A compreensão de estudantes do ensino médio sobre a temática alimentação saudável a partir de questões sociocientíficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Julyene da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2426
Resumo: No presente trabalho nos propomos a analisar os sentidos e significados, bem como as principais concepções prévias dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre a temática alimentação saudável, através do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática pautada nas relações CTS e na abordagem das questões sociocientíficas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa dividida em duas fases: delimitação do contexto e dos sujeitos da pesquisa e elaboração da sequência didática e, por fim, aplicação desta. Na primeira fase, definimos os sujeitos da pesquisa e o local de aplicação da sequência, uma escola de ensino regular do município de Serra Talhada-PE participante do programa Residência pedagógica da UFRPE/UAST e, em seguida, elaboramos a sequência didática no modelo 5E. A segunda fase consistiu na aplicação da sequência em 15 aulas de 50 min., abordando os conceitos de elementos químicos e tabela periódica dentro da temática alimentação saudável, nos vieses dos nutrientes naturalmente presentes nos alimentos, impactos que a falta ou excesso destes trazem à saúde e contaminação de alimentos por metais pesados provenientes de fertilizantes e do rompimento de barragens de minérios (Mariana e Brumadinho). Lançando mão, para isso, de materiais selecionados ou elaborados especificamente para esse fim, como questionário, notícias, jogo, resumo e duas Questões sociocientícas baseadas em casos. Os dados analisados foram construídos em duas fases da sequência, a fase de engajamento, em que buscamos mapear as principais concepções dos estudantes sobre a temática, e a fase de avaliação, em que delimitamos dois episódios da resolução da segunda QSC e analisamos as relações semânticas e aspectos CTS emergentes em cada uma em virtude da grande variedade de dados construídos. De forma geral, a sequência proposta mostrou-se bastante eficiente para abordar a temática, uma questão sociocientífica muito acertada, com a qual os alunos sentiram-se extremamente à vontade e interessados em debater e, assim, fazer emergir uma vasta heterogeneidade de concepções, sentidos e significados a mobilização dos aspectos pertinentes à relação CTS.
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Na primeira fase, definimos os sujeitos da pesquisa e o local de aplicação da sequência, uma escola de ensino regular do município de Serra Talhada-PE participante do programa Residência pedagógica da UFRPE/UAST e, em seguida, elaboramos a sequência didática no modelo 5E. A segunda fase consistiu na aplicação da sequência em 15 aulas de 50 min., abordando os conceitos de elementos químicos e tabela periódica dentro da temática alimentação saudável, nos vieses dos nutrientes naturalmente presentes nos alimentos, impactos que a falta ou excesso destes trazem à saúde e contaminação de alimentos por metais pesados provenientes de fertilizantes e do rompimento de barragens de minérios (Mariana e Brumadinho). Lançando mão, para isso, de materiais selecionados ou elaborados especificamente para esse fim, como questionário, notícias, jogo, resumo e duas Questões sociocientícas baseadas em casos. Os dados analisados foram construídos em duas fases da sequência, a fase de engajamento, em que buscamos mapear as principais concepções dos estudantes sobre a temática, e a fase de avaliação, em que delimitamos dois episódios da resolução da segunda QSC e analisamos as relações semânticas e aspectos CTS emergentes em cada uma em virtude da grande variedade de dados construídos. De forma geral, a sequência proposta mostrou-se bastante eficiente para abordar a temática, uma questão sociocientífica muito acertada, com a qual os alunos sentiram-se extremamente à vontade e interessados em debater e, assim, fazer emergir uma vasta heterogeneidade de concepções, sentidos e significados a mobilização dos aspectos pertinentes à relação CTS.In the present work we propose to analyze the meanings and meanings, as well as the main preconceptions of the first year students of High School on the theme of healthy eating, through the development and application of a didactic sequence based on STS relations and the approach to questions socio-scientific. For this, we developed a field research of qualitative nature divided into two phases: delimitation of the context and the subjects of the research and elaboration of the didactic sequence and, finally, application of this one. In the first phase, we defined the subjects of the research and the place of application of the sequence, a regular school of the municipality of Serra Talhada-PE participant in the Pedagogical Residence Program of UFRPE / UAST and then we elaborated the didactic sequence in the 5E model. The second phase consisted of the application of the sequence in 15 50-minute classes, addressing the concepts of chemical elements and periodic table within the theme of healthy eating, the biases of nutrients naturally present in foods, impacts that the lack or excess of these bring to health and contamination of food by heavy metals from fertilizers and the breakdown of ore dams (Mariana and Brumadinho). For this purpose, we use materials selected or elaborated specifically for this purpose, such as questionnaire, news, play, summary and two socio-scientific questions based on cases. The data analyzed were constructed in two phases of the sequence, the phase of engagement, in which we sought to map the main conceptions of the students on the subject, and the evaluation phase, where we delimited two episodes of the resolution of the second SSI and analyzed the semantic relations and STS aspects emerging in each one by virtue of the wide variety of constructed data. In general, the proposed sequence proved to be very efficient in addressing the issue, a very wise socio-scientific question, with which the students felt extremely at ease and interested in discussing and thus bringing about a vast heterogeneity of conceptions, senses and meanings the mobilization of aspects relevant to the STS relationship.BrasilBezerra, Bruna Herculano da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7609654829609186http://lattes.cnpq.br/1039531472437739Silva, Flávia Cristiane Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/7354496286889274Menezes, Julyene da Silva2020-07-16T18:58:36Z2020-07-16T18:58:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfMENEZES, Julyene da Silva. A compreensão de estudantes do ensino médio sobre a temática alimentação saudável a partir de questões sociocientíficas. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2426porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-10T21:17:23Zoai:dspace:123456789/2426Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-10T21:17:23Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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