing based on the concepts of text genre presented by Marcuschi (2005), Bakhtin (1997) and Souza (2011) and of literacy addressed by Soares (2009) and Kleiman (1995). Concerning the teaching practices, we brought the studies of Antunes (2003 and 2009). An analysis of a chapter of the textbook "Portuguese: Context, Interlocution and Sense", by the authors Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre and Marcela Pontara, which deals of the textual production of the short story, genre checking how it approaches this issue if and the proposed activities contribute to the didactics of the teacher and the student’s literacy. s verified that in the teaching of writing the book presents proposals of activities that contribute to the written literacy of the students besides offering an interactionist conception of language, presenting a social contextualization of the texts used, with interpretation activities that approach diverse language aspects, being a relevant source of information and training for students and an important didactic support for teachers.BrasilSilva, Dennys Dikson Marcelino dahttp://lattes.cnpq.br/4089003711471508http://lattes.cnpq.br/5263497905547631Barbosa, Marillya de Moraes Monteiro2019-05-17T12:56:49Z2019-05-17T12:56:49Z2019-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfBARBOSA, Marillya de Moraes Monteiro.Ensino de produção textual: análise de livro didático de ensino médio.2019.44 f. 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