Extensão universitária: integração acadêmica e social através de ações interdisciplinares das ciências agrárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Dias da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/935
Resumo: Ao longo dos anos as comunidades rurais, especialmente os assentamentos são sinônimos de luta e conquista da terra, porém com a conquista também vem às incertezas relativas às novas perspectivas de produção, renda, moradia, condições de trabalho e qualidade de vida. Considerando a extensão como o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. Objetivou-se com este Trabalho de Conclusão de Curso apresentar um “estudo de caso” vivenciado, durante período de 2013 a 2017, por meio, de atividades de Extensão Universitária. As atividades foram desenvolvidas em assentamentos de reforma agrária na Zona da Mata Pernambucana. A partir do modelo de interdisciplinaridade foram realizadas ações educativas, preventivas e curativas através de práticas pedagógicas para a integração de vários conhecimentos fragmentados das ciências agrárias, saúde e educação, na construção dos saberes mútuos (educador – educando; educando – educador). As intervenções pedagógicas interdisciplinares, utilizadas e apoiadas no princípio indissociável Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuíram na construção de saberes e no aprimoramento da produção técnica-científica da equipe multidisciplinar. Concluímos que a interação Universidade-Comunidade, juntamente com a construção de conhecimentos teórico-práticos entre todos os envolvidos e as intervenções elaboradas nos assentamentos, propiciou formações diferenciadas, de profissionais com uma visão mais holística, sensível e comprometida com a promoção social e o desenvolvimento de consciência cidadã, o que sugere a continuidade do projeto, frente a novas pesquisas e perspectivas.
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